Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14902
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atenção, Sentido!, a Educação a distância está presente na caserna
Título(s) alternativo(s): Parade, Attention!, distance education in the barracks
Autor: Albuquerque, Andréa Carvalho de Castro 
Primeiro orientador: Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
Primeiro membro da banca: Silveira, Cláudio de Carvalho
Segundo membro da banca: Mathias, Suzeley Kalil
Resumo: O presente trabalho visa descrever o fenômeno da educação a distância e investigar as atitudes dos alunos militares para com a modalidade de EAD no Sistema de Ensino do Comando do Exército Brasileiro, particularmente, no âmbito do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), responsável pela formação dos oficiais combatentes. Compreender as atitudes dos alunos para com essa modalidade de ensino, contribui para o planejamento e implementação de efetiva política de formação da Instituição. Para isso, toma-se como eixo norteador o processo de modernização da Instituição com seus desdobramentos formativos, de forma a traduzir a incorporação da educação a distância como um movimento crescente do Processo de Modernização de Ensino, alicerçado nas pedagogias da aprendizagem de vertente cognitivistas. De fato, é diante da EAD que será enfrentada a dificuldade de transformar os princípios normativos das políticas de formação em atitudes que favorecerão o desenvolvimento da Instituição frente às novas e desafiantes demandas do processo formativo do oficial combatente.
Abstract: This work describes the distance learning phenomenon and investigates the attitudes of military students towards the distance learning mode in the educational system of the Brazilian Army Command. More exactly, it focus on the Department of Education and Culture of the Army (DECEx), which is responsible for training officers. Understanding the students attitudes to this teaching mode contributes to the planning and implementation of an effective educational policy in the institution. To that end, the guideline of this dissertation is the modernization process of the institution and its consequences for educational planning. It sees the adoption of distance education as an accompanying and increasingly important move in the teaching modernization process, based on cognitive learning pedagogies. In fact, it is through distance education that educational policies will face the challenge of transforming its normative principles into measures which will favor the institutional development as regards new and challenging demands of the officer training process.
Palavras-chave: Military education
Distance education
Attitudes towards technology
Educação a distância
Atitudes frente à tecnologia
Educação militar
Ensino a distância - Avaliação
Ensino a distância - Planejamento
Brasil - Forças Armadas - Oficiais
Tecnologia educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: ALBUQUERQUE, Andréa Carvalho de Castro. Atenção, Sentido!, a Educação a distância está presente na caserna. 2011. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14902
Data de defesa: 26-Set-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Andrea Albuquerque.pdf4,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.