Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14885
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo
Título(s) alternativo(s): The explainers: from the "shadows" to the parallel teaching
Autor: Nascimento, Andréa Silva do 
Primeiro orientador: Paiva, Vanilda Pereira
Primeiro membro da banca: Mata, Vera Lucia Calheiros
Segundo membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Resumo: O objeto do presente estudo refere-se ao trabalho dos explicadores pessoas que praticam uma espécie de ensino paralelo ao sistema de ensino oficial através de uma atividade informal realizada de forma privada no espaço doméstico. Trata-se de um fenômeno tradicional que vem crescendo de modo acelerado na cidade do Rio de Janeiro, especialmente na Zona Oeste. Esta investigação tem como principal objetivo a análise das funções desempenhadas pelos explicadores como uma possível interpretação acerca da dinâmica dos problemas localizados tanto na Educação Básica, e mais especificamente no Ensino Fundamental, quanto nas recentes mudanças ocorridas no mercado de trabalho que obrigam um considerável número de pessoas, através de uma inserção marginal, a se dedicarem à atividade em questão. O eixo metodológico investe nas múltiplas formas de falar dos sujeitos. Assim, a investigação privilegia as técnicas consagradas pela etnografia: entrevistas e análise de dados empíricos. Desta forma, esta dissertação apresenta os possíveis aspectos que legitimam e colaboram para o fato de um número significativo de crianças freqüentarem as explicações .
Abstract: The object of this study refers to the work of "explicadores" - people who practice a kind of parallel teaching compared to the official teaching system in an informal way and in their own domestic space. It deals with a traditional phenomenon which is growing in the city of Rio de Janeiro, especially in the west zone. This research has as its main objective the analysis of the roles performed by the "explicadores" as a possible interpretation about the dynamics of the problems found in Primary School and more specifically, in Elementary School as well as the recent changes in the working market that forces a considerable number of people, through a marginal insertion in the working market to dedicate themselves to the activity in question. The methodological axis invests in multiple ways to talk about "explicadores". Thus, the research favours the techniques accepted by ethnography: interviews and analysis of empirical data. This way, this dissertation presents the possible aspects that legitimate and collaborate to the fact that a significant number of children attend the explanatory classes
Palavras-chave: Public policies education
Informal activity
Políticas públicas educacionais
Atividade informal
Escolas públicas
Escolarização
Educação informal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: NASCIMENTO, Andréa Silva do. Os explicadores: das sombras ao ensino paralelo. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14885
Data de defesa: 29-Jun-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Diss_Andrea_Silva_Completa.pdf1,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.