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Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação do supervisor educacional do Estado do Rio de Janeiro: perfil, competência e ação
Título(s) alternativo(s): The formation of the educational supervisor of the State of Rio de Janeiro: profile, competence and action
Autor: Corrêa, Rosângela dos Santos 
Primeiro orientador: Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
Primeiro membro da banca: Tuttman, Malvina Tania
Segundo membro da banca: Valle, Bertha de Borja Reis do
Resumo: Ao observar as instituições escolares do nosso país ao longo da história, vimos surgir um profissional chamado SUPERVISOR ESCOLAR cuja ação não tinha regulamentação e em alguns momentos era visto como autoritário e até mesmo delator dos colegas. De acordo com a teoria educacional esta função apresentou vários nomes, dentre eles, Professor Supervisor Educacional, Inspeção Escolar e Coordenação Pedagógica, fruto de uma ideologia/ação sempre presente. Nesse sentido, a pesquisa que realizamos teve como objetivo traçar o perfil da formação humana e da matriz de competências do Supervisor Educacional, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, identificando a representação desses profissionais em seu campo de atuação. Nesse processo alguns autores nos serviram de base teórica para o tema Supervisão Educacional: Rangel, Valle, Tardiff; para o tema Formação Humana: Gramsci, Lukács, Frigotto; e para o tema Políticas Públicas: Gentili, Sader, Arroyo. O presente trabalho pode contribuir para um melhor entendimento da relação entre poder, gestão e conhecimento nas ações da Supervisão Educacional, dentro de uma pesquisa de perspectiva sócio-histórica, com predominância qualitativa. O âmbito dessa pesquisa foi estadual e o projeto envolveu vinte e sete municípios do Estado do Rio de Janeiro, em Nível Local e Nível Central.
Abstract: When looking at the educational institutions of our country throughout history, we saw to appear a called professional SCHOOL SUPERVISOR whose action did not have regulation and at some moments he was seen as and even delator of the colleagues authoritarian. In accordance with the educational theory this function presented some names, amongst them, Professor Educational Supervisor, Pertaining to school Inspection and Pedagogical Coordination, fruit of an ideology/always present action. In this direction, the research that we carry through had as objective to trace the profile of the formation human being and the matrix of abilities of the Educational Supervisor, in the scope of the State of Rio De Janeiro, identifying the representation of these professionals in its field of performance. In this process some authors had served of theoretical base for the subject Educational Supervision: Rangel, Valle, Tardiff; for the subject Formation Human being: Gramsci, Lukács, Frigotto; e for the subject Public Politics: Gentili, Sader, Arroyo. The present work can contribute for one better agreement of the relation between being able, management and knowledge in the actions of the Educational Supervision, inside of a research of partner-historical perspective, with qualitative predominance. The scope of this research was state and the project involved twenty and seven cities of the State of Rio De Janeiro, in Local Level and Central Level.
Palavras-chave: Educational supervision
Human education
Public policy
Educational Administration
Elementary education
Supervisão educacional
Formação humana
Políticas públicas
Educação básica
Administração educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: CORRÊA, Rosângela dos Santos. A formação do supervisor educacional do Estado do Rio de Janeiro: perfil, competência e ação. 2010. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14868
Data de defesa: 31-Ago-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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