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Tipo do documento: Tese
Título: Contradições na concepção de formação humana nas políticas de Educação Infantil no Brasil: o que revelam os documentos do período de 2003 a 2010
Autor: Lamare, Flavia de Figueiredo de 
Primeiro orientador: Ramos, Marise Nogueira
Primeiro membro da banca: Mancebo, Deise
Segundo membro da banca: Oliveira, Maria Teresa Cavalcanti de
Terceiro membro da banca: Almeida, Késia Pereira de Matos D'
Quarto membro da banca: Martins, Lígia Márcia
Resumo: Esta tese visa identificar e analisar os elementos essenciais constitutivos da compreensão de formação humana na sua complexidade , que orientam as políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil de 2003 a 2010. Diante da constatação da predominância de estudos, nesse campo, que não consideram a necessidade de captação da realidade em sua totalidade nem a contradição, partimos da hipótese de que a política para a Educação Infantil, nos moldes que vem sendo implantada, tem como objetivo a disseminação de uma concepção de formação, baseada no espontaneísmo e no relativismo, por meio de processos singulares de subjetivação. Assim, propaga-se uma formação cujo lema central é o aprender a aprender , slogan esse utilizado desde o escolanovismo e reatualizado pela Pedagogia da Infância. Ressalta-se a renovação das formas de dominação do capitalismo neoliberal, estabelecendo nexos entre o caso brasileiro e a economia política internacional. Os documentos analisados apresentam argumentos que definem na política uma base epistemológica relacionada à Pedagogia da Infância e à Pedagogia das Competências, sendo ancorada no pragmatismo. Comprova-se que os princípios que orientam essa etapa da Educação Básica e que deveriam embasar as políticas precisam partir do ser humano real e das condições econômicas e sociais em que ele vive. Ao enfatizar a valorização das experiências infantis na Educação Infantil, a Pedagogia da Infância e as publicações do Ministério da Educação colocam o trabalho pedagógico em segundo plano, em vez de com ele criar condições de superação da condição social em que vivem as crianças. Assim, também abre caminho para que concepções baseadas em estudos de economistas e neurocientistas de empresas privadas socialmente responsáveis continuem considerando essa etapa da educação como uma forma de sucesso escolar no futuro pelo desenvolvimento de competências e habilidades ou como forma de se evitarem possíveis riscos sociais consequentes da situação de iniquidade social a que as crianças estão expostas
Abstract: This thesis aims to identify and analyze the key elements constitutive to the comprehension of human formation in its complexity , that guide the public policy for Childhood Education in Brazil during the period from 2003 to 2010. Against the verification that there's a predominance of studies, in this field, that don t consider neither the need for comprehending reality in its totality nor the contradiction, this study starts with the hypothesis that the policy for Childhood Education, the way it has been implemented, is intended to disseminate a conception of formation, based on spontaneity and relativism, through singular processes of subjectivizing. Thus, it is propagated a formation whose main motto is learning and learning , which is used since New School and has been modernized by the Pedagogy of Childhood. In addition, it is highlighted the renewal of means of domination from neoliberal capitalism, stablishing a link between the Brazilian case and the international political economy. The analyzed documents present arguments that define an epistemological base in the policy related to the Pedagogy of Childhood and the Pedagogy of Competencies, supported by pragmatism. The principles that guide this stage of Basic Education and that should be the base for the policies must come from the real human being and from the economic and social conditions they live in. By emphasizing the recognition of childhood experiences in Childhood Education, the Childhood Pedagogy and the publications from the Ministry of Education place the pedagogical work in second plan, instead of leveraging it to create conditions for overcoming the social conditions in which children are living. Thus, it also opens the way so that the conceptions based on the studies from economists and neuroscientist working for socially responsible private companies can keep considering this stage of education as a form of educational success in the future by the development of competencies and skills or as a form of avoiding possible social risks resulting from the situation of social inequity to which children are exposed
Palavras-chave: Childhood Education. Historical-Critical Pedagogy. Pedagogy of Childhood. Pedagogy of Competencies. Education and State
Educação Infantil
Pedagogia Histórico-Crítica
Pedagogia da Infância
Pedagogia das Competências
Educação e Estado
Educação de crianças
Pedagogia
Desempenho em crianças
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: LAMARE, Flavia de Figueiredo de. Contradições na concepção de formação humana nas políticas de Educação Infantil no Brasil: o que revelam os documentos do período de 2003 a 2010. 2016. 236 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14793
Data de defesa: 28-Abr-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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