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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14804
Tipo do documento: | Tese |
Título: | População carcerária e perspectivas de acesso ao ensino superior |
Título(s) alternativo(s): | Prison population and perspectives of access to higher education |
Autor: | Vargas, Maria do Carmo de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Villardi, Raquel Marques |
Primeiro membro da banca: | Lück, Esther Hermes |
Segundo membro da banca: | Silva, Roberto Vianna da |
Terceiro membro da banca: | Lázaro, André Luiz de Figueiredo |
Quarto membro da banca: | Frigotto, Gaudêncio |
Resumo: | A presente pesquisa propõe a análise do acesso de indivíduos da população carcerária à educação superior em uma unidade prisional na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para compor o universo de análise foi realizada, em um primeiro momento, a apresentação do desenho das políticas públicas do ensino superior federal brasileiro, assim como da organização do sistema prisional e do grupo de leis referentes à execução penal, no tocante à oferta dos bens educacionais. O recuo teórico da tese se ampara, assim, em três eixos: as reflexões em torno da universidade contemporânea propostas por Boaventura Santos (2002, 2003), bem como os conceitos de capital cultural e campo burocrático, de P. Bourdieu (2007, 2010) e, por fim, o estado penal, de Loïc Wacquant (2007, 2011), Florestan Fernandes (1975, 1989) e Chico de Oliveira (2003), respectivamente. A exposição teórica se deu no sentido de evidenciar a sintonia e os hiatos entre os dois grupos de políticas. A etapa central da pesquisa se deu a partir dos dados reunidos por meio de pesquisa de campo, que envolveu a mobilização de documentos, como termos de convênio entre instituições e órgão públicos e, especialmente, das falas apuradas por meio de entrevistas semi estruturadas junto aos sujeitos envolvidos no fenômeno sócio-educacional. Essas entrevistas foram realizadas com 10 estudantes, 2 gestores educacionais e 3 gestores judiciais. O diálogo com os estudantes procurou identificar quatro aspectos centrais que sustentam a hipótese da tese: a expectativa de reinserção no mundo do trabalho, a reelaboração da autoestima em detrimento dos estigmas/rótulos, a chance de recomposição de vínculos familiares dos estudantes (indivíduos em privação de liberdade) e o papel da remissão de pena da decisão de ingressar na educação superior |
Abstract: | This research proposes the analysis of access to higher education by inmates of a prison unit in the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais. To compose the universe of analysis was carried out in the first time, the presentation of the structure of public policy of the Brazilian federal higher education, as well as the organization of the prison system and the group of laws relating to criminal enforcement, regarding the provision of educational chances. The theoretical retreat of thesis bolsters, so in three areas: the reflections on the contemporary university proposed by Boaventura Santos (2002, 2003), the concepts of cultural capital and bureaucratic field, P. Bourdieu (2007, 2010) finally, the criminal state definition of Loïc Wacquant (2007, 2011). Sociological interpretations on the challenges of the Brazilian university, proposed by Florestan Fernandes (1975, 1989), as well as the progressive deregulation of the labor market put, Chico de Oliveira (2003), also substantiate the thesis. The theoretical explanation was given in order to highlight the line and the gaps between the two public policy groups. Based on qualitative methodological proposal, the exploratory case study was performed based on data gathered through field research, which involved the mobilization of documents, such as terms of agreement between institutions and public agencies, and especially the speeches cleared through semi-structured interviews with the subjects involved in social and educational phenomenon. These interviews were conducted with 10 students, 2 and 3 educational managers judicial managers. As the universe of students, we try to identify four aspects that support the hypothesis of this study: the reinsertion of expectation in the working world, the reworking of self-esteem at the expense of the stigmata / labels, the chance to rebuild family ties of students (individuals deprivation of freedom) and the role of penalty remission decision to enter higher education |
Palavras-chave: | Access to higher education Education in prisons Educational opportunities Penal State Acesso ao ensino superior Oportunidades educacionais Educação e Estado Ensino Superior Educação em Prisões Estado penal |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | VARGAS, Maria do Carmo de Oliveira. População carcerária e perspectivas de acesso ao ensino superior. 2016. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14804 |
Data de defesa: | 23-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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