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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14918
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Trabalho, educação e emancipação humana: o movimento sem-terra e os horizontes para o ensino médio do campo |
Título(s) alternativo(s): | Work, education and secondary education : The Landless Rural Workers Movement and the horizons to the High School in field |
Autor: | Lima, Jacqueline Aline Botelho ![]() |
Primeiro orientador: | Frigotto, Gaudêncio |
Primeiro membro da banca: | Ramos, Marise Nogueira |
Segundo membro da banca: | Leher, Roberto |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado pretende analisar como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) organiza o debate de construção do Ensino Médio do Campo, numa análise de suas propostas de educação para este nível da formação. O Ensino Médio, e, em especial, o Ensino Médio do Campo, possui centralidade neste trabalho justamente por ser neste período que se enfatiza o dilema capitalista da relação dicotômica entre trabalho e educação, quando os jovens são levados a escolher se seguirão os estudos, se ingressarão no mercado de trabalho ou se buscarão a conciliação das duas "opções" com prejuízo da formação. O caráter desta escolha é determinado pela condição material experimentada por estes jovens, e, neste aspecto, fazemos uma análise da produção da "mercadoria" como base da exploração do homem pelo homem no capitalismo. É intenção do nosso trabalho analisar como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra realiza o resgate na luta concreta-ideológica da relação dialética teoria-prática; como o movimento enfrenta as demandas concretas por trabalho e por educação; neste sentido, analisamos as propostas de educação de Nível Médio do MST, identificando se estas operam o rompimento da relação dicotômica entre esses processos. Ao analisarmos como o MST se aproxima da leitura da educação como princípio educativo, pretendemos identificar as tendências do Movimento em construir um projeto popular alternativo à sociedade capitalista. Neste trabalho, também buscamos fazer uma análise da relação histórica entre o homem e o trabalho, destacando como se dá a produção material da vida dentro da sociedade capitalista e suas determinações sobre o indivíduo social. Fazemos uma aproximação com a história conjuntural latino-americana, numa análise geral da conflitividade latina na busca pela terra, pela educação como expressão das ausências do Estado na relação de dependência do capitalismo brasileiro em relação aos países centrais. Destacamos também como as organizações sociais e os movimentos de esquerda no Brasil se reorganizam nesta conjuntura, buscando identificar como o MST contribui para a ressignificação do campo educacional brasileiro. |
Abstract: | This dissertation intends to analyze how Brazil's Landless Rural Workers' Movement (in Portuguese, Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra aka MST) organizes the discussion about the construction of Secondary Education in its settlements and camps, examining this education system s polices and structure. Secondary Education, specifically Specialized Rural Secondary Education, is the central subject in this dissertation as this life period is characterized by the capitalist dilemma concerning the dichotomous relation between work and education, when young people has to choose between pursuing higher education and entering the labour market, or even try to conciliate the other two options , risking their formal education. This choice is determined by material conditions experienced by the youth, and, in this aspect, it will be analyzed the production of goods as the basis of exploitation of man by man in capitalism. It is a purpose of this dissertation to examine Brazil s Landless Workers concrete-ideological fight in the theory-practical dialectic relation and how the movement faces the concrete demands for work and education. At this point, it will be examined the system of polices and regulations of MST s specialized Secondary Education, identifying if these create the disruption of the dichotomous relation between those processes. Analyzing MST s interpretation of education as an educative principle, it is intended to identify the Movement s tendencies in building an alternative popular project to the capitalist society. This dissertation also analyzes the historical relation between man and work, pointing material production of life in the capitalist society out and its consequences on the social individual. It is also examined Latin American conjectural history, in a general analysis of the Latin conflicts concerning land demarcation and the search for education, as an expression of the absence of the Brazilian State in this capitalist scenario, added to its dependence to central countries. The reorganization of social organizations and left-wing movements in Brazil in this conjuncture is another question discussed in this dissertation, as well as MST s contribution for the creation and discussion of another meaning for Brazilian educational field. |
Palavras-chave: | Secondary education Social movements Landless Workers Movement Trabalho Educação Movimentos sociais Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra Ensino médio Educação para o trabalho Cidadania |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | LIMA, Jacqueline Aline Botelho. Trabalho, educação e emancipação humana: o movimento sem-terra e os horizontes para o ensino médio do campo. 2008. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14918 |
Data de defesa: | 29-Abr-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana |
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