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Tipo do documento: Dissertação
Título: O DSM e os Discursos Contemporâneos: uma leitura psicanalítica de uma prática nos EUA
Título(s) alternativo(s): The DSM and contemporary discourses: a psychoanalytical interpretation of a practice in the USA
Autor: Ribeiro, Carolina Cunha Leite 
Primeiro orientador: Arantes, Esther Maria de Magalhães
Primeiro membro da banca: Laia, Sérgio Augusto Chagas de
Segundo membro da banca: Bezerra Júnior, Benilton Carlos
Resumo: A presente Dissertação buscou pensar um modelo de atendimento à saúde mental baseado no uso obrigatório e precoce do diagnóstico amparado pelo paradigma da psiquiatria biológica, e consequente medicalização. Parte de uma reflexão de uma experiência como terapeuta em uma ONG nos Estados Unidos da América. No modelo dessa prática terapêutica, embora possamos ressalvar aspectos positivos, encontramos diversos outros aspectos que por vezes estigmatizavam o indivíduo e não levavam em conta sua particularidade, fazendo com que o profissional trabalhasse em série, ao invés de trabalhar com o sujeito singular. Buscamos mostrar como esse tipo de prática clínica, que consideramos burocratizada, pode propiciar uma mudança subjetiva daquele que está sendo atendido. A Dissertação traz, inicialmente, um relato dessa experiência nos Estados Unidos da América, seguido de uma discussão sobre as categorias de normal e patológico, e também do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) utilizado nesse modelo de serviço, abordando os contextos históricos que o produziram, assim como as mudanças pelas quais passou em suas diferentes edições. Em seguida, são feitas considerações sobre o uso desse Manual, como, por exemplo, desconsiderar ou minimizar as características culturais dos sujeitos, bem como, muitas vezes, adotar o uso indiscriminado e mesmo abusivo de medicação. Por fim, à luz da teoria psicanalítica lacaniana, fazemos considerações sobre os discursos universitário e capitalista, com o objetivo de melhor pensar a prática clínica em questão
Abstract: This Master s Program Dissertation has aimed at studying a model of mental health care based on the compulsory and early use of the diagnosis supported by the paradigm of biological psychiatry, and its consequent medicalization. It stems from reflections on an experience as a therapist at an NGO in the United States of America. In the model of that therapeutic practice we detected several aspects that sometimes stigmatized the individuals and did not take into account their specific characteristics, imposing a series-oriented tactic to professionals rather than a singular-subject approach. We have attempted to demonstrate how this type of clinical practice , which we consider bureaucratized can provide a subjective change in the individual under treatment. The Dissertation initially presents an account of this experience in the United States of America, followed by a discussion on the categories of the normal and the pathological, as well as the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) used in that service model, addressing the historical contexts that produced it, as well as the changes it has gone through in its different editions. Next, considerations are made about the use of this Manual, such as, for example, not taking into account the subjects cultural characteristics, as well as adopting indiscriminate and exaggerated use of medication. Finally, in the light of the Lacanian psychoanalytic theory, we make considerations about university and capitalist discourses in order to develop better ideas about the clinical practice in question
Palavras-chave: Diagnosis
Medicalization
DSM
Capitalist Discourse
University Discourse
DSM
Discurso Capitalista
Discurso Universitário
Diagnóstico
Medicalização
Saúde Mental
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: RIBEIRO, Carolina Cunha Leite. O DSM e os Discursos Contemporâneos: uma leitura psicanalítica de uma prática nos EUA. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14974
Data de defesa: 26-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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