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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14728
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Quando as mulheres têm voz: um estudo sobre raça, gênero e cidadania |
Título(s) alternativo(s): | Cuando las mujeres tienen voz: un estudio sobre raza, género y ciudadanía |
Autor: | Salles, Alexandre de ![]() |
Primeiro orientador: | Gentili, Pablo Antonio Amadeo |
Primeiro membro da banca: | Mancebo, Deise |
Segundo membro da banca: | Zenicola, Denise Mancebo |
Terceiro membro da banca: | Passos, João Décio |
Quarto membro da banca: | Arantes, Esther Maria de Magalhães |
Quinto membro da banca: | Motta, Vania Cardoso da |
Resumo: | A presente tese analisa as representações atuais nos discursos de mulheres negras das camadas pobres urbanas do Rio de Janeiro, assim como suas relações sociais entre o gênero masculino e feminino na atualidade. Focaliza esta discussão de gênero, em torno de temas como: família, relações de trabalho, participação social, emancipação da mulher e direitos. A partir de pesquisa empírica de histórias de vida buscamos analisar, comparativamente, as expectativas, os estereótipos, os problemas e as conquistas das mulheres de diferentes gerações. Verifica o que elas relatam ter mudado ou que permaneceu imutável na relação entre mulheres e homens: diferenças e semelhanças, conflitos e contradições e os seus anseios sociais presentes nas suas histórias e memória. Busca compreender como as mulheres negras estão lidando com as rápidas mudanças que afetam os papéis de gênero, analisando como se dá a convivência entre arquétipos considerados tradicionais e os modernos modelos de masculinidade e feminilidade. Destas diferenças trata esta tese. Especificamente, das relações sociais da mulher negra na religião, no trabalho, na família e na política, espaços que delimitado e que nos propomos debater. Quando as mulheres têm voz? É uma provocação para refletir sobre o tema a partir da memória de três mulheres nascidas entre a década de vinte e trinta que conquistaram espaços expressivos apesar das dificuldades postas às mulheres desta época. Á nossa pergunta é atribuído um significado de poder de participação e expressão que dialoga com mulheres no anonimato sem voz, que estão trabalhando para garantir a sobrevivência, são moradoras das periferias ou morros, estudantes de escolas públicas e mulheres donas-de-casa, mas que querem ter voz. A temática da mulher negra nos remete ao artifício da colonização, ao processo de dominação e sujeição, à memória de culto, a deuses, aos antepassados, à cultura, à história de vencedores e vencidos. As histórias das mulheres negras trazem em si a extensão da colonização. A memória individual existe sempre a partir de uma memória coletiva e a origem de várias idéias, reflexões, sentimentos e paixões que atribuímos a nós são, na verdade, inspiradas pelo grupo. |
Abstract: | La presente tesis analiza las representaciones actuales en los discursos de mujeres negras de las capas pobres urbanas de Río de Janeiro, así como sus relaciones sociales entre el género masculino y femenino en la actualidad. Focaliza esta discusión de género, en torno a temas como: familia, relaciones de trabajo, participación social, emancipação de la mujer y derechos. A partir de investigación empírica de historias de vida buscamos analizar, comparativamente, las expectativas, los estereótipos, los problemas y las conquistas de las mujeres de diferentes generaciones. Verifica lo que ellas relatan haber cambiado o que permaneció imutável en la relación entre mujeres y hombres: diferencias y semejanzas, conflictos y contradicciones y sus anhelos sociales presentes en sus historias y memoria. Busca comprender como las mujeres negras están lidando con los rápidos cambios que afectan los papeles de género, analizando cómo se da la convivencia entre arquétipos considerados tradicionales y los modernos modelos de masculinidade y feminilidade. De estas diferencias trata esta tesis. Específicamente, de las relaciones sociales de la mujer negra en la religión, en el trabajo, en la familia y en la política, espacios que delimitado y que nos proponemos debatir. Cuando las mujeres tienen voz? Es una provocación para reflejar sobre el tema a partir de la memoria de tres mujeres nacidas entre la década de veinte y treinta que conquistaron espacios expressivos a pesar de las dificultades puestas a la mujeres de esta época. Á nuestra pregunta es atribuido un significado de poder de participación y expresión que dialoga con mujeres en el anonimato sin voz, que están trabajando para garantizar la supervivencia, son habitantes de las periferias o morros, estudiantes de escuelas públicas y mujeres dueñas-de-casa, pero que quieren tener voz. La temática de la mujer negra nos remite al artifício de la colonización, al proceso de dominacion y sometimiento,a la memoria de culto, a dioses, a los antepasados, a la cultura, a la historia de vencedores y vencidos.Las historias de las mujeres negras traen en sí la extensión de la colonización.La memoria individual existe siempre a partir de una memoria colectiva y el origen de varias ideas, reflexiones, sentimientos y pasiones que atribuimos a nosotros son, en la verdad, inspiradas por el grupo. |
Palavras-chave: | Mujer negra y sociedad Memoria y ciudadanía Género y raza Mulher negra e sociedade Memória e cidadania Gênero e raça Negras Rio de Janeiro (RJ) Condições sociais Cidadania Memória Gênero Relações raciais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | SALLES, Alexandre de. Quando as mulheres têm voz: um estudo sobre raça, gênero e cidadania. 2010. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14728 |
Data de defesa: | 8-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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