Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14938
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formando os formadores: sobre a capacitação docente e seus impactos laborais
Título(s) alternativo(s): Educating the educators: on teachers building process and its working aspects
Autor: Leal, Rony Pereira 
Primeiro orientador: Amado, Luiz Antonio Saléh
Primeiro membro da banca: Mancebo, Deise
Segundo membro da banca: Lopes, Marcia Cavalcanti Raposo
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o conjunto de atividades desenvolvidas na Formação de Formadores, oferecida pelo PROEJA Fic entre os anos de 2010 e 2013, no município de Nilópolis. Desta forma, buscou se considerar as diferentes vinculações docentes ao projeto e seus efeitos de implicação e sobreimplicação com relação às atividades propostas e ao próprio fazer laboral. Adotou se a utilização de procedimentos metodológicos coadunantes com o campo do institucionalismo, sendo a intervenção realizada através de grupo focal com os professores participantes da Formação. Inicialmente, é desenvolvida uma discussão em torno da atividade laboral nas sociedades contemporâneas, buscando se evidenciar seu caráter dualista e estratificador. No que tange à atividade docente, evidencia os impactos desta ruptura nos modos de existência destes profissionais. Em seguida, são apresentadas as diferentes concepções de educação profissional e suas interfaces com as políticas relativas à Educação de Jovens e Adultos e a regulamentação dos processos de formação inicial e continuada docente, evidenciando a organização política e social da categoria em torno destas questões. Por fim, são apresentadas as diferentes abordagens de formação docente adotadas no Brasil, suas concepções e sentidos, bem como é analisado o conjunto de atividades da Formação de Formadores, tendo como elementos de análise não apenas os documentos normativos e os registros oficiais, mas, principalmente, o relato dos docentes, materializado através das falas durante os grupos focais e de suas ações/ reações/ subversões ao longo do processo
Abstract: This researh has as its goal to analyze the main activities developed in the teaching training program, offered by PROEJA Fic between 2010 and 2013, in the city of Nilópolis. Different paths and links in the project together with its implication effects and over implication in relation to the proposal activities and in its own labor deed were the main focus of this work. Methodological procedures gathered with the intuitionalist field were used in this research, in a way that interventions were made throughout the group in focus together with the teachers enrolled in the program. As first step, discussions surrounding the working activities in the modern societies are developed, trying to enhance its dual and stratifying side. In relation to the docents activities, it enhances how the rupture of these professional existences impacts the teachers. Afterwards the different conceptions of professional education are presented and its interfaces within the policies towards the Adults and young adults education and the regulations of initial teaching formation and continuum teaching formation processes, pointing out the social and political organization surrounding these questions. At the end, different approaches in the docents formation in Brazil are presented. Their conception and the meaning of the activities of the teachers formation are analyzed as a whole, and not only official documents and evidences but also the teachers testimony, throughout speeches while in the focus group about their actions /reactions/ subversion during the process are taking into consideration in this paper. The analysis of these implications comes as a highlight throughout the process of this work
Palavras-chave: Teachers formation
Integrated Education
EJA
PROEJA Fic
Formação docente
Ensino integrado
EPT
Professores Formação Nilópolis (RJ)
Educação de adultos Nilópolis (RJ)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Ensino integrado Nilópolis (RJ)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: LEAL, Rony Pereira. Formando os formadores: sobre a capacitação docente e seus impactos laborais. 2014. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14938
Data de defesa: 18-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Rony Pereira Leal.pdf2,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.