Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14864
Tipo do documento: Dissertação
Título: SAERJ/SAERJINHO: Política pública de melhoria da educação fluminense (?)
Título(s) alternativo(s): SAERJ / SAERJINHO: Public policy to improve education in Rio de Janeiro (?)
Autor: Campos Neto, Pedro Francisco 
Primeiro orientador: Gama, Zacarias Jaegger
Primeiro membro da banca: Ramos, Marise Nogueira
Segundo membro da banca: Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha
Resumo: O trabalho pretende analisar a avaliação diagnóstica bimestral - SAERJ/SAERJINHO - da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) criado para melhorar o Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ), em 2011, pelo então Secretário Wilson Risolia. O SAERJ/SAERJINHO é apontado como uma das políticas educacionais responsáveis pela melhora da educação fluminense no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Desde a criação do exame e outras medidas da gestão de impacto, o Estado vem subindo no ranking nacional e atualmente é o quarto colocado no ensino médio, em contraste com a penúltima colocação de 2010. Este trabalho visa problematizar o SAERJ/SAERJINHO, seu projeto político pedagógico-avaliativo, articulação com outras medidas da SEEDUC assim como o avanço que teria propiciado no IDEB e refletir o exame para além do auxílio na melhoria dos indicadores
Abstract: The paper intends to analyze the bi-monthly diagnostic evaluation - SAERJ/SAERJINHO - of the State Department of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC) created in 2011, to improve the Evaluation System of the State of Rio de Janeiro (SAERJ), by then Secretary Wilson Risolia. SAERJ/SAERJINHO is pointed out as one of the educational policies responsible for promoting the improvement of Rio de Janeiro's Education in the Basic Education Development Index (IDEB). Since the creation of the exam, and other measures of impact management, the state has been rising in the national ranking and currently occupies the fourth place in high school, in contrast to the penultimate placement in 2010. This paper aims to problematize SAERJ/SAERJINHO, its political pedagogical-evaluative project, its articulation with other SEEDUC measures as well as the progress it would have made possible in the IDEB and reflect the examination beyond its aid in improving the indicators
Palavras-chave: Basic Education, Evaluation
Educação Básica
SAERJ/SAERJINHO
Educação Rio de Janeiro
Política Pública
Avaliação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: CAMPOS NETO, Pedro Francisco. SAERJ/SAERJINHO: Política pública de melhoria da educação fluminense (?). 2018. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14864
Data de defesa: 6-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Pedro Francisco Campos Neto.pdf909,95 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.