Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14885
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo |
Título(s) alternativo(s): | The explainers: from the "shadows" to the parallel teaching |
Autor: | Nascimento, Andréa Silva do ![]() |
Primeiro orientador: | Paiva, Vanilda Pereira |
Primeiro membro da banca: | Mata, Vera Lucia Calheiros |
Segundo membro da banca: | Frigotto, Gaudêncio |
Resumo: | O objeto do presente estudo refere-se ao trabalho dos explicadores pessoas que praticam uma espécie de ensino paralelo ao sistema de ensino oficial através de uma atividade informal realizada de forma privada no espaço doméstico. Trata-se de um fenômeno tradicional que vem crescendo de modo acelerado na cidade do Rio de Janeiro, especialmente na Zona Oeste. Esta investigação tem como principal objetivo a análise das funções desempenhadas pelos explicadores como uma possível interpretação acerca da dinâmica dos problemas localizados tanto na Educação Básica, e mais especificamente no Ensino Fundamental, quanto nas recentes mudanças ocorridas no mercado de trabalho que obrigam um considerável número de pessoas, através de uma inserção marginal, a se dedicarem à atividade em questão. O eixo metodológico investe nas múltiplas formas de falar dos sujeitos. Assim, a investigação privilegia as técnicas consagradas pela etnografia: entrevistas e análise de dados empíricos. Desta forma, esta dissertação apresenta os possíveis aspectos que legitimam e colaboram para o fato de um número significativo de crianças freqüentarem as explicações . |
Abstract: | The object of this study refers to the work of "explicadores" - people who practice a kind of parallel teaching compared to the official teaching system in an informal way and in their own domestic space. It deals with a traditional phenomenon which is growing in the city of Rio de Janeiro, especially in the west zone. This research has as its main objective the analysis of the roles performed by the "explicadores" as a possible interpretation about the dynamics of the problems found in Primary School and more specifically, in Elementary School as well as the recent changes in the working market that forces a considerable number of people, through a marginal insertion in the working market to dedicate themselves to the activity in question. The methodological axis invests in multiple ways to talk about "explicadores". Thus, the research favours the techniques accepted by ethnography: interviews and analysis of empirical data. This way, this dissertation presents the possible aspects that legitimate and collaborate to the fact that a significant number of children attend the explanatory classes |
Palavras-chave: | Public policies education Informal activity Políticas públicas educacionais Atividade informal Escolas públicas Escolarização Educação informal |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | NASCIMENTO, Andréa Silva do. Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14885 |
Data de defesa: | 29-Jun-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Diss_Andrea_Silva_Completa.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.