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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14974
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O DSM e os Discursos Contemporâneos: uma leitura psicanalítica de uma prática nos EUA |
Título(s) alternativo(s): | The DSM and contemporary discourses: a psychoanalytical interpretation of a practice in the USA |
Autor: | Ribeiro, Carolina Cunha Leite ![]() |
Primeiro orientador: | Arantes, Esther Maria de Magalhães |
Primeiro membro da banca: | Laia, Sérgio Augusto Chagas de |
Segundo membro da banca: | Bezerra Júnior, Benilton Carlos |
Resumo: | A presente Dissertação buscou pensar um modelo de atendimento à saúde mental baseado no uso obrigatório e precoce do diagnóstico amparado pelo paradigma da psiquiatria biológica, e consequente medicalização. Parte de uma reflexão de uma experiência como terapeuta em uma ONG nos Estados Unidos da América. No modelo dessa prática terapêutica, embora possamos ressalvar aspectos positivos, encontramos diversos outros aspectos que por vezes estigmatizavam o indivíduo e não levavam em conta sua particularidade, fazendo com que o profissional trabalhasse em série, ao invés de trabalhar com o sujeito singular. Buscamos mostrar como esse tipo de prática clínica, que consideramos burocratizada, pode propiciar uma mudança subjetiva daquele que está sendo atendido. A Dissertação traz, inicialmente, um relato dessa experiência nos Estados Unidos da América, seguido de uma discussão sobre as categorias de normal e patológico, e também do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) utilizado nesse modelo de serviço, abordando os contextos históricos que o produziram, assim como as mudanças pelas quais passou em suas diferentes edições. Em seguida, são feitas considerações sobre o uso desse Manual, como, por exemplo, desconsiderar ou minimizar as características culturais dos sujeitos, bem como, muitas vezes, adotar o uso indiscriminado e mesmo abusivo de medicação. Por fim, à luz da teoria psicanalítica lacaniana, fazemos considerações sobre os discursos universitário e capitalista, com o objetivo de melhor pensar a prática clínica em questão |
Abstract: | This Master s Program Dissertation has aimed at studying a model of mental health care based on the compulsory and early use of the diagnosis supported by the paradigm of biological psychiatry, and its consequent medicalization. It stems from reflections on an experience as a therapist at an NGO in the United States of America. In the model of that therapeutic practice we detected several aspects that sometimes stigmatized the individuals and did not take into account their specific characteristics, imposing a series-oriented tactic to professionals rather than a singular-subject approach. We have attempted to demonstrate how this type of clinical practice , which we consider bureaucratized can provide a subjective change in the individual under treatment. The Dissertation initially presents an account of this experience in the United States of America, followed by a discussion on the categories of the normal and the pathological, as well as the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) used in that service model, addressing the historical contexts that produced it, as well as the changes it has gone through in its different editions. Next, considerations are made about the use of this Manual, such as, for example, not taking into account the subjects cultural characteristics, as well as adopting indiscriminate and exaggerated use of medication. Finally, in the light of the Lacanian psychoanalytic theory, we make considerations about university and capitalist discourses in order to develop better ideas about the clinical practice in question |
Palavras-chave: | Diagnosis Medicalization DSM Capitalist Discourse University Discourse DSM Discurso Capitalista Discurso Universitário Diagnóstico Medicalização Saúde Mental |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | RIBEIRO, Carolina Cunha Leite. O DSM e os Discursos Contemporâneos: uma leitura psicanalítica de uma prática nos EUA. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14974 |
Data de defesa: | 26-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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