Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14732
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Educação e autonomia no ciberespaço : interrogações sobre a EAD on-line |
Título(s) alternativo(s): | Autonomy and Education in cyberspace : questions about the DLE online |
Autor: | Silva, Wanderley da ![]() |
Primeiro orientador: | Valle, Lílian de Aragão Bastos do |
Primeiro membro da banca: | Bohadana, Estrella D´alva Benaion |
Segundo membro da banca: | Plastino, Carlos Alberto |
Terceiro membro da banca: | Coelho, Ildeu Moreira |
Quarto membro da banca: | Lemgruber, Márcio Silveira |
Resumo: | A presente tese parte do conceito de autonomia, de Cornelius Castoriadis, com o objetivo de produzir interrogações sobre EAD on-line e seu potencial inovador, principalmente no que diz respeito ao possível fortalecimento de uma educação mais democrática e do favorecimento da construção da autonomia do aluno auxiliada pelas novas tecnologias. Para realizar os objetivos que são os seus, o presente estudo propõe-se a refletir sobre as características do modelo de formação humana que, emergindo dos documentos oficiais e da farta literatura que vem sendo produzida para introduzir a EAD on-line nos cursos superiores públicos e privados no país. A intenção manifesta é a de tentar examinar os possíveis avanços e retrocessos que muitas propostas de EAD on-line apresentam para o processo de autonomia do sujeito atualmente no Brasil. Para tentar cumprir os objetivos apresentados, foi realizado o exame de parte da vasta produção acadêmica sobre o tema, dando especial atenção aos escritos que trata do ciberespaço e da cibercultura, destacando-se nesses trabalhos as elaborações de Pierre Lévy, um dos autores mais citados pela literatura especializada. Para aprofundar as reflexões críticas sobre a questão antropológica, usamos o referencial winnicottiano da construção da singularidade, e a reflexão de Hannah Arendt sobre a dimensão política da educação. |
Abstract: | The thesis presented here relies on Cornelius Castoriadis concept of autonomy, aiming to produce questions about distance learning online and its innovative potential, especially on the possible strengthening of a more democratic education and in facilitating the construction of students autonomy aided by new technologies. In order to accomplish its goal, this study proposes to reflect upon the characteristics of the human development model that not only has emerged from official documents, but also from abundant literature that has been produced to introduce DLE online degree courses in both public and private national universities. Our goal is to examine subject autonomy process potential advances and setbacks exhibited by many proposals for DLE online in Brazil. So as to cope with the goals presented here, part of the vast literature on the subject has been studied, within attention to cyberspace and cyberculture work with emphasis on Pierre Levy s elaborations, who has been one of the most cited authors in the literature. Moreover, the critical reflection on the anthropological question has been explored by the use of Winnicott construction of singularity referential work and the Hannah Arendt's reflection on the education political dimension. |
Palavras-chave: | Autonomy Democracy DLE online Autonomia Democracia EAD on-line Prática de ensino Autodeterminação (Educação) Tecnologia educacional Ensino a distância |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | SILVA, Wanderley da. Educação e autonomia no ciberespaço : interrogações sobre a EAD on-line. 2010. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14732 |
Data de defesa: | 30-Abr-2010 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Wanderley da Silva.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.