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Tipo do documento: Tese
Título: A nova classe média brasileira: necessidades, anseios e valores: um estudo da mobilidade social, a partir dos universitários da UERJ.
Título(s) alternativo(s): The new Brazilianmiddleclass: needs, aspirations and values: a study of social mobility, based on UERJ´s students
Autor: Castro, Guilherme Caldas de 
Primeiro orientador: Gentili, Pablo Antonio Amadeo
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Ritto, Antonio Carlos de Azevedo
Terceiro membro da banca: Martinez, Silvia Alicia
Quarto membro da banca: Maynetto, Monica Esmeralda Bruckmann
Resumo: As políticas públicas de desenvolvimento e distribuição de renda levadas a efeito durante a primeira década do nosso século alteraram os patamares de renda da parcela mais pobre da população brasileira, fenômeno que estaria dando origem àquilo que se passou a chamar de nova classe média brasileira. A redução das desigualdades sociais estaria atrelada, assim, a um processo de mobilidade social. Esse estudo se ocupa desse fenômeno. Para isso, apresenta, inicialmente, uma análise das políticas sociais implementadas, a partir de 2003, nos âmbitos econômico e educacional. A seguir, discute os conceitos de classe social e de mobilidade social, optando por considerar o fenômeno à luz do conceito de capital cultural, de Pierre Bourdieu, com o qual se define o traço distintivo da educação superior como marca da classe média. Assim, propôs-se a investigar a emergência desse traço em universitários oriundos de classes populares, que estariam em processo de mobilidade social. O trabalho de campo, que ouviu 35 estudantes de 16 diferentes cursos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em metodologia de caráter qualitativo, permitiu verificar que os alunos entrevistados mantém seu perfil original de classe trabalhadora, embora sejam inequívocos os ganhos da realização do curso superior, em termos de realização própria e de perspectivas de futuro, tanto para o estudante quanto para o seu grupo social, o que aponta para uma alteração do perfil da classe trabalhadora, e não para a emergência de uma nova classe média.
Abstract: Public policies aimed at promoting development and income distribution carried out during the first decade of the current century changed the income levels of the poorest segment of the population, a phenomenon that could explain the rise of what became known as the new Brazilian middle class. Therefore, the reduction of social inequalities could be linked to a process of social mobility. This study addresses this issue. It starts with an analysis of social policies implemented since 2003 in the economic and educational spheres. Next, social concepts of class and social mobility are discussed in light of Pierre Bourdieu s cultural capital concept, which allows defining higher education as the peculiarity of the middle class. Thus, this study aimed to investigate the emergence of this trait among college students from lower classes who were undergoing a process of social mobility. A qualitative survey conducted with 35 students from 16 different courses at the Rio de Janeiro State University showed that students maintained their original working class profile, although the benefits of a higher education were unequivocal in terms of self-fulfillment and future prospects for both the students and their social class. Thus, results of this study suggest changes in the working class profile, and not to the emergence of a new middle class.
Palavras-chave: Medium Class
Social Class
Social Mobility
Cultural Capital
Classe Média
Classe social
Mobilidade social
Capital Cultural
Classe média
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: CASTRO, Guilherme Caldas de. A nova classe média brasileira: necessidades, anseios e valores: um estudo da mobilidade social, a partir dos universitários da UERJ.. 2014. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14770
Data de defesa: 8-Dez-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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