Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14973
Tipo do documento: Dissertação
Título: Brasil e a Cultura do Silêncio, sob a ótica da mídia hegemônica
Título(s) alternativo(s): Brazil and the culture of silence
Autor: Xavier, Márcia Regina Fortes Fernandes 
Primeiro orientador: Gentili, Pablo Antonio Amadeo
Primeiro membro da banca: Algebaile, Eveline Bertino
Segundo membro da banca: Soares, Laura Tavares Ribeiro
Terceiro membro da banca: Vale, Andréa Araújo do
Resumo: Esta pesquisa se propõe a fazer um estudo sobre a cultura do silêncio, expressão usada por Freire, fundada na exclusão e articulada em torno de uma mídia unidirecional, centralizada e hegemônica, concentrada nas mãos de fortes grupos empresariais. A cultura do silêncio contrapõe-se à comunicação dialógica, conceito também articulado por Freire em que a comunicação implica relação e que tem como suporte democrático o direito à comunicação. A pesquisa abordará os efeitos nocivos da concentração dos meios de comunicação, que acaba por comprometer a livre circulação de informação, sonegando informação e privilegiando determinados grupos em detrimento de outros. O estudo abordará também um fenômeno tipicamente brasileiro conhecido como coronelismo eletrônico, política de trocas em que a moeda são as concessões de rádio e televisão. Neste estudo, ainda será abordada a possível influência pedagógica realizada pelos meios de comunicação, considerando a importância a eles conferida. Como contraponto à cultura do silêncio, esta pesquisa abordará o direito à comunicação, reconhecido na atualidade como um direito humano. O estudo abordará as formas de reação à mídia hegemônica, identificando os novos atores sociais que se movimentam na luta pela democratização do setor. Ainda nesse sentido, as novas tecnologias de informação e o advento da internet, contribuíram para ampliação do espaço democrático, rompendo com as barreiras impostas pelas corporações de mídia tradicionais. Novos espaços de discussão foram disponibilizados e a comunicação dialógica, tão almejada por Freire, está em plena vigência. A pesquisa destaca a importância da democratização nas comunicações, todavia, outras medidas também são necessárias para romper a passividade e desenvolver o senso crítico dos receptores e a necessidade um projeto alternativo de nação, que busque a emancipação
Abstract: This work proposes an analysis of the culture of silence, an expression used by Freire, which is based on the exclusion and develops around a unidirectional, centralized and hegemonic media, concentrated on the hands of strong corporations. The culture of silence is opposed to a dialogical communication, a concept also created by Freire, according to which the communication implies a relation and is based on the democratic right to communication. This work will analyze the negative effects of the concentration of media, which jeopardizes the free circulation of information, by omitting information and favoring certain groups to the detriment of others. This paper will also discuss a typical Brazilian phenomenon known as electronic coronelism, a clientelism culture in which the radio and television broadcasting licenses are used as bargain. This work will also discuss the possible pedagogic influence of media, due to the importance attributed to them. As a counterweight to the culture of silence, this work will discuss the right to communication, which is currently recognized as a human right. This paper will analyze the reactions to the hegemonic media, by identifying new social actors that fight for the sector s democratization. In this sense, the new information technologies and the advent of internet contributed to expand the democratic arena and break the barriers imposed by traditional media corporations. New discussion areas are now available and the dialogic communication anticipated by Freire is now in course. The research highlights the importance of democracy in communication, but other steps are also required to overcome the passivity and develop and critical sense of spectators and the need of an alternative project of nation, aimed at emancipation
Palavras-chave: Culture of silence
Freedom of expression
Right to communication
Media
Hegemonic powers
Cultura do silêncio
Liberdade de expressão
Direito à comunicação
Mídia
Poderes hegemônicos
Educação Rio de Janeiro (Estado)
Professores Rio de Janeiro (Estado)
Rio de Janeiro (Estado). Secretaria de Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: XAVIER, Márcia Regina Fortes Fernandes. Brasil e a Cultura do Silêncio, sob a ótica da mídia hegemônica. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14973
Data de defesa: 23-Jun-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissert_Marcia Regina F F Xavier.pdf1,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.