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Tipo do documento: Dissertação
Título: A presença de negros em espaços de instrução elementar da cidade-corte: o caso da Escola da Imperial Quinta da Boa Vista
Título(s) alternativo(s): The presence of blacks in areas of elementary education in the city-court: the case of the imperial school of Quinta da Boa Vista
Autor: Lopes, Katia Geni Cordeiro 
Primeiro orientador: Barata, Denise
Primeiro membro da banca: Fonseca, Marcus Vinicius
Segundo membro da banca: Rangel, Sonia de Oliveira Camara
Terceiro membro da banca: Silva, Salomão Jovino da
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo investigar a presença de negros na Escola da Imperial Quinta da Boa Vista. Instituição esta criada e mantida pelo Imperador D. Pedro II, designada, inicialmente, para atender aos filhos dos empregados da Casa Imperial e dos moradores da Imperial Quinta. Para tanto, busca-se priorizar a consulta às fontes primárias, localizadas nos acervos do Museu, Biblioteca e Arquivo Nacional, do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro e do Museu Imperial. A interpretação produzida em relação ao domínio das letras por indivíduos de cor revela que, apesar das barreiras impostas, sobretudo simbólicas, que estabeleceram para essa parcela da população limitações de atuação em muitos ambientes sociais, a exemplo da escola, negros (inclusive na condição de escravos) aprenderam a ler e a escrever em diferentes espaços. Constatação que se contrapõe ao tradicionalmente afirmado pela historiografia educacional de que, durante o período marcado pelo escravismo, esses sujeitos estiveram à margem do mundo letrado, negando, inclusive, a perspectiva de uso das habilidades de leitura e escrita por esses atores sociais em seu cotidiano, como uma possível estratégia de distanciamento e superação da condição cativa
Abstract: This study has as main objective to investigate the presence of blacks in the Imperial School of Quinta da Boa Vista. This institution created and maintained by the Emperor d. Pedro II, initially designated to serve the children of the employees of the Imperial House and the Imperial Farm dwellers. To this end, we seek to prioritize the query to the primary sources, located in the Museum's collections, library and national archives, General Archives of the city of Rio de Janeiro and the Imperial Museum. The interpretation produced in relation to the field of letters by individuals "of color" reveals that, despite the barriers imposed, mainly symbolic, that established for this portion of the population practice limitations in many social contexts, such as the school, blacks (including in the condition of slaves) have learned to read and write in different spaces. Finding that opposes to the traditionally educational historiography asserted that, during the period marked by slavery, these subjects were on the fringes of the literate world, denying even the prospect of use of reading and writing skills by these social actors in their daily lives, as a possible strategy of distancing and overcoming the captive condition
Palavras-chave: Literacy
Slavery
School
Rio de Janeiro
19th Century
Letramento
Escravidão
Escola
Cidade do Rio de Janeiro
Século XIX
Escolas - Brasil - História - II Reinado, 1840-1889
Negros - Educação - Brasil - História - II Reinado, 1840-1889
Educação - Brasil - História - II Reinado, 1840-1889
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: LOPES, Katia Geni Cordeiro. A presença de negros em espaços de instrução elementar da cidade-corte: o caso da Escola da Imperial Quinta da Boa Vista. 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14979
Data de defesa: 30-Nov-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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