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Tipo do documento: Dissertação
Título: As parcerias entre setor empresarial e universidade : ampliação das territorialidades mercantil-corporativas no espaço público acadêmico
Título(s) alternativo(s): The partnerships corporate agents and university: enlargement of business-corporate territoriality within the academic public space
Autor: Brito, Leonardo Chagas de 
Primeiro orientador: Gentili, Pablo Antonio Amadeo
Primeiro membro da banca: Leher, Roberto
Segundo membro da banca: Mancebo, Deise
Resumo: Neste trabalho pretendemos identificar como as parcerias público-privadas entre Universidade e agentes empresariais no Brasil, contribuem para a ampliação das territorialidades mercantil-corporativas no interior do espaço público acadêmico, no que se refere aos seus sistemas de ações e de objetos. A adoção dessas parcerias por parte das Universidades Públicas é fundamentada pelo discurso neoliberal para que saiam da crise financeira e de gestão, aumentando sua produtividade e eficiência . Assim, observamos que além da mercantilização do conhecimento, é cada vez mais comum no interior das relações espaciais de tais instituições, a internalização de procedimentos de gestão empresarial. Consideramos que o processo histórico e dialético, não dissociado no tempo e no espaço, explica fundamentalmente os vínculos diretos e indiretos da Educação Superior Pública no Brasil com os setores empresariais, tendo como princípio a Reforma Universitária de 1968. Atualmente, para entender tais vínculos, a revolução técnico-científica-informacional, o processo de globalização econômica capitalista e o projeto neoliberal constituem-se em macro referências que inter-relacionadas possibilitam a compreensão das transformações em curso no que se refere ao Estado e a própria Universidade Pública.
Abstract: Our aim here is to find out how the public and private partnership between university and corporate agents in Brazil contribute to the enlargement of the business-corporate territoriality within the academic public space, with respect to their systems of actions and objects. The adoption of these partnerships by public universities is based on neoliberal discourse which advocates that the partnership is the only way to get rid of the financial and management crises, improving the productivity and efficiency. In this way, we show that, beyond the mercantilization of knowledge, is very often the insertion of management procedures inside the spacial relations of the public universities. We consider that the historical and dialetical process, that is not dissociated in time and in space, can explain the direct and indirect ties between Higher Education and corporate sectors, and we take the university reform, that occurred in 1968, as the beginning. Nowadays, in order to understand those ties, the techno-scientific information revolution, the capitalist process of economic globalization and the neoliberal project are taked as macro references that, once related, make possible the understanding of the current transformations that take place in State and in public university itself.
Palavras-chave: Universities and colleges
Territoriality
Partnerships
Public and private
Universidades e faculdades
Territorialidades
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: BRITO, Leonardo Chagas de. As parcerias entre setor empresarial e universidade : ampliação das territorialidades mercantil-corporativas no espaço público acadêmico. 2007. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14925
Data de defesa: 3-Out-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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