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Tipo do documento: Dissertação
Título: O MST e a proposta de formação humana da Escola Nacional Florestan Fernandes para a classe trabalhadora: uma síntese histórica
Título(s) alternativo(s): The MST and the proposal of human formation of the National School Florestan Fernandes for the hard working class: a historical synthesis
Autor: Princeswal, Marcelo 
Primeiro orientador: Mancebo, Deise
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Silva, Roberta Maria Lobo da
Resumo: A presente dissertação tem como tema de estudo a formação humana proposta pelo Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), tendo como objeto empírico a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). Inaugurada em janeiro de 2005, a ENFF representa a síntese histórica da formação engendrada pelo MST durante os 23 anos de atuação no cenário político brasileiro, com o principal objetivo de formar quadros para o constante desenvolvimento da organicidade interna, bem como para o conjunto dos movimentos sociais brasileiros e da América Latina. A ENFF é responsável por centralizar as diversas experiências no campo de formação superior desenvolvidas pelo Movimento, sejam elas em convênios com as universidades brasileiras ou nos cursos livres realizados na própria sede da Escola. Na abordagem do tema serão utilizadas as análises tecidas por Marx sobre o trabalho em seu sentido ontocriativo, como também o caráter alienante que este assume no capitalismo. Evidenciamos a estreita relação do trabalho com as práticas educativas, visando atender as demandas da acumulação do capital e como a trajetória de luta do MST pela educação formal visa romper com esta lógica hegemônica. Do mesmo modo, será analisada a formação política construída pelo Movimento a partir da noção de intelectuais orgânicos desenvolvida por Antônio Gramsci, responsáveis pela elaboração e difusão de uma nova cultura, tendo como horizonte o socialismo. Desse modo, notamos que o MST, e em particular a Escola Nacional Florestan Fernandes, propõe a construção de uma ética que contrapõe ao individualismo, ensejando novos valores pautados na solidariedade e no companheirismo
Abstract: This study aims at analyzing the structure of the courses offered at the Landless Movements (MST) camp sites with special focus on the courses of the National School Florestan Fernandes (ENFF). The ENFF was launched in January 2005 and represents a synthesis of the 23 years of activity of the Landless Movement in the Brazilian political scenario. The main objective is to train new members not only for the Landless Movement itself but also for participants of different social movements in the country and in Latin America. The ENFF is responsible for centralizing all the methodologies developed by the MST schools and also by the Landless Movement in association with other Brazilian universities. The analysis include Marx´s writings on the concepts of work, capitalism and alienation. We can identify that there is a direct relation between work and educational practices aiming at accumulating capital/resources. The proposal of the Landless Movement goes in opposite direction from this hegemonic perspective. This dissertation will also analyze the structure of the political courses created by the MST based on Gramsci´s work. Authors such as Gramsci envision a new type of political culture with special emphasis on socialism. Therefore the Landless Movement and in particular the National School Florestan Fernandes value an ethics opposed to the growing individualism of modern society emphasizing on solidarity instead
Palavras-chave: Movement of the Agricultural Workers Without Land
National School Florestan Fernandes (Brazil)
Socialism
Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra
Escola Nacional Florestan Fernandes (Brasil)
Socialismo
Trabalhadores rurais
Sociologia rural
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: PRINCESWAL, Marcelo. O MST e a proposta de formação humana da Escola Nacional Florestan Fernandes para a classe trabalhadora: uma síntese histórica. 2007. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14888
Data de defesa: 31-Jul-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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