Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14944
Tipo do documento: Dissertação
Título: As ciências sociais e humanas e a formação em Educação Física: possibilidades e limites de um projeto contra-hegemônico
Título(s) alternativo(s): Las ciencias sociales y humanas y la formación en Educación Física: posibilidades y límites de un proyecto contrahegemónico
Autor: Figueiredo, Bernardo de Mattos 
Primeiro orientador: Vale, Andréa Araújo do
Primeiro membro da banca: Almeida, Paulo Antonio Cresciulo de
Segundo membro da banca: Peres, Paulo Roberto Monteiro
Resumo: O objetivo deste trabalho é, a partir de um notório conflito epistemológico na formação em Educação Física, propor uma investigação sobre os fundamentos que originaram uma presença hegemônica das ciências naturais e biológicas nas explicações sobre o corpo do homem e, consequentemente, nos currículos dos cursos de formação na área, além de discutir se, por meio de uma maior presença das ciências sociais e humanas nestes processos de formação, é possível pensar em uma formação de caráter omnilateral, crítica, mais humanizada e que faça com o que o professor assim formado entenda e se envolva com os problemas políticos e sociais que envolvem a sociedade de classes. Por intermédio de uma revisão da literatura e uma pesquisa documental, o presente trabalho tem como objetivos específicos desenvolver argumentativamente três debates centrais sobre: a Educação Física e a Formação Humana; as concepções de homem e do campo em disputa; e uma pesquisa documental sobre os Projetos Políticos-Pedagógicos/currículos de cursos de Educação Física das universidades públicas do Grande Rio. No primeiro momento (capítulo 1), desenvolver- se-á um debate sobre a formação humana em perspectiva omnilateral e sobre a questão do poder e da hegemonia na construção do conhecimento. Acompanhando esta discussão, estará uma revisão de literatura relacionada a uma parte da história e a algumas concepções da Educação Física. O segundo debate, desenvolvido no segundo capítulo, debruçar-se-á sobre os conflitos epistemológicos no campo da Educação Física, realizando também uma pesquisa histórica sobre os suportes teóricos e práticas disciplinares que atuam sobre o homem e o corpo moderno, além de uma apresentação de exemplos concretos de sujeitos da Educação Física que compreendem o homem, o corpo e os professores de Educação Física contra hegemonicamente, como perspectiva emancipadora para a formação humana. A título de conclusões, deixa-se claro que o trabalho não pretende esgotar o assunto pela amplitude de seu conteúdo e pretende ampliar a discussão e suscitar outras pesquisas que deem continuidade ao estudo desse tema, além de despertar novas provocações e questões a serem trabalhadas em futuras pesquisas e, principalmente, na prática pedagógica, social e política dos professores de Educação Física
Abstract: El objetivo de este trabajo es, a partir de un notorio conflicto epistemológico, en el entrenamiento en Educación Física, proponer una investigación sobre las razones que dieron origen a una presencia hegemónica de las ciencias naturales y biológicas en las explicaciones sobre el cuerpo del hombre y por lo tanto el plan de estudios de cursos de capacitación en el área, y para discutir si, a través de una mayor presencia de las ciencias sociales y humanas en estos procesos de formación, se puede pensar en la formación del carácter omnilateral, crítico, más humanizada y qué vas a hacer con el maestro así formado comprender y comprometerse con los problemas políticos y sociales que rodean a las clases de la sociedad. Por medio de una revisión bibliográfica y una investigación documental, este estudio tiene como objetivos desarrollar posiblemente tres debates centrales: Educación Física y Formación Humana; los conceptos de los hombres y el campo en disputa; y una investigación documental sobre el proyectos de política pedagógica / plan de estudios de los cursos de Educación Física en las universidades públicas del Gran Río. En un primer momento (capítulo 1), se desarrollará en un debate sobre el desarrollo humano en perspectiva omnilateral y la cuestión del poder y la hegemonía en la construcción del conocimiento. Tras el debate, será una revisión de la literatura relacionada con una parte de la historia y algunas concepciones de la Educación Física. El segundo debate, desarrollado en el segundo capítulo, se abordará en los conflictos epistemológicos en el campo de la Educación Física, también la realización de la investigación histórica sobre el soporte teórico y prácticas disciplinarias que actúan sobre el hombre y el cuerpo moderno, además de una presentación de ejemplos concretos de asignaturas de Educación Física que entienden el hombre, el cuerpo y los profesores de educación física contra hegemónica, como perspectiva emancipadora para la formación humana. A modo de conclusión, se deja en claro que el trabajo no agota el tema por la amplitud de su contenido y para extender las discusiones y plantear otras investigaciones que dan continuidad al estudio de este tema, así como despertar nuevas provocaciones y cuestiones que deben abordarse en futuras investigaciones y, sobre todo, en la práctica docente, social y política de los profesores de Educación física
Palavras-chave: Educación Física
Conflicto epistemológico
Ciencias naturales y biológicas
Ciencias sociales y humanas
Hegemonía y contrahegemonía
Educação Física
Conflito epistemológico
Ciências naturais e biológicas
Ciências sociais e humanas
Hegemonia e contra-hegemonia
Professores de educação física - formação
Ciências Sociais
Hegemonia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: FIGUEIREDO, Bernardo de Mattos. As ciências sociais e humanas e a formação em Educação Física: possibilidades e limites de um projeto contra-hegemônico. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14944
Data de defesa: 29-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Bernardo Figueiredo.pdf1,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.