Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14816
Tipo do documento: | Tese |
Título: | As representações da gestão pública na formação de gestores públicos no Brasil: perspectivas para uma nova governança pública |
Autor: | Ramos, Adriana Lana ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de |
Primeiro membro da banca: | Ritto, Antonio Carlos de Azevedo |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Carlyle Tadeu Falcão de |
Terceiro membro da banca: | Gurgel, Claudio Roberto Marques |
Quarto membro da banca: | Vieira, Fernando de Oliveira |
Resumo: | Este trabalho busca analisar de que maneira a gestão pública é tratada na formação de gestores públicos no Brasil e em que medida esta formação poderá impactar a consolidação de uma nova governança pública. Para tal, foram abordadas, como referencial teórico, as ideias centrais do pensamento neoliberal e suas principais contradições, de modo a apontar reflexões que contribuam para a sua superação na concepção do Estado contemporâneo e da gestão pública. Também foram analisadas as categorias trabalho e formação humana , bem como a perspectiva de interdisciplinaridade da formação de gestores públicos, evidenciando a urgência de se redefinir projetos pedagógicos que incorporem as dimensões política e social nesta formação. Ainda, procurou-se mapear o ensino da administração pública no Brasil, a partir dos anos 1990, e as diretrizes principais do chamado campo de públicas . Por meio de pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas a fim de identificar quais são as representações que demarcam o conceito de gestão pública segundo os coordenadores de dez cursos de graduação de gestores públicos no Brasil e de que forma estas representações e significados se impõem nos projetos pedagógicos dos cursos respectivos, de modo a impactarem a gestão e o exercício da função pública. Verificou-se que a nova governança é um campo em disputa, a ser transformado gradativamente pelo pensamento crítico consolidado na formação desenvolvida, ainda que o momento atual seja considerado como desfavorável para a efetividade da mudança de práxis defendida |
Abstract: | This study aims to analyze how public management is treated in the training of public managers in Brazil and to what extent this training may impact the consolidation of a 'new' public governance. For this, the central ideas of neoliberal thought and its main contradictions were approached as theoretical reference, in order to point out reflections that contribute to its overcoming in the conception of the contemporary State and the public management. The categories 'labor' and 'human education' were analyzed as well as the perspective of interdisciplinarity of the formation of public managers, evidencing the urgency of redefining pedagogical projects that incorporate the political and social dimensions in this formation. Also, it was tried to map the teaching of the public administration in Brazil, from the years 1990, and the main directives of the call 'field of public'. Through field research, interviews were conducted in order to identify the representations that demarcate the concept of public management according to the coordinators of ten undergraduate courses of public managers in Brazil and how these representations and meanings are imposed in the projects Pedagogical aspects of the respective courses, in order to impact the management and exercise of the public function. It has been verified that the 'new' governance is a disputed field, to be transformed gradually by the consolidated critical thinking in the developed formation, although the current moment is considered as unfavorable for the effectiveness of the praxis change defended |
Palavras-chave: | Human formation Interdisciplinarity State Public administration Governance Formação humana Interdisciplinaridade Estado Governança Políticas Públicas Ensino Universitário Gestão Pública |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | RAMOS, Adriana Lana. As representações da gestão pública na formação de gestores públicos no Brasil: perspectivas para uma nova governança pública. 2017. 374 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14816 |
Data de defesa: | 21-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Tese_Adriana L Ramos.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.