Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14784
Tipo do documento: Tese
Título: Produção da Educação do Campo no Brasil: das referências históricas à institucionalização
Título(s) alternativo(s): La producción de la Educación del campo en Brasil: de las referencias históricas a la institucionalización
Autor: Ghedini, Cecília Maria 
Primeiro orientador: Algebaile, Eveline Bertino
Primeiro coorientador: Martins, Fernando José
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Schwendler, Sônia Fátima
Terceiro membro da banca: Paludo, Conceição
Resumo: A presente Tese traz um estudo da produção da Educação do Campo, no Brasil, com foco na análise das referências históricas produzidas pelos Movimentos Sociais Populares (MSP) e o processo de sua institucionalização, nas tensas relações entre os Movimentos Sociais e o Estado. Parte da constituição do campesinato como sujeito histórico-político nos embates do espaço do campo brasileiro desde a Primeira República e das referências do projeto educativo dos MSP (1979-1997), aprofundando-se na discussão do processo ao longo do qual a Educação do Campo se produz como um projeto histórico de educação e de escola (1998-2012). A pesquisa, de abordagem qualitativa, contempla um estudo bibliográfico, documental e de campo, tendo por principais referências autores como Edward Palmer Thompson, Antonio Gramsci e Florestan Fernandes, cujas formulações trazem relevantes contribuições para a compreensão dos processos de mudança com base na constituição histórica dos sujeitos coletivos neles atuantes e nas correlações de força presentes em cada contexto. A Tese tem por base a compreensão de que a constituição do campesinato brasileiro configura-se por projetos em disputa que, contraditoriamente, produzem diferentes formas de consciência e organização dos trabalhadores do campo como grupo histórico-político, resultando na consolidação de Movimentos Sociais Populares do Campo (MSPdoC) que em luta possibilitam aos camponeses reconhecer-se como sujeitos de direitos. Essas movimentações antagonizam com as concepções e práticas de educação e de escola rural, criando sustentações a um projeto educativo dos sujeitos do campo. Tal dinamismo histórico materializa-se em referências formativo-educativas (1979-1997) que funcionam como ancoradouros na produção da Educação do Campo (1998-2012), no bojo de um projeto de desenvolvimento do campo do qual faz parte, desde o qual, contraditoriamente, se disputam políticas públicas buscando ampliar espaços no Estado. Formula-se uma legislação com potencial para instituir uma escola de novo tipo no campo que, por assumir dimensões das referências históricas, produz descentramentos em relação à escola convencional. Organizado em quatro capítulos, o estudo aborda as forças sociopolítico-econômicas e os projetos em disputa na produção do campesinato; as referências e o projeto educativo dos MSPdoC; as relações entre os Movimentos Sociais, o Estado, a educação e a escola do campo; e as tensas e fecundas relações entre as ações orientadas pela experiência histórica dos MSP e as novas questões postas pelo processo de institucionalização da Educação do Campo. Nas considerações finais, reconhecem-se as potências e as contradições da Educação do Campo, dentre elas as que se configuram na perspectiva da institucionalização, que pode tanto cristalizar uma forma escolar sem a potência das referências históricas tecidas pelos MSPdoC quanto produzir ancoradouros políticos e institucionais às Escolas Públicas do Campo. Esses novos alcances dependerão da materialidade de seu enraizamento na luta social de projetos antagônicos e em disputa na atualidade, como os projetos de desenvolvimento socioeconômico-cultural da agricultura familiar-camponesa ou do agronegócio e capacidade de manter-se o movimento desde o qual, os sujeitos políticos se fazem e produzem novos alcances ao projeto histórico
Abstract: La tesis presenta un estudio de la producción de la Educación en el Campo, en Brasil, con un enfoque de análisis en las referencias históricas constituidas en la relación entre los Movimientos Populares Sociales y el Estado, en la perspectiva de su institucionalización. Parte de la constitución del campesinado como sujeto histórico-político, y de las referencias del proyecto educativo de los Movimientos Populares Sociales (1979-1997) profundizándose en la discusión del proceso, a lo largo del cual, la Educación del Campo se fue constituyendo como un proyecto histórico de educación y de escuela (1998-2012). La investigación, de abordaje cualitativa, contempla el estudio bibliográfico documental y de campo, tiene como principales referencias los autores: Edward Palmer Thompson, Antonio Gramsci y Florestan Fernandes, cuyas formulaciones traen relevantes contribuciones para la comprensión de los procesos de cambio con base a la constitución histórica de los sujetos colectivos en ellos actuantes, y en las correlaciones de fuerza presentes en cada contexto. La tesis tiene como base la comprensión de que la constitución del campesinado brasileño configurase por los proyectos en disputa que, contradictoriamente, producen distintas formas de conciencia y organización de los trabajadores del campo como grupo histórico político. Lo que resulta en la consolidación de Movimientos Sociales y Organizaciones en los cuales los campesinos se reconocen como sujetos de derechos. Esas movilizaciones antagonizan con las concepciones y prácticas de educación y de escuela rural, creando sostenimiento a un proyecto educativo de los sujetos del Campo. Tal dinamismo histórico se materializa como referencias formativo-educativas (1979-1997) que funcionan como anclas en la producción de la Educación del Campo (1998-2012), en el seno del proyecto de desarrollo del campo del cual se hace parte. Se pasa a disputar las políticas públicas y, contradictoriamente, buscando ampliar espacios en el Estado, también por la formulación de una legislación con el potencial para instituir una escuela de nuevo tipo en el campo, desde las formas de trato con el conocimiento escolar que producen descentramiento en relación a la escuela convencional. Organizada en cuatro capitulos, la Tesis aborda: las fuerzas socio político económicas y los proyectos en disputa en la producción del campesinado; las referencias y el proyecto educativo de los Movimientos Sociales y Organizaciones del Campo; las relaciones entre los Movimientos, el Estado, la Educación y la escuela del campo; y, las tensas y fecundas relaciones entre las acciones orientadas por la experiencia histórica de los Movimientos Populares Sociales, y las nuevas cuestiones puestas por el proceso de institucionalización de la Educación del Campo. En las consideraciones finales, se reconocen los potenciales y las contradicciones de la Educación del Campo, entre éstas, las que se configuran con la perspectiva de la institucionalización, que puede tanto cristalizar una forma escolar sin potencia de las referencias históricas tejidas, por los movimientos sociales y organizaciones del campo, cuanto producir ancladeros políticos y institucionales a las Escuelas Públicas del Campo. Esos nuevos alcances, dependerán de la materialidad de su enraizamiento en la lucha social de proyectos antagónicos, y en disputa en la actualidad, como los proyectos de desarrollo socioeconómico-cultural de la agricultura familiar campesina o de agronegocio
Palavras-chave: Movimientos Populares Sociales
Educación del Campo
Experiencia
Escuela Pública del Campo
Movimentos Sociais Populares
Educação do Campo
Experiência
Escola Pública do Campo
Educação rural
Movimentos sociais
Escolas rurais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: GHEDINI, Cecília Maria. Produção da Educação do Campo no Brasil: das referências históricas à institucionalização. 2015. 356 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14784
Data de defesa: 15-Mai-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Cecilia Maria Ghedini FINAL.pdf3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.