Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14813
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Entre os fios de Penélope: uma cartografia das linhas de força que se desenham no cotidiano escolar |
Título(s) alternativo(s): | En los hilos de Penélope: una cartografía de las lineas de fuerza de la escuela |
Autor: | Bueno, Marina Fernandes ![]() |
Primeiro orientador: | Arantes, Esther Maria de Magalhães |
Primeiro membro da banca: | Scheinvar, Estela |
Segundo membro da banca: | Almeida, Ney Luiz Teixeira de |
Terceiro membro da banca: | Silva, Gerardo Alberto |
Quarto membro da banca: | Lobo, Lília Ferreira |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo analisar os processos de subjetivação presentes na escola, a partir da articulação entre as tecnologias de governo no campo da educação básica, os processos contemporâneos de produção de subjetividades e as práticas cotidianas produzidas no encontro destas subjetividades. Para tanto, o espaço vivo da escola é tomado como objeto de análise, buscando perceber como se tem constituído as relações cotidianas, que vazios podem ser apreendidos em torno dos acontecimentos que ali se produzem e o que promovem os documentos referentes a estas mesmas práticas. Orientada por uma abordagem cartográfica, são postos em análise documentos e vivências que dão pistas de como as relações vêm se constituindo no espaço escolar. O diário de campo e os instrumentos institucionais que constituem a política de educação no Rio de Janeiro são utilizados como base para a apreensão das linhas de força que atravessam este contexto, em seus processos de captura, de individuação, mas também de recusas e reinvenções possíveis |
Abstract: | Esta investigación tiene como objetivo analizar los procesos de subjetividad presentes en la escuela, a partir de la relación entre las tecnologías de gobierno en el campo de la educación básica, los procesos contemporáneos de producción de subjetividades y las prácticas diarias producidas en la reunión de estas subjetividades. Para esto, el espacio vital de la escuela se toma como objeto de análisis, tratando de comprender cómo son producidas las relaciones diarias, cuales los vacíos pueden ser aprehendidos alrededor de los eventos que allí se producen y que promueven los documentos relativos a estas mismas prácticas. Guiada por un enfoque cartográfico, serán analizados los documentos y las experiencias que dan pistas sobre cómo se forman las relaciones en la escuela. Lo diario de campo e los instrumentos institucionales de la política de educación en Río de Janeiro se utilizan como bases para la reflexión de los procesos de captura, de individuación, sino también las negativas y las posibles reinvenciones |
Palavras-chave: | Educación Líneas de fuerza Gubernamentalidad Escuela Protección social Educação Linhas de força Proteção social Educação e Estado Escolas Governamentalidade |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | BUENO, Marina Fernandes. Entre os fios de Penélope: uma cartografia das linhas de força que se desenham no cotidiano escolar. 2016. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14813 |
Data de defesa: | 11-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Marina F Bueno.pdf | 6,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.