Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14958
Tipo do documento: Dissertação
Título: Artes, Aprendizagens, Juventudes e Cidadanias: por práticas fonoaudiológicas revolucionárias
Título(s) alternativo(s): Arts, apprenticeships, youths and citizenships: for revolutionary speech and learning therapeutic practices
Autor: Silva, Thiago Roseiro da 
Primeiro orientador: Amado, Luiz Antonio Saléh
Primeiro membro da banca: Marafon, Giovanna
Segundo membro da banca: Gomes, Maria Paula Cerqueira
Resumo: Esta dissertação é uma análise das práticas fonoaudiológicas nas oficinas Anima Animação, que utilizam a produção de filmes de animação como forma de estimulação da linguagem e da cognição de adolescentes e jovens de favelas do Rio de Janeiro previamente identificados com dificuldades de aprendizagem. A análise foi desenvolvida a partir dos materiais presentes no Google Drive da Ação 3 (equipe responsável pelas oficinas), que foi elaborado e constantemente atualizado pela equipe entre os anos de 2014 e 2016, e teve por referenciais a Análise Institucional, em específico, a Análise de Implicação, a Cartografia e a Aprendizagem Inventiva. Estes referenciais tornaram possíveis análises e discussões dos processos vividos nas oficinas por meio do questionamento das práticas instituídas, das implicações de todos os participantes e da contemplação da cognição e da linguagem não por uma perspectiva da solução de problemas, mas sim, da invenção de problemas, tendo a produção dos filmes de animação como um plano comum de ação e interação entre sujeitos. Isto permitiu novas compreensões sobre as práticas fonoaudiológicas e seus processos de avaliação e intervenção/estimulação na linguagem e na cognição. Deste modo, foi possível perceber que as práticas fonoaudiológicas e sua aproximação com as artes podem ser revolucionárias na medida que se afasta de seu caráter normativo sobre a linguagem e a cognição, e se aproxima do acolhimento das produções subjetivas no encontro entre fonoaudiólogos e outros sujeitos. Promovendo desta forma novas perspectivas de cidadania para os adolescentes e jovens atendidos
Abstract: This dissertation is an analysis of speech and learning therapeutic practices in the workshops Anima Animação. Such workshops use the production of animation movies as a way to stimulate the language and the cognition of adolescents and youths from Rio de Janeiro's slums previously identified with learning disabilities. The analyses were developed with material present in the Google Drive of Ação 3 (the team responsible for the workshops), whose members elaborated and constantly updated it between 2014 and 2016. The references for the analyses were the Institutional Analysis, specifically the Implication Analysis , Cartography and Inventive Learning. Such references made analyses and discussions possible from the processes lived in the workshops, since they help in the questioning of instituted practices, in the implications of all of its participants and in the contemplation of cognition and language not from the problem-solving perspective, but from a problem inventing perspective with the production of animated films as a common plan of action and interaction between subjects. And in this way, they also allowed new understandings of the speech and learning therapeutic practices regarding the evaluation and intervention/stimulation of language and cognition. Speech and learning therapeutic practices can thus be revolutionary by stripping itself of its normative character of language and cognition and moving towards the embracing of subjective productions in the encounter of therapists and other subjects. It promotes new perspectives around the citizenship of the attending adolescents and youths.
Palavras-chave: Speech and learning therapy
Learning disabilities
Animation
Adolescents and youths
Fonoaudiologia
Dificuldades de aprendizagem
Animação
Adolescentes
Adolescentes e jovens
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: SILVA, Thiago Roseiro da. Artes, Aprendizagens, Juventudes e Cidadanias: por práticas fonoaudiológicas revolucionárias. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14958
Data de defesa: 1-Nov-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Thiago R da Silva.pdf1,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.