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Tipo do documento: Tese
Título: A produção de ciência e tecnologia nas IFES e o trabalho do professor empreendedor na Universidade Federal Fluminense
Título(s) alternativo(s): The production of science and technology in the IFES and the work of the entrepreneurial teacher at the Universidade Federal Fluminense
Autor: Gregório, José Renato Bez de 
Primeiro orientador: Mancebo, Deise
Primeiro membro da banca: Vale, Andréa Araújo do
Segundo membro da banca: Meirelles, Catharina Marinho
Terceiro membro da banca: Oliveira, Floriano José Godinho de
Quarto membro da banca: Oliveira, João Ferreira de
Resumo: A presente tese aborda como se produz ciência e tecnologia, hoje, no Brasil e como essa nova maneira de produção do conhecimento afeta o trabalho dos professores/pesquisadores no conjunto das pequenas e médias universidades federais brasileiras, entre os anos de 1995 e 2016, em especial na Universidade Federal Fluminense (UFF). Concentra-se no estudo do trabalho dos chamados professores empreendedores , categoria que surge a partir da hierarquização interna criada na disputa por modelos de universidade antagônicos, donde emergem as universidades empreendedoras . Apresenta o novo papel atribuído pela reforma do Estado e assumido pelas instituições federais de ensino superior (IFES), no processo necessário ao capital a fim de aumentar sua produtividade e baratear o valor da força de trabalho. Destaca a importância do empreendedorismo nesse processo de precarização e intensificação do trabalho e a importância que os APH s (aparelhos privados de hegemonia) da burguesia assumem diretamente na formulação das políticas públicas de educação superior, de emprego e de produção de ciência e tecnologia. A disseminação da cultura do empreendedorismo impregna a universidade pública, alterando suas bases, abrindo espaço para que o caráter público das instituições seja solapado por uma privatização interna defendida pelos pares, aliada a participação de grupos empresariais com objetivos econômicos e predominantemente ideológicos. Analisa as relações entre os aparelhos privados de hegemonia da burguesia, os organismos internacionais, os órgãos formuladores das políticas, o papel das agências de fomento e avaliação, dos intelectuais acadêmicos e dos gestores acadêmicos na propagação dessa cultura empresarial nas IFES. Desvela as ações da fundação privada de apoio à UFF e da Agência de Inovação no direcionamento dos recursos captados externamente, analisando cada uma das unidades acadêmicas que se apresentam como parceiras desse modelo de universidade na UFF. Apresenta como resultado a surpreendente constatação de que a maior parte dos recursos financeiros auferidos, bastante acanhados, diga-se de passagem, são captados junto a agências governamentais ou empresas públicas ou de economia mista, e que tais valores em grande medida são direcionados ao mercado privado de cursos de pós-graduação lato sensu para pagamento de bolsas aos próprios professores da instituição. Conclui que a cultura institucional do empreendedorismo na UFF, capitaneada pelos professores empreendedores , apresenta caráter majoritariamente ideológico no que tange a seus objetivos gerais e econômicos frente aos objetivos individuais
Abstract: The present thesis approaches how the production of science and technology is currently taking place in Brazil and how this new way of knowledge production affects the work of professors/researchers in the small and medium Brazilian Federal Universities, between the years 1995 and 2016, especially at Universidade Federal Fluminense (UFF). This paper will focus on the study about the work of the so-called "entrepreneurs teachers", a category that arises from the internal hierarchy created in the search for antagonistic university models, from which "entrepreneurial universities" emerge. It presents the new role attributed by the reform of the State and assumed by the IFES (Federal Institutes of High Education) in the process necessary for capital in order to increase its productivity and cheapen the value of the workforce. It highlights the importance of entrepreneurship in this process of precarization and intensification of work and the importance that the APH's of the bourgeoisie aknowledge directly in the formulation of public policies of higher education, employment and production of science and technology. The dissemination of the entrepreneurial culture permeates the public university, altering its bases, opening space for the public character of the institutions to be undermined by an internal privatization defended by the peers, allied with the participation of business groups with economic and predominantly ideological objectives. It analyzes the relationships between the APH's of the bourgeoisie, international organizations, policy-making bodies, the role of development and evaluation agencies, academic intellectuals and academic managers in spreading this entrepreneurial culture in the IFES. It unveils the actions of private foundations in supporting UFF and the Innovation Agency in directing the resources obtained externally, analyzing each of the academic units that present themselves as partners of this university model at UFF. As a result, the surprising finding is that most of the financial resources received, which are fairly small, are taken from government agencies or public or mixed-economy enterprises, and that these amounts are largely directed to the private Lato Sensu post-graduation courses for the payment of scholarships to the institution own professors. It concludes that the institutional culture of entrepreneurship in the UFF, captained by the "entrepreneurs teachers", presents mainly ideological character regarding its general and economic objectives in front of the individual objectives
Palavras-chave: Teaching work
Entrepreneurship
Knowledge production
Trabalho Docente
Produção do Conhecimento
Educação
Universidade Federal Fluminense
Professores
Empreendedorismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: GREGÓRIO, José Renato Bez de. A produção de ciência e tecnologia nas IFES e o trabalho do professor empreendedor na Universidade Federal Fluminense. 2017. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14811
Data de defesa: 11-Ago-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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