Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14967
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cidadania Regulada e Reforma Neoliberal: o caso do Programa Autonomia na rede pública estadual do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Regulated Citizenship and Neoliberal Reform: the case of the Autonomy Program in the state public network of Rio de Janeiro
Autor: Souza, Jaqueline Tavares de 
Primeiro orientador: Gentili, Pablo Antonio Amadeo
Primeiro membro da banca: Algebaile, Eveline Bertino
Segundo membro da banca: Lázaro, André Luiz de Figueiredo
Terceiro membro da banca: Stubrin, Florencia
Resumo: A crise do capitalismo na década de 1980 veio acompanhada, segundo os neoliberalistas, por uma enorme ineficiência estatal, dando margem para que o neoliberalismo se apresentasse como projeto hegemônico, inclusive no campo educacional. Reconfigurado, e agora com o apoio da sociedade civil para a nova crise que se estabelecia na década seguinte, o capitalismo reinventa-se e sobrevive, tendo a educação um caráter cada vez mais compensatório para uma determinada parcela da população. Assim, pretende-se com a pesquisa analisar a partir do binômio autonomia/regulação e do conceito de cidadania regulada , cunhado por Wanderley Guilherme dos Santos (1979), os impactos da reforma educacional do neoliberalismo na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) durante a vigência do Governo Sérgio Cabral (2007-2014), tendo como objeto de estudo o Programa Autonomia política educacional do governo do estado do Rio de Janeiro que se expandiu a partir da reforma educacional na SEEDUC e que teve vigência até o ano de 2015. Sendo uma política pública com a parceria da iniciativa privada, o Programa organiza-se a partir de um ideário neoliberal no qual a cidadania é fundamentada por princípios meritocráticos em que os melhores trinfam e os piores fracassam, regidos por uma política de diferenciação e compensação - caracterizando assim uma regulação da cidadania. A relação entre formar cidadãos e programas de aceleração de formação foi ficando cada vez mais estreita no Brasil. Atualmente essa regulação se veste com trajes ainda mais contraditórios e mais difíceis de identificar quando investigamos políticas educacionais voltadas para a classe trabalhadora cujo objetivo é educar para o conformismo e não para a transformação e emancipação
Abstract: The crisis of capitalism in the 1980s was accompanied by neoliberalism, by a huge state inefficiency, leaving room for neoliberalism to present itself as a hegemonic project, including in the field of education. Reconfigured, and now with the "support" of civil society for the new crisis that was established in the following decade, capitalism reinvents itself and survives, with education becoming more and more compensatory for a certain part of the population. Thus, the research aims to analyze the impacts of the educational reform of neoliberalism in the State Secretariat of Education of Rio de Janeiro, based on the binomial autonomy / regulation and the concept of "regulated citizenship" coined by Wanderley Guilherme dos Santos (1979). (SEEDUC) during the term of the Sérgio Cabral Government (2007-2014). The purpose of this study was to study the "Autonomy Program" - educational policy of the government of the state of Rio de Janeiro that expanded from the educational reform in SEEDUC and which Was a public policy with the partnership of private initiative, the "Program" is organized from a neoliberal ideology in which citizenship is based on meritocratic principles in which the "best" trinfam and the "worse" fail, ruled by a policy of differentiation and compensation - thus characterizing a regulation of citizenship. The relationship between "training citizens" and "training acceleration programs" has become increasingly close in Brazil. Nowadays this regulation dresses up with even more contradictory and difficult to identify when we investigate working class policies aimed at "educating for conformism" rather than transformation and emancipation
Palavras-chave: Project Autonomy
Neoliberalism
Public school
Differentiation - universalization
Programa Autonomia
Escola pública
Diferenciação universalização
Educação
Políticas Públicas
Neoliberalismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: SOUZA, Jaqueline Tavares de. Cidadania Regulada e Reforma Neoliberal: o caso do Programa Autonomia na rede pública estadual do Rio de Janeiro. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14967
Data de defesa: 7-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Jaqueline T de Souza.pdf1,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.