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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo da implementação da política nacional de transporte de massa da Colômbia: o caso Barranquilla
Título(s) alternativo(s): Estudio de la implementación de la política nacional de transporte de masa de Colombia: el caso de Barranquilla
Autor: Diaz, Vanessa Piñeres 
Primeiro orientador: Oliveira, Floriano José Godinho de
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Arlete Moyses
Segundo membro da banca: Algebaile, Eveline Bertino
Terceiro membro da banca: Kleiman, Mauro
Resumo: Partindo do princípio de que o acesso das populações aos meios de transporte é um elemento essencial para sua participação nas dinâmicas econômicas e sociais, esta pesquisa tem por objetivo analisar a transformação da mobilidade urbana ocorrida na Colômbia nos últimos quatorze anos. O governo colombiano, a partir do ano 2000, promoveu o sistema BRT (bus rapid transit) como solução para os tradicionais problemas de mobilidade urbana do país. Essa política fundamentou-se na experiência do sistema Transmilenio de Bogotá, primeiro BRT da Colômbia e reconhecido internacionalmente como uma alternativa de qualidade e baixo custo, equiparável aos sistemas sobre trilhos. O trabalho estuda a política que propagou o modelo Transmilenio, focando-se principalmente na réplica que este teve em uma das principais cidades da Colômbia, Barranquilla. Analisam-se os principais delineamentos, os atores que têm influência na tomada de decisões sobre mobilidade urbana e seus mecanismos de ação. Tal percurso é a base para, finalmente, compreendermos a realidade hoje vivenciada pela população de Barranquilla. Destaca-se a influência do Banco Mundial como gerador de política internacional de mobilidade urbana e seu papel no financiamento dos sistemas de massa colombianos
Abstract: Partiendo de la base que el acceso a los medios de transporte es esencial para una efectiva participación de las poblaciones en las dinámicas económicas y sociales, la presente investigación se propone analizar las transformaciones en la movilidad urbana de Colombia de los últimos catorce años. Desde el año 2000, el gobierno colombiano promovió el sistema BRT (bus rapid transit) como solución a los problemas de movilidad urbana del país. Está política se fundamentó en la experiencia del sistema Transmilenio de Bogotá: el primer BRT de Colombia y reconocido internacionalmente como una alternativa barata y de calidad equiparable a los sistemas sobre rieles. Este trabajo aborda la política colombiana que difundió el sistema, enfocándose principalmente en su implantación en Barranquilla, una de las principales ciudades de Colombia. Se analizan los lineamientos principales, los actores que tienen influencia en la toma de decisiones de movilidad en el país y sus respectivos mecanismos de acción. Este recorrido sirve de base para compreender la realidad que hoy es vivida por la población de Barranquilla. A lo largo del trabajo, se destaca el papel del Banco Mundial como generador de políticas de movilidad urbana y su papel en el financiamiento de los sistemas de transporte masivo en Colombia
Palavras-chave: Barranquilla
BRT
Colômbia
Mobilidade
Transmetro
Transmilenio
Mobilidade Colômbia
Banco Mundial
Transporte público Colômbia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: DIAZ, Vanessa Piñeres. Estudo da implementação da política nacional de transporte de massa da Colômbia: o caso Barranquilla. 2014. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14939
Data de defesa: 7-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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