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Tipo do documento: Tese
Título: Professor-flexível no ensino verticalizado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro IFRJ: um olhar sobre a Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica em tempos de acumulação flexível
Título(s) alternativo(s): Flexible teacher in vertical education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro - IFRJ: a look at the Federal Network of Technical and Technological Education in times of flexible accumulation
Autor: Silva, Katia Correia da 
Primeiro orientador: Mancebo, Deise
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Ramos, Marise Nogueira
Terceiro membro da banca: Otranto, Célia Regina
Quarto membro da banca: Silva, Lucilia Carvalho da
Resumo: A presente tese pretende apreender, com mais acuidade, uma nova carreira do magistério federal. Trata-se da carreira de professor EBTT, recentemente instituída, que define o trabalho docente com ensino, pesquisa e extensão, de forma verticalizada. O professor EBTT foi criado no contexto da acumulação flexível e guarda fortes afinidades com essa dinâmica. A tese tem como recorte temporal os governos do Partido dos Trabalhadores (PT) de Lula e Dilma, e a importante política pública de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica, Técnica e Tecnológica (RFEPCT) da última década. A hipótese central é de que a expansão se deu a partir da utlização de trabalho docente precarizado, levando em grande conta os preceitos da nova ordem do capital. A tese afilia-se teoricamente aos estudos que tratam a educação e a escola como reprodutoras das desigualdades sociais. Ampara-se na visão de trabalho e educação como formas de emancipação humana, discutindo a importância da centralidade da categoria trabalho. Não se furta a mencionar a dualidade da escola na estrutura capitalista, e as várias dualidades da categoria trabalho no contexto do capital. Reflete sobre a confusão entre politecnia e polivalência, examinando conceitos como flexibilização do trabalho, subjetividade do trabalhador, formação profissional, competência e verticalização do ensino. A tese baseia-se na investigação histórico-crítica do aporte legal que foi modelando, ao longo dos anos, a Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica até chegar na forma em que ela hoje se apresenta
Abstract: The present thesis intends to understand, carefully, a new career of federal teachers: the EBTT. They teach, research and work with extension courses, in a vertical way. The career of EBTT was created in the context of flexible accumulation and maintains strong affinities with this dynamic. The time of the survey resides in the governments of the Workers' Party (PT) of Lula and Dilma, and in the important public policy of expansion of professional schools network (Professional, Scientific, and Technological Education - RFEPCT), of the last decade. The central hypothesis is that the expansion occurred using precarious teaching work, taking into account the precepts of the new order of capital. The thesis is theoretically affiliated with studies that consider education and school as reproducers of social inequalities. It is supported by the vision of work and education as forms of human emancipation, debating the importance of the centrality of the working class. Analysis the duality of school in the capitalist structure, and the various dualities of the work in the context of capital. Examine the confusion between polytechnics and polyvalence, analyzing concepts such as flexibility of work, subjectivity of the workers, professional training, the change from the notion qualification to competence, and vertical teaching. The thesis is based on the historical-critical research about professional schools legislation from the beginning of the last century until the present day
Palavras-chave: Flexibility
Professional Schools
Vertical teaching
Flexible-teacher
Flexibilização
Educação Profissional
Verticalização do ensino
Professor- flexível
Educação
Professores
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: SILVA, Katia Correia da. Professor-flexível no ensino verticalizado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro IFRJ: um olhar sobre a Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica em tempos de acumulação flexível. 2018. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14843
Data de defesa: 5-Abr-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

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