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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14899
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia |
Título(s) alternativo(s): | Consensus shield by coercion? Institucional assessment as on instrument of struggle for hegemony Consensus shield by coercion? Institucional assessment as on instrument of struggle for hegemony |
Autor: | Teixeira, Vanessa Ramos ![]() |
Primeiro orientador: | Motta, Vania Cardoso da |
Primeiro membro da banca: | Frigotto, Gaudêncio |
Segundo membro da banca: | Neves, Rosa Maria Corrêa das |
Resumo: | As análises em torno da atual (re) configuração do capitalismo é um elemento imprescindível para uma crítica da política educacional superior em curso nos países em desenvolvimento, sendo justificada no discurso oficial pela necessidade de adequação destes à ?nova ordem mundial?. Podemos identificar que desde os anos 1990, realiza-se um processo de privatização da educação superior no país, caracterizado pela mercadorização da educação, pela desresponsabilização do Estado na garantia da educação como direito e pela destinação de verbas públicas para a iniciativa privada, é nesse quadro que se insere as mudanças que se processam na avaliação institucional das Instituições de Educação Superior (IES) públicas realizadas no Brasil a partir da década de 1990, seguindo num movimento de continuidades adentrando as décadas seguintes com o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e suas políticas de reformas, sendo ratificada pelos planos e metas de ajuste do governo de Luis Inácio Lula da Silva (2003-2010). |
Abstract: | The analyzes about the current (re) configuration of capitalism is a necessary element for a critique of current educational policy than in developing countries, being justified in the official discourse of the need to adapt to the "new world order." We can identify that from the year 1990, there will be a process of privatization of higher education in the country, characterized by the commodification of education, the warranty disclaimers in the state of education as a right and the allocation of public funds to private enterprise, that is framework that incorporates the changes that take place in the institutional evaluation of higher education institutions (HEIs) made ??public in Brazil since the 1990s, following a movement of continuities entering the following decades with the government of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002 ) and its reform policies, be ratified by the plans and setting goals of the government of Luis Inacio Lula da Silva (2003-2010). |
Palavras-chave: | Education Politics publics Institutional evaluation Políticas públicas Avaliação institucional Ensino superior Avaliação Ensino superior Controle de qualidade Ensino superior Aspectos econômicos Educação Aspectos políticos Educação e Estado |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | TEIXEIRA, Vanessa Ramos. Consenso escudado pela coerção? Avaliação Institucional como instrumento de disputa pela hegemonia. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14899 |
Data de defesa: | 19-Dez-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana |
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Dissert_Vanessa Teixeira.pdf | 978,55 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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