Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14948
Tipo do documento: Dissertação
Título: A reconstrução histórica da relação trabalho e educação na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana de 1888 até 1933
Título(s) alternativo(s): The historical reconstruction of labor relations and education at the State Technical School 1888 Ferreira Viana until 1933
Autor: Diógenes, Douglas Eduardo da Conceição 
Primeiro orientador: Ramos, Marise Nogueira
Primeiro membro da banca: Algebaile, Eveline Bertino
Segundo membro da banca: Franco, Maria Aparecida Ciavatta Pantoja
Resumo: Realizo uma investigação acerca da educação no contexto histórico das políticas públicas. Meu objeto de estudo é a relação entre trabalho e educação da Escola Técnica Estadual Ferreira Viana (ETEFV), uma instituição de ensino público da atual rede FAETEC. Tornam-se parte do problema desta pesquisa, as ideologias difundidas pela classe dominante para a produção e reprodução da estrutura social regida pelo modo de produção capitalista. São exemplos disto, o caráter moralizante do trabalho, que fundamenta a formação profissional, por meio de ação direta da administração pública em Decretos, leis, e outros mecanismos de legislação que se interpõem historicamente na relação entre trabalho e educação no período que compreende o desenvolvimento da pedagogia leiga no Brasil tendo como categorização as importantes concepções da filosofia da educação que orientaram as principais tendências pedagógicas desde a fundação da escola em 1888 até 1933. Empreendo assim, metodologicamente, uma pesquisa documental no Centro de Memórias da dita instituição, a fim de obter dados e trabalhar com fontes primárias na investigação. Este estudo é, também, de caráter teórico e tem, como suportes, tanto o trabalho crítico com fontes primárias, quanto à leitura de referencial teórico específico, coletado em fontes secundárias. O estudo tem trazido novas indagações, discussões e reflexões sobre a concepção dialética da educação e pode contribuir na construção de maiores conhecimentos acerca da concepção de trabalho e educação no Brasil
Abstract: Perform a research about education in the historical context of public policy. My object of study is the relationship between work and education Technical School Ferreira Viana (ETEFV) a public educational institution of the current FAETEC network. Become part of the problem of this research, ideologies spread by the ruling class to the production and reproduction of the social structure governed by the capitalist mode of production. Examples of this, the moralizing character of the work, which is based vocational training, through direct action of public administration in decrees, laws, and other legislation mechanisms that stand historically in the relationship between work and education in the period that includes the development the lay pedagogy in Brazil having as categorizing the important concepts of philosophy of education that guided the main pedagogical trends since the school's founding in 1888 until 1933. I undertake so, methodologically, a documentary research on Memories Center of this institution in order to obtain data and work with primary sources in research. This study is also of theoretical character and have, as supports both the critical work with primary sources, as the reading of specific theoretical framework, collected from secondary sources. The study has brought new questions, discussions and reflections on the dialectical conception of education and can contribute to building greater knowledge of the design work and education in Brazil.
Palavras-chave: job
education
public policy
trabalho
educação
políticas públicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: DIÓGENES, Douglas Eduardo da Conceição. A reconstrução histórica da relação trabalho e educação na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana de 1888 até 1933. 2015. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14948
Data de defesa: 31-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Douglas Diogenes.pdf7,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.