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Tipo do documento: Dissertação
Título: A relevância da experiência em mediação museal na formação de professores de história
Título(s) alternativo(s): The relevance of the experience in museum mediation of history teacher
Autor: Borges, Priscila Lopes D avila 
Primeiro orientador: Amado, Luiz Antonio Saléh
Primeiro membro da banca: Costa, Carina Martins
Segundo membro da banca: Frecheiras, Kátia Regina de Oliveira
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar os efeitos da experiência como mediador em museus na formação de professores de história. Selecionamos para realização de estudos de caso dois museus históricos: o Museu Imperial (Petrópolis RJ) e o Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro RJ). A preferência pela tipologia de museus históricos visou o exame da atuação de mediadores que tenham formação em História, em curso ou concluída, dando especial atenção aos discursos e métodos de apresentação utilizados por estes profissionais em sua abordagem, averiguando o entrelaçamento de estratégias do ensino de história e da educação museal. Ao longo do texto buscamos identificar elementos comuns ao trabalho dos professores de história, desde a sua formação até a sua prática em sala de aula, sinalizando as expectativas que recaem sobre esses sujeitos. Tratamos de conceitos fundamentais, como a experiência, segundo Jorge Larrosa Bondía, a formação de sujeitos, de Michel Foucault e o capital cultural, de Pierre Bourdieu, além de debatermos ideias de pedagogos, historiadores, museólogos e sociólogos na busca por uma discussão a respeito do ensino de história no Brasil em espaços formais e não-formais. A pesquisa teve um cunho qualitativo, com dados coletados por meio de observações de campo, entrevistas, leitura de documentos e aplicação de questionários. Os resultados visaram a apreciação das práticas e discursos desenvolvidos pelos mediadores e o exame dos propósitos de professores de história, que escolheram levar seus alunos ao museu como parte de suas estratégias educativas
Abstract: This paper aims to analyse the effects of the experience as mediator in museums in the professional training of history teachers. Two storical museums was selected to realize case studies: the Museu Imperial (Petrópolis - RJ) and the Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro - RJ). The preference for the typology of historical museums aims to examine the performance of mediators who are cursing or have already a degree in History, with speacial attention to the discourses and presentation methods used by these professionals in their approach, to ascertain the interweaving of strategies of teaching of history and museum education. Throughout the text we will try to identify common elements to the work of history teachers, from their formation to their practice in the classroom, signaling the expectations that fall on these subjects. We will approach fundamental concepts such as experience, according to Jorge Larrosa Bondía, the formation of subjects, from Michel Foucault and the cultural capital from Pierre Bourdieu, and discuss ideas of pedagogues, historians, museologists and sociologists seeking for a discussion about the teaching of history in Brazil in formal and non-formal spaces. The research will have a qualitative character, with data collected through field observations, interviews, reading of documents and application of questionnaires. The results aim to evaluate the practices and discourses developed by the mediators and the examination of the purposes of history teachers who choose to take their students to the museum as part of their educational strategies
Palavras-chave: Education
History teaching
Teachers formation
Mediation
Museums
Ensino de História
Formação de Professores
Educação
História - Estudo e Ensino
Museus
Mediação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: BORGES, Priscila Lopes D avila. A relevância da experiência em mediação museal na formação de professores de história. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14976
Data de defesa: 20-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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