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Tipo do documento: Dissertação
Título: O estranho vulgar: a gestão orçamentária das Escolas Assistenciais da Força Aérea Brasileira
Título(s) alternativo(s): The ordinary strange: the budget management of the assistential schools run by Brazilian Air Force
Autor: Conceição, André Gomes da 
Primeiro orientador: Gama, Zacarias Jaegger
Primeiro membro da banca: Chaves, Maria Celi Vasconcelos
Segundo membro da banca: Dourado, Luiz Fernandes
Terceiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Resumo: O objeto deste trabalho é a gestão orçamentária das Escolas Assistenciais da Força Aérea Brasileira, à luz da categoria trabalho estranhado. O objetivo geral neste trabalho foi analisar, conforme a categoria trabalho estranhado em Marx, a gestão orçamentária de tais escolas. Para dar conta de tal propósito, foi definido o seguinte conjunto de objetivos específicos, a saber: 1) Examinar o conceito de trabalho estranhado; 2) Demonstrar a constituição histórica do Orçamento/Fundo Público com ênfase no exemplo brasileiro; 3) Investigar a gestão do Orçamento/Fundo Público nas Escolas Assistenciais de Educação Básica da Força Aérea Brasileira e; 4) Avaliar, à luz da categoria trabalho estranhado, a gestão orçamentária das Escolas Assistenciais de Educação Básica da Força Aérea Brasileira. Por hipótese, foi admitido que o modelo de gestão orçamentária das Escolas Assistenciais da Força Aérea Brasileira tende a aprofundar a condição de trabalho estranhado. Dessa maneira, por intermédio do método materialista histórico dialético, os procedimentos metodológicos se basearam em: 1) Pesquisa bibliográfica para determinar o enquadramento teórico e os conceitos examinados e empregados; 2) levantamento documental e de registros históricos a respeito da gestão orçamentária das escolas em questão; 3) análise dos documentos e registros históricos identificados e; 4) como conclusão, a avaliação da hipótese
Abstract: This work focuses on the budget management of Brazilian Air Force s Attendance Schools, according to the alienated work category. This work s general purpose was to analyze those school s budget management according to the alienated theory of Marx. In order to do so, the following specific objectives were defined: (1) to examine the concept of alienated work; (2) to show the historical constitution of the Budget/Public Fund emphasizing on the Brazilian example; (3) to investigate the management of the Budget/Public Fund in the Brazilian Air Force Basic Education Attendance schools; (4) to evaluate the budget management of the Brazilian Air Force Basic Education Attendance schools according to the alienated work category. Hypothetically, it was admited that these school s budget management s model tends to deepen alienated working condition. Thus, trhough the historical dialectical materialistic method, the metodological procedures were based on: (1) Bibliographical research to determine the theoretical framework as well as the examined and used concepts; (2) collection of documents and historical registers regarding these school s budget management; (3) analysis of the identified documents and historical registers and (4) as a conclusion, the evaluation of the hypothesis
Palavras-chave: Budget management
Attendance Schools
Brazilian Air Force s
Alienated work
Gestão orçamentária
Escolas assistenciais
Força Aérea Brasileira
Trabalho estranhado
Educação
Escola
Educação e Estado
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: CONCEIÇÃO, André Gomes da. O estranho vulgar: a gestão orçamentária das Escolas Assistenciais da Força Aérea Brasileira. 2018. 291 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14857
Data de defesa: 14-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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