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Tipo do documento: Tese
Título: As Diretrizes Curriculares para a Educação Física e as transformações contemporâneas do corpo
Título(s) alternativo(s): As Diretrizes Curriculares para a Educação Física e as transformações contemporâneas do corpo
Autor: Sayão, Marcelo Nunes 
Primeiro orientador: Mancebo, Deise
Primeiro membro da banca: Cupolillo, Amparo Villa
Segundo membro da banca: Retondar, Jeferson José Moebus
Terceiro membro da banca: Amado, Luiz Antonio Saléh
Quarto membro da banca: Castro, Waldyr Lins de
Resumo: Esta tese teve como objetivo identificar como a Educação Física vem constituindo a sua formação a partir da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais e à luz das transformações contemporâneas das formas de ver, vivenciar, compreender e intervir sobre o corpo. A nossa hipótese é de que vem se conformando a existência de duas formações e dois profissionais distintos em Educação Física, mas com concepções semelhantes, influenciadas pelas transformações contemporâneas das formas de conceber e intervir sobre o corpo. Parte-se do pressuposto que tanto o processo de conformação e implementação das Diretrizes quanto as transformações contemporâneas produzem efeitos importantes no processo de formação e nas concepções que os egressos têm do seu trabalho. Inicialmente, então, contextualiza-se as Diretrizes Curriculares Nacionais na trajetória histórica da formação em Educação Física e na conjuntura educacional brasileira, inserindo-a no quadro de reformas da formação profissional de inspiração neoliberal implementadas no final da década de 90 e início dos anos 2000, e analisa-se o processo da sua elaboração e seus desdobramentos. Posteriormente, abordam-se as tramas que hegemonizam determinadas visões e formas de lidar com o corpo na sociedade contemporânea, caracterizando os atuais cultos à saúde perfeita, à boa forma e à performance. A investigação desenvolve-se nos cursos de Educação Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Para levá-la adiante foram realizadas entrevistas com seis docentes de cada uma das universidades e analisados os projetos pedagógicos, as estruturas curriculares e ementas, além de outros documentos que contivessem informações sobre os cursos. As questões da entrevista foram elaboradas em torno de dois pontos principais: a formação em Educação Física na universidade após a reestruturação curricular provocada pelo novo arcabouço legal e as formas como o curso vem abordando as questões sobre o corpo. A análise dos dados centrou-se nos sentidos e significados instituídos pelos discursos sobre a formação em Educação Física e sobre o corpo circulantes nos documentos e nas falas dos entrevistados. Este percurso permitiu-nos mapear e analisar os sentidos e significados acerca da formação em Educação Física e das formas de tratar o corpo em circulação, os conflitos em torno dos mesmos e a existência, ou não, de hegemonias discursivas
Abstract: This thesis aims to identify how physical education has constituted its training from the implementation of the National Curriculum Guidelines and under the influence of contemporary transformations of ways of seeing, experiencing, understanding and intervening on the body. Our hypothesis is that has been consolidating the existence of two different training courses and two physical education professionals distinct, but with similar conceptions, influenced by contemporary transformations of ways of understanding and intervening in the body. We start from the assumption that the process of development and implementation of the guidelines and also the contemporary changes have important effects on the training process and the perceptions that graduates have of their work. Initially, we contextualize the National Curriculum Guidelines inside the historical trajectory of the Physical Education training and the Brazilian educational context, inserting it in the context of neoliberal reforms implemented in the late 90s and early 2000s, and analyze the process of its preparation and its consequences. Subsequently, we discuss the processes that hegemonize certain visions and ways of to treat the body in contemporary society, presenting the cults of the perfect health, fitness and performance. The research was developed in Physical Education courses from the Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estácio de Sá (UNESA) and Universidade Federal Fluminense (UFF). In each of these universities were realized interviews with six teachers and analyzed the pedagogical projects, curriculum structures, course descriptions and other documents containing information about the courses. The interview questions were elaborated around two main points: the Physical Education training at the university after the curricular restructuring caused about by the new legislation; and the ways as the course treats the issues of the body. Data analysis has focused on the meanings established by the discourse about the body and the Physical Education training that circulating in the documents and interviewees' statements. This route allowed us to map and analyze the meanings about physical education training and about the ways to treat the body in circulation in the courses, the conflicts surrounding them, and the existence, or not, of discursive hegemony
Palavras-chave: Professional training
Physical Education
Curriculum Guidelines
Body
Educação Física
Diretrizes Curriculares
Corpo
Formação profissional
Educação Física Estudo e Ensino
Currículos Legislação
Universidades e faculdades Currículos
Corpo humano - Aspectos sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: SAYÃO, Marcelo Nunes. As Diretrizes Curriculares para a Educação Física e as transformações contemporâneas do corpo. 2014. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14773
Data de defesa: 17-Dez-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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