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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14840
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de Valença |
Título(s) alternativo(s): | Integral Schedule School and the More Education Program: a study in the city of Valença |
Autor: | Spíndola, Márcia Cristina Pereira ![]() |
Primeiro orientador: | Villardi, Raquel Marques |
Primeiro membro da banca: | Miranda, Maria Geralda de |
Segundo membro da banca: | Silva, Roberto Vianna da |
Terceiro membro da banca: | Lázaro, André Luiz de Figueiredo |
Quarto membro da banca: | Abreu, Marly |
Resumo: | No ano de 2007, o governo federal instituiu o Programa Mais Educação PME, que se configurou em mais uma tentativa de, através da educação integral e em horário integral, alavancar a Educação no país. Para entendermos o contexto em que tal Programa foi implantado, nos dedicamos à leitura e análise dos modelos de educação integral e/ou em horário integral praticados anteriormente. E também elencamos alguns modelos educacionais no exterior. Trouxemos os exemplos de Coreia do Sul, Finlândia, Espanha, EUA e China para ampliar ainda mais o nosso conhecimento, bem como o nosso poder de análise. A seguir, descrevemos alguns exemplos de implantação do PME em estados do Brasil, até chegarmos ao nosso recorte, no Rio de Janeiro, mais precisamente na cidade de Valença. Depois de uma análise preliminar feita em todas as escolas do município que implantaram o PME, decidimos aprofundar o nosso estudo no Distrito de Conservatória, por ter sido esse o lugar que levou as atividades do Programa ao maior número de escolas e de alunos. Para entendermos como tal implantação se deu, o trabalho de campo ouviu 48 pessoas, entre gestores escolares, professores, familiares e estudantes; em uma metodologia de caráter qualitativo, o que nos permitiu verificar que, apesar do curto espaço de tempo, a exposição daqueles alunos às atividades do Programa gerou frutos |
Abstract: | In 2007, the brazilian federal government applied the More Education Program (MEP), which was an attempt, through integral schooling in integral schedule, to upgrade the education in the country. In order to understand the context in which the program was implemented, we dedicate reading and analyzing models of integral schooling and/or integral schedule practiced before. We also brought the examples of South Korea, Finland, Spain, the USA and China to broaden our knowledge and power of analysis. Afterwards, we shall describe some examples of the implementation of the MEP in some states of Brazil until we meet our cut, in the state of Rio de Janeiro, more precisely in the city of Valença. After a preliminary analysis in all the schools of the city that implemented the MEP, we have decided to cut our study to the district of Conservatória due to being the district with the greatest number of schools that implemented the program and therefore, the greatest number of students. In order to understand such implementation, our field study interviewed 48 people (school managers, teachers, students and their families) in a qualitative analysis, which provided us to see that, despite a short period of time, the exposure of students to the program revealed excellent benefits |
Palavras-chave: | More Education Program Schooling in integral schedule Public Polices Educação integral Programa Mais Educação Política Pública Educação Políticas Públicas Educação e Estado |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | SPÍNDOLA, Márcia Cristina Pereira. A Escola em Tempo Integral e o Programa Mais Educação: um estudo no município de Valença. 2018. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14840 |
Data de defesa: | 29-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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