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Tipo do documento: Tese
Título: Política Pública de Formação Continuada do Professor: O PDE no Paraná - Implicações no Trabalho Docente
Título(s) alternativo(s): Public Policy Of Continuing Education The Teacher: The PDE in Parana - Implications at Work Docente
Autor: Almeida, Janaina Aparecida de Mattos 
Primeiro orientador: Sader, Emir Simão
Primeiro coorientador: Martins, Fernando José
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Algebaile, Eveline Bertino
Terceiro membro da banca: Feiges, Maria Madselva Ferreira
Quarto membro da banca: Souza, Maria Cecília Braz Ribeiro de
Resumo: Este estudo tem como objeto e análise a compreensão da Política Pública de Formação Continuada dos Professores da rede estadual de ensino do Paraná, materializada no Programa de Desenvolvimento Educacional entre os anos de 2003-2010. A pesquisa se constitui em uma investigação de natureza bibliográfica, documental e de campo, a partir do método materialista histórico dialético, no entendimento que os dados levantados nesses três processos investigativos se articulam para uma análise qualitativa de compreensão da realidade. Os objetivos foram compreender a partir da formação do professor PDE em que medida os pressupostos, a concepção e os objetivos anunciados no referido Programa foram objetivados nas relações sociais, no trabalho docente, na socialização do conhecimento e no redimensionamento das práticas coletivas. Da mesma forma, entender o processo de implantação e articulação entre os dois níveis de ensino (educação básica e o ensino superior) uma vez que o Programa foi desenvolvido em parceria entre os dois níveis de ensino. Ainda, explicita de que forma e em que medida foram incorporadas as proposições históricas dos trabalhadores da educação por formação continuada. O trabalho conclui que: ao considerar o espectro mais amplo do contexto social, político, econômico e educacional, no bojo da sociedade capitalista neoliberal, a Política Pública de Formação Continuada, materializada no Programa de Desenvolvimento Educacional entre os anos de 2007-2010, cuja concepção político-metodológica é orientada pelo princípio ontológico do trabalho, apresenta-se como uma proposta inovadora de qualificação, que contribui para o aperfeiçoamento e para o avanço na carreira e na valorização dos professores; se contrapõe à visão da educação, da formação e do trabalho docente estritamente vinculada ao mundo do trabalho e que, em certa medida, acolhe as reivindicações e proposições dos trabalhadores da educação; esse Programa produziu importantes contribuições no campo da formação continuada dos professores da rede estadual de ensino paranaense quanto aos fundamentos políticos e disciplinares de caráter teórico-prático com impactos significativos na melhoria no processo ensino-aprendizagem, mesmo que não diretamente por meio da implementação dos projetos de intervenção, mas pela própria condição de aprofundamento no conhecimento do professor participante no Programa e, com isso, a incidência na sua prática pedagógica, na preparação das aulas, na organização dos conteúdos, na metodologia de trabalho e no processo avaliativo; que mesmo considerando os problemas, as dificuldades encontradas durante o Programa não anulam os esforços empreendidos até aqui, ao contrário, indicam possibilidades sempre de superação
Abstract: This study has as object analysis and understanding of the public policy of Continuing Teacher Education of the state of Paraná teaching, embodied in the Educational Development Program between the years 2003-2010. The research constitutes a research bibliographical, documentary and field, from the dialectical historical materialist method, in the understanding that the data collected in these three investigative processes are linked to a qualitative analysis of understanding reality. The objectives were to understand from the teacher training PDE to what extent the assumptions, the design and the objectives announced in the Program have been objectified in social relations, in teaching, in the socialization of knowledge and resizing of collective practices. Similarly, understanding the process of implementation and coordination between the two levels of education (basic education and higher education) since the program was developed in partnership between the two levels of education. Still, it explains how and to what extent were incorporated historical propositions of workers of education for continuing education. The paper concludes that: when considering the broader spectrum of social, political, economic and educational, in the midst of the neoliberal capitalist society, the Public Policy for Continuing Education, materialized in the Educational Development Program between the years 2007-2010, which political and methodological design is guided by the ontological principle of work, it presents itself as an innovative proposal for qualification, which contributes to the improvement and career advancement and appreciation of teachers; opposes the view of education, training and teaching work closely linked to the labor market and, to some extent, welcomes the claims and propositions of education workers; this program has provided important contributions in the field of continuing education of the state system of Parana school teachers about the political and disciplinary foundations of theoretical and practical character with significant impact on improving the teaching-learning process, even if not directly through the implementation of projects intervention, but by the very condition of deepening the knowledge of the teacher participating in the program and, therefore, the incidence in their teaching, the preparation of lessons, organization of content with working methodology and evaluation process; even considering the problems, the difficulties encountered during the program does not negate the efforts made so far, in contrast, indicate chances of ever overcoming
Palavras-chave: Public policy
Continuing teacher
Training
Educational development program
Educação - Paraná
Professores - Formação
Políticas públicas - Paraná
Políticas públicas
Formação continuada dos professores
Programa de desenvolvimento educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: ALMEIDA, Janaina Aparecida de Mattos. Política Pública de Formação Continuada do Professor: O PDE no Paraná - Implicações no Trabalho Docente. 2015. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14783
Data de defesa: 4-Set-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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