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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14859
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cidadania e Educação no Chile: o movimento estudantil secundarista de Santiago e a revitalização da tradição republicana democrática socialista |
Título(s) alternativo(s): | Ciudadanía y Educación en Chile: el movimiento estudiantil secundario de Santiago y la revitalización de la tradición republicana democrática socialista |
Autor: | González, René Antonio Varas ![]() |
Primeiro orientador: | Gentili, Pablo Antonio Amadeo |
Primeiro membro da banca: | Algebaile, Eveline Bertino |
Segundo membro da banca: | Barata, Denise |
Terceiro membro da banca: | Pelissari, Lucas Barbosa |
Resumo: | A pesquisa começou a explorar as irrupções históricas do movimento de estudantes de ensino médio na cidade de Santiago de Chile entre os anos de 1970-2006, interpretando-as como momentos de renovação de uma tradição socialista democrática republicana presente na disposição subjetiva de seus membros, em suas posições e suas propostas, bem como em suas formas de associatividade e organização. Graças à reconstrução histórica do movimento estudantil secundário, principalmente usando fontes documentais e bibliográficas, a tese descreve e analisa sua práxis, considerando, ainda de forma fragmentária, processos políticos y econômicos, e contextos sociais que as enquadram e as desafiam. O problema de pesquisa está localizado e posicionado dentro da produção de conhecimento e debate que originou nas ciências sociais o movimento estudantil secundário em Santiago e sua relação com o conceito de cidadania, introduzindo a distinção entre a participação dos cidadãos consagrada sob formas institucionalizadas de representação e uma cidadania participante crítica, autônoma e transformadora que testa e promove formas de associação e organização mais equitativas e engajadas na construção do público e o bem comum. A reconstrução do movimento estudantil secundário durante o período referido constitui o principal resultado da pesquisa. O aliviamento das suas formas de associação e organização, permitiu a caracterização do movimento como um sujeito coletivo que sustenta e concreta o ideal de autogoverno da comunidade, determinado pelo conceito republicano de cidadania democrática fraterna ou socialista que a tese parcialmente reconstrói na sua evolução histórica, confrontado com os conceitos de cidadania da tradição liberal e do neoliberalismo hegemônico hoje, os defensores do interesse de lucro privado acima de tudo. Após estes distinções conceituais e outros relacionados, é estabelecida durante o período de inquérito a existência de uma tendência, deslocamento ou transição no movimento estudantil secundário, desde formas de associação e organização adequada ao modelo liberal que delega a soberania dos cidadãos em representantes eleitos ou eleitas, ate chegar á preeminência de um modelo socialista democrático de participação direto e igual no autogoverno da comunidade. Concluímos reafirmando a natureza contra-hegemônica que o movimento estudantil secundário adquire sob as distinções usadas no Chile neoliberal hoje |
Abstract: | La pesquisa se propuso explorar las irrupciones históricas del movimiento de estudiantes de enseñanza media de la ciudad de Santiago de Chile entre los años 1970-2006, interpretándolas como momentos de actualización de una tradición republicana democrática socialista presente en la disposición subjetiva de sus integrantes, en sus posicionamientos y en sus propuestas tanto como en sus formas de asociatividad y organización. Gracias a la reconstrucción histórica del movimiento estudiantil secundario, utilizando principalmente fuentes documentales y bibliográficas, la tesis describe y analiza su praxis, atendiendo, aunque sea fragmentariamente, a los procesos y contextos políticos, económicos y sociales que la enmarcan e interpelan. El problema de investigación se sitúa y posiciona dentro de la producción de conocimiento y el debate originado en las ciencias sociales sobre el movimiento estudiantil secundario de Santiago y sus relaciones con el concepto de ciudadanía, distinguiendo entre una participación ciudadana que se concreta bajo formas institucionalizadas de representación y una ciudadanía participativa crítica, autónoma y transformadora que ensaya y promueve formas de asociación y organización más igualitarias y comprometidas en la construcción de lo público y del bien común. La reconstrucción del movimiento estudiantil secundario durante el periodo referido, constituye el principal resultado de la pesquisa. El relevamiento de sus formas de asociatividad y organización, permitió su caracterización como sujeto colectivo que sustenta y concreta el ideal del autogobierno comunitario, determinante del concepto republicano de ciudadanía democrática fraternal o socialista que la tesis reconstruye parcialmente en su evolución histórica, confrontado con los conceptos de ciudadanía de la tradición liberal y del neoliberalismo hoy hegemónico, defensores del interés y el beneficio privado por sobre cualquier otra cosa. Siguiendo estas y otras distinciones conceptuales relacionadas, se establece la existencia durante el periodo investigado, de una tendencia, desplazamiento o transición al interior del movimiento estudiantil secundario, desde formas de asociatividad y organización propias del modelo liberal que delega la soberanía de los y las ciudadanas en representantes electos o electas, hacia la preeminencia de un modelo democrático socialista de participación directa e igualitaria en el autogobierno comunitario. Se concluye reafirmando el carácter contra hegemónico que bajo las distinciones usadas adquiere el movimiento estudiantil secundario en la actualidad neoliberal chilena |
Palavras-chave: | Educación Ciudadanía Movimiento estudiantil secundario Movimento estudantil secundário Educação Chile Cidadania Republicanismo Neoliberalismo |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | GONZÁLEZ, René Antonio Varas. Cidadania e Educação no Chile: o movimento estudantil secundarista de Santiago e a revitalização da tradição republicana democrática socialista. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14859 |
Data de defesa: | 3-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana |
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