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Tipo do documento: Tese
Título: Entre os fios de Penélope: uma cartografia das linhas de força que se desenham no cotidiano escolar
Título(s) alternativo(s): En los hilos de Penélope: una cartografía de las lineas de fuerza de la escuela
Autor: Bueno, Marina Fernandes 
Primeiro orientador: Arantes, Esther Maria de Magalhães
Primeiro membro da banca: Scheinvar, Estela
Segundo membro da banca: Almeida, Ney Luiz Teixeira de
Terceiro membro da banca: Silva, Gerardo Alberto
Quarto membro da banca: Lobo, Lília Ferreira
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar os processos de subjetivação presentes na escola, a partir da articulação entre as tecnologias de governo no campo da educação básica, os processos contemporâneos de produção de subjetividades e as práticas cotidianas produzidas no encontro destas subjetividades. Para tanto, o espaço vivo da escola é tomado como objeto de análise, buscando perceber como se tem constituído as relações cotidianas, que vazios podem ser apreendidos em torno dos acontecimentos que ali se produzem e o que promovem os documentos referentes a estas mesmas práticas. Orientada por uma abordagem cartográfica, são postos em análise documentos e vivências que dão pistas de como as relações vêm se constituindo no espaço escolar. O diário de campo e os instrumentos institucionais que constituem a política de educação no Rio de Janeiro são utilizados como base para a apreensão das linhas de força que atravessam este contexto, em seus processos de captura, de individuação, mas também de recusas e reinvenções possíveis
Abstract: Esta investigación tiene como objetivo analizar los procesos de subjetividad presentes en la escuela, a partir de la relación entre las tecnologías de gobierno en el campo de la educación básica, los procesos contemporáneos de producción de subjetividades y las prácticas diarias producidas en la reunión de estas subjetividades. Para esto, el espacio vital de la escuela se toma como objeto de análisis, tratando de comprender cómo son producidas las relaciones diarias, cuales los vacíos pueden ser aprehendidos alrededor de los eventos que allí se producen y que promueven los documentos relativos a estas mismas prácticas. Guiada por un enfoque cartográfico, serán analizados los documentos y las experiencias que dan pistas sobre cómo se forman las relaciones en la escuela. Lo diario de campo e los instrumentos institucionales de la política de educación en Río de Janeiro se utilizan como bases para la reflexión de los procesos de captura, de individuación, sino también las negativas y las posibles reinvenciones
Palavras-chave: Educación
Líneas de fuerza
Gubernamentalidad
Escuela
Protección social
Educação
Linhas de força
Proteção social
Educação e Estado
Escolas
Governamentalidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: BUENO, Marina Fernandes. Entre os fios de Penélope: uma cartografia das linhas de força que se desenham no cotidiano escolar. 2016. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14813
Data de defesa: 11-Mar-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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