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Tipo do documento: Dissertação
Título: Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia
Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia
Título(s) alternativo(s): Consensus shield by coercion? Institucional assessment as on instrument of struggle for hegemony
Consensus shield by coercion? Institucional assessment as on instrument of struggle for hegemony
Autor: Teixeira, Vanessa Ramos 
Primeiro orientador: Motta, Vania Cardoso da
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Neves, Rosa Maria Corrêa das
Resumo: As análises em torno da atual (re) configuração do capitalismo é um elemento imprescindível para uma crítica da política educacional superior em curso nos países em desenvolvimento, sendo justificada no discurso oficial pela necessidade de adequação destes à ?nova ordem mundial?. Podemos identificar que desde os anos 1990, realiza-se um processo de privatização da educação superior no país, caracterizado pela mercadorização da educação, pela desresponsabilização do Estado na garantia da educação como direito e pela destinação de verbas públicas para a iniciativa privada, é nesse quadro que se insere as mudanças que se processam na avaliação institucional das Instituições de Educação Superior (IES) públicas realizadas no Brasil a partir da década de 1990, seguindo num movimento de continuidades adentrando as décadas seguintes com o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e suas políticas de reformas, sendo ratificada pelos planos e metas de ajuste do governo de Luis Inácio Lula da Silva (2003-2010).
Abstract: The analyzes about the current (re) configuration of capitalism is a necessary element for a critique of current educational policy than in developing countries, being justified in the official discourse of the need to adapt to the "new world order." We can identify that from the year 1990, there will be a process of privatization of higher education in the country, characterized by the commodification of education, the warranty disclaimers in the state of education as a right and the allocation of public funds to private enterprise, that is framework that incorporates the changes that take place in the institutional evaluation of higher education institutions (HEIs) made ??public in Brazil since the 1990s, following a movement of continuities entering the following decades with the government of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002 ) and its reform policies, be ratified by the plans and setting goals of the government of Luis Inacio Lula da Silva (2003-2010).
Palavras-chave: Education
Politics publics
Institutional evaluation
Políticas públicas
Avaliação institucional
Ensino superior Avaliação
Ensino superior Controle de qualidade
Ensino superior Aspectos econômicos
Educação Aspectos políticos
Educação e Estado
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: TEIXEIRA, Vanessa Ramos. Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14899
Data de defesa: 19-Dez-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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