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Tipo do documento: Tese
Título: Escolas do legislativo municipais como lócus de ações de educação para a democracia voltadas ao letramento político: a visão de dirigentes e cidadãos friburguenses politicamente participativos
Título(s) alternativo(s): Municipal legislative schools as the locus of actions of education for democracy focused on political literacy: the vision of leaders and policitally participative Nova Friburgo´s citizens
Autor: Lemos, Marcelo Verly de 
Primeiro orientador: Gama, Zacarias Jaegger
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Feres Júnior, João
Terceiro membro da banca: Nicolau, Jairo Marconi
Quarto membro da banca: Cosson, Rildo
Resumo: O objetivo desta tese consiste em analisar o papel desempenhado por escolas do legislativo vinculadas a diversas câmaras municipais no país no que tange à educação para a democracia e letramento político, de forma a combater a alienação e apatia política verificadas junto a boa parte da população brasileira, bem como identificar a percepção de cidadãos politicamente participativos em meu município (Nova Friburgo) quanto ao potencial papel a ser desempenhado pela Escola do Legislativo vinculada à Câmara Municipal local no fortalecimento da cidadania, democracia e participação popular nas ações e decisões públicas. Para tanto, considero para efeito do presente trabalho a educação para a democracia e o letramento político como conjuntos de ações que objetivam instrumentalizar o cidadão com conhecimentos e práticas que o permitam ampliar sua consciência cívica e política, melhorar seu engajamento tanto em mecanismos da democracia formal (voto, partidos, eleições) quanto em outras instâncias que demandem maior participação da sociedade (associações de moradores, sindicatos, grêmios estudantis, diretórios acadêmicos), bem como ressignificar o papel do Legislativo. A mera transmissão de conteúdos sobre filosofia, história e ciência política não se apresenta como suficiente para tal instrumentalização, sendo necessária a adoção de metodologias mais participativas, que permitam o desenvolvimento de experiências e vivências que se solidifiquem no imaginário dos participantes e, a partir daí, se tornem práticas permanentes no seu viver diário. A partir das respostas oferecidas por cerca de 30 respondentes, metade dos quais dirigentes de escolas do legislativo municipais localizadas em vários estados brasileiros e metade composta por cidadãos politicamente participativos de Nova Friburgo, e fazendo uso da metodologia de análise de conteúdo, foi possível constatar a existência, validade e efetividade das iniciativas em curso e seu impacto positivo junto aos participantes das atividades promovidas. Mas sua baixa capilaridade (apenas 2% das câmaras municipais brasileiras possuem escolas do legislativo atualmente), alcançando ínfima parcela da sociedade brasileira, se apresenta como fator limitante ao seu potencial educativo, o que pode ser revertido caso se estabeleça política pública estimulando e/ou induzindo o espraiamento das mesmas pelo país
Abstract: The purpose of this thesis is to analyze the role played by schools of the legislature linked to various city councils in the country regarding education for democracy and political literacy in order to combat the alienation and political apathy verified with the majority of the Brazilian population, as well as to identify the perception of politically engaged citizens in my municipality (Nova Friburgo) on the potential role to be played by the Legislative School linked to the local City Council in strengthening citizenship, democracy and popular participation in public actions and decisions. For this purpose, we consider for the purpose of the present work education for democracy and political literacy as sets of actions that aim to instrumentalize the citizen with knowledge and practices that allow him to broaden his civic and political consciousness, to improve his engagement both in mechanisms of formal democracy (voting, parties, elections) and in other instances that demand greater participation of society (residents' associations, unions, student associations, academic directories), as well as re-signifying the role of the Legislative. The mere transmission of content on philosophy, history and political science does not present itself as sufficient for such instrumentalization, and it is necessary to adopt more participative methodologies that allow the development of experiences and perceptions that solidify in the participants' imaginary and from there, become permanent practices in their daily living. Based on the responses offered by about 30 respondents, half of which were directors of municipal legislative schools located in several Brazilian states and half composed of politically participative citizens from Nova Friburgo, and using the methodology of content analysis, it was possible to verify the existence, validity and effectiveness of ongoing initiatives and their positive impact on the participants in the promoted activities. But its low capillarity (only 2% of the Brazilian municipal chambers currently have schools of the legislature), reaching a small fraction of Brazilian society, presents itself as a limiting factor to its educational potential, which can be reversed if a public policy is established stimulating and or inducing the spread of the same by the country
Palavras-chave: Political Literacy
Education for democracy
Parliament
Legislative Schools
Letramento político
Educação para democracia
Parlamento
Escolas do legislativo
Educação
Políticas Públicas
Democracia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: LEMOS, Marcelo Verly de. Escolas do legislativo municipais como lócus de ações de educação para a democracia voltadas ao letramento político: a visão de dirigentes e cidadãos friburguenses politicamente participativos. 2019. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14722
Data de defesa: 13-Mai-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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