Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14857
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O estranho vulgar: a gestão orçamentária das Escolas Assistenciais da Força Aérea Brasileira |
Título(s) alternativo(s): | The ordinary strange: the budget management of the assistential schools run by Brazilian Air Force |
Autor: | Conceição, André Gomes da ![]() |
Primeiro orientador: | Gama, Zacarias Jaegger |
Primeiro membro da banca: | Chaves, Maria Celi Vasconcelos |
Segundo membro da banca: | Dourado, Luiz Fernandes |
Terceiro membro da banca: | Frigotto, Gaudêncio |
Resumo: | O objeto deste trabalho é a gestão orçamentária das Escolas Assistenciais da Força Aérea Brasileira, à luz da categoria trabalho estranhado. O objetivo geral neste trabalho foi analisar, conforme a categoria trabalho estranhado em Marx, a gestão orçamentária de tais escolas. Para dar conta de tal propósito, foi definido o seguinte conjunto de objetivos específicos, a saber: 1) Examinar o conceito de trabalho estranhado; 2) Demonstrar a constituição histórica do Orçamento/Fundo Público com ênfase no exemplo brasileiro; 3) Investigar a gestão do Orçamento/Fundo Público nas Escolas Assistenciais de Educação Básica da Força Aérea Brasileira e; 4) Avaliar, à luz da categoria trabalho estranhado, a gestão orçamentária das Escolas Assistenciais de Educação Básica da Força Aérea Brasileira. Por hipótese, foi admitido que o modelo de gestão orçamentária das Escolas Assistenciais da Força Aérea Brasileira tende a aprofundar a condição de trabalho estranhado. Dessa maneira, por intermédio do método materialista histórico dialético, os procedimentos metodológicos se basearam em: 1) Pesquisa bibliográfica para determinar o enquadramento teórico e os conceitos examinados e empregados; 2) levantamento documental e de registros históricos a respeito da gestão orçamentária das escolas em questão; 3) análise dos documentos e registros históricos identificados e; 4) como conclusão, a avaliação da hipótese |
Abstract: | This work focuses on the budget management of Brazilian Air Force s Attendance Schools, according to the alienated work category. This work s general purpose was to analyze those school s budget management according to the alienated theory of Marx. In order to do so, the following specific objectives were defined: (1) to examine the concept of alienated work; (2) to show the historical constitution of the Budget/Public Fund emphasizing on the Brazilian example; (3) to investigate the management of the Budget/Public Fund in the Brazilian Air Force Basic Education Attendance schools; (4) to evaluate the budget management of the Brazilian Air Force Basic Education Attendance schools according to the alienated work category. Hypothetically, it was admited that these school s budget management s model tends to deepen alienated working condition. Thus, trhough the historical dialectical materialistic method, the metodological procedures were based on: (1) Bibliographical research to determine the theoretical framework as well as the examined and used concepts; (2) collection of documents and historical registers regarding these school s budget management; (3) analysis of the identified documents and historical registers and (4) as a conclusion, the evaluation of the hypothesis |
Palavras-chave: | Budget management Attendance Schools Brazilian Air Force s Alienated work Gestão orçamentária Escolas assistenciais Força Aérea Brasileira Trabalho estranhado Educação Escola Educação e Estado |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | CONCEIÇÃO, André Gomes da. O estranho vulgar: a gestão orçamentária das Escolas Assistenciais da Força Aérea Brasileira. 2018. 291 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14857 |
Data de defesa: | 14-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert_Andre Gomes da Conceicao1.pdf | 4,47 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Dissert_Andre Gomes da Conceicao2.pdf | 15,33 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.