Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14959
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas de ensino da língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos: contingências, ensaios e experiências
Título(s) alternativo(s): Practicas de La enseñaza de La lengua portuguesa em La Educación de Jóvenes y Adultos: contingencias, ensayos y experiencias
Autor: Santos, Elisangela Barbosa dos 
Primeiro orientador: Amado, Luiz Antonio Saléh
Primeiro membro da banca: Dias, Rosimeri de Oliveira
Segundo membro da banca: Santos, Leonor Werneck dos
Resumo: O presente estudo propõe uma análise das práticas de ensino da língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos que, articulada ao dispositivo curricular integrado, consistem em estratégias possíveis de produção de subjetividades que permitam linhas de fuga às práticas nomeadas tradicionais. O desenvolvimento do estudo se deu a partir das contribuições de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Jorge Larrosa. No primeiro capítulo, A produção de sujeitos, discursos e educação , analisam-se as contribuições de Foucault para compreender a produção de sujeitos e discursos em relação à educação. No segundo capítulo, Educação de Jovens e Adultos: pensar a produção (política) de currículos , debate-se a produção de políticas públicas educacionais para aquela modalidade de ensino, articulada aos debates sobre produção curricular. No terceiro capítulo, Práticas de ensino da língua portuguesa na EJA: produção de experiências e subjetividades , discutem-se a produção da disciplina Língua Portuguesa e a invenção de outras práticas e seus contingentes efeitos nos modos de subjetivação. Ao final do estudo, seguem as reflexões, a partir das análises de algumas produções textuais dos estudantes
Abstract: El presente trabajo propone un análisis de las practicas de la enseñaza de la lengua portuguesa en la Educación de Jóvenes y Adultos que, agregada al dispositivo curricular integrado, consisten en estrategias posibles de producción de subjetividades que les permitan huir de las practicas nombradas tradicionales. El desarrollo del estudio se dio por las contribuciones de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Jorge Larrosa. En el primer capítulo, La producción del sujeto, discursos y educación , se analizan las contribuciones de Foucault para comprender la producción del sujeto y discursos pertinentes a la educación. En el según capítulo, Educación de Jóvenes y Adultos: pensar la producción (política) de currículos , se debate la producción de políticas publicas educacionales para la modalidad de la enseñaza tratada, agregada a los debates sobre producción curricular. En el tercer capítulo, Practicas de enseñaza de la lengua portuguesa en EJA: producción de experencias y subjetividades , se discuten la producción de la Lengua Portuguesa en la creación de otras practicas y sus contingentes efectos en los modos de subjetivación. Al final, siguen las reflexiones, a partir de las análisis de algunas producciones de los estudiantes
Palavras-chave: Practicas de enseñaza
Lengua portuguesa
Currículos
Modos de subjetivación
Língua Portuguesa
Modos de Subjetivação
Educação
Currículos
Prática de ensino
Educação de adultos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: SANTOS, Elisangela Barbosa dos. Práticas de ensino da língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos: contingências, ensaios e experiências. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14959
Data de defesa: 11-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_ Elisangela B Santos.pdf8,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.