Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14851
Tipo do documento: Tese
Título: O papel da mediação tecnológica na aprendizagem de alunos do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II Campus Tijuca I
Título(s) alternativo(s): The role of technological mediation in student learning of the first segment of the elementary school of the College Pedro II - Campus Tijuca I
Autor: Vasconcellos, Patricia Ribeiro 
Primeiro orientador: Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
Primeiro membro da banca: Castro, Andrea de Farias
Segundo membro da banca: Ritto, Antonio Carlos de Azevedo
Terceiro membro da banca: Nunes, José Mauro Gonçalves
Quarto membro da banca: Quelhas, Jane Ferreira
Quinto membro da banca: Abreu, Rosane de Albuquerque dos Santos
Resumo: Esta tese tem por tema o papel da mediação tecnológica na aprendizagem dos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental do Colégio Pedro II Campus Tijuca I . Parte da hipótese que a mediação tecnológica impacta objetiva e subjetivamente os processos de ensino-aprendizagem . Procura respostas para as seguintes perguntas: qual é o papel da mediação das tecnologias digitais na aprendizagem dos alunos? e como os alunos estão se apropriando das tecnologias digitais, dentro e fora da escola? . O objetivo geral é investigar o papel da mediação das tecnologias digitais na aprendizagem dos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental do Colégio Pedro II Campus Tijuca I . São objetivos específicos: analisar historicamente a realidade sociotécnica em que vivemos e a educação que se faz necessária neste contexto ; analisar as novas formas de subjetividade e de sociabilidade ; caracterizar e aprofundar o estudo dos processos de aprendizagem, partindo da teoria histórico-cultural ; desenvolver uma investigação com os alunos para verificar os impactos objetivos e subjetivos da mediação tecnológica no processo de aprendizagem . Ou seja, busca repensar o paradigma educacional, revelando a importância das tecnologias digitais para a aprendizagem. Existem estudos que afirmam que as novas gerações aprendem de maneira diferente das anteriores. Porém, mais do que analisar se os novos sujeitos aprendem de maneira diferente, precisamos compreender como eles estão se apropriando das tecnologias digitais dentro e fora das escolas e o que estão aprendendo ao utilizá-las. A perspectiva é predominantemente qualitativa, com abordagem sócio-histórica. Trata-se de uma pesquisa aplicada, pois procura respostas para um problema de ordem prática, a partir de um referencial teórico anterior. A metodologia é composta de duas grandes bases de dados: pesquisa bibliográfica e investigação de campo (questionário e grupos focais). Foi utilizada a análise de conteúdo para tratar os dados. Como conclusões, apontou que as transformações pelas quais passa o nosso mundo impactam objetiva e subjetivamente nossas vidas, especialmente em relação aos novos sujeitos, que já nasceram numa ecologia cognitiva digital. E que as tecnologias digitais precisam ser consideradas ao tratar de uma educação compatível com a contemporaneidade, preocupada com a verdadeira aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, priorizando o trabalho por projetos, colaborativo e visando à resolução de problemas
Abstract: This thesis is on "the role of technological mediation in student learning of the first segment of the elementary school of the College Pedro II - Campus Tijuca I". Part of the hypothesis that "the technological mediation impacts objectively and subjectively the teaching-learning processes." Looking for answers to the following questions: "what is the role of mediation of digital technology on student learning?" and "how students are grabbing digital technologies, in and out of school?". The overall goal is "to investigate the role of mediation of digital technology on student learning of the first segment of the elementary school of the College Pedro II - Campus Tijuca I". Specific objectives: "historically analyze the socio-technical reality we live in and the education that is necessary in this context"; "examine the new forms of subjectivity and sociability"; "characterize and deepen the study of the learning process, based on the historical-cultural theory"; "Develop a research with students to verify the objective and subjective impacts of technological mediation in the learning process . That is search rethink the educational paradigm, revealing the importance of digital technologies for learning. There are studies that say that the new generations learn differently from previous ones. But more to examine whether the new subjects learn differently, we need to understand how they are appropriating of digital technologies within and outside schools and they are learning to use them. The outlook is predominantly qualitative, with socio-historical approach. It is an applied research, it seeks answers to a problem of practical, from a previous theoretical framework. The methodology consists of two large databases: bibliographic research and field research (questionnaire and focus groups). Content analysis was used to process the data. As conclusions, he pointed out that the transformations undergone by our world impact objectively and subjectively our lives, especially in relation to new subjects, who were born in a digital cognitive ecology. And that digital technologies need to be considered when dealing with an education compatible with the contemporaneity, concerned with real learning and cognitive development, prioritizing the work for projects, collaborative and aimed at problem solving
Palavras-chave: New forms of subjectivity and sociability
Educational uses digital technologies
Learning mediated by digital technologies
Novas formas de subjetividade e de sociabilidade
Usos educativos de tecnologias digitais
Aprendizagem mediada por tecnologias digitais
Educação
Colégio Pedro II
Ensino fundamental
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: VASCONCELLOS, Patricia Ribeiro. O papel da mediação tecnológica na aprendizagem de alunos do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II Campus Tijuca I. 2016. 324 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14851
Data de defesa: 4-Out-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_Patricia Ribeiro Vasconcellos.pdf6,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.