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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15530
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Palhaços e Profetas: aspiração, ironia e utopia nas obras de Thomas Mann e Georg Lukács |
Título(s) alternativo(s): | Clowns and Prophets: aspiration, irony and utopia in the works of Thomas Mann and Georg Lukács |
Autor: | Matos, Eduardo de Alencar Abreu ![]() |
Primeiro orientador: | Araujo, Ricardo Augusto Benzaquen de |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Cesar Augusto Coelho |
Segundo membro da banca: | Mello, Luiza Larangeira da Silva |
Resumo: | Nesta dissertação, procuro desenvolver uma comparação por semelhança entre as obras de juventude de Thomas Mann e Georg Lukács. O fio condutor da investigação se inicia com um ponto de partida comum para os dois autores: a idéia de um mundo em crise, onde a arte e a filosofia oferecem alternativas de superação do estado de separação que é condição da experiência moderna. O fundo metanarrativo dessa visão de mundo se assenta no delineamento de um antes e um depois, um ponto de inflexão a partir do qual um ordenamento social integrado ideológica e existencialmente se transforma numa outra realidade diametralmente oposta em todos os aspectos. Lidar com tal estado de coisas impõe determinadas atitudes de ordem teórica e metodológica da parte dos autores em seus respectivos campos. Partindo da idéia de aspiração, conceito que traduz o desejo e o anseio de superação das contradições em voga, cada um deles apresentará maneiras diferentes de se lidar com os dilemas da modernidade. Ao passo que, na obra do romancista germânico, a aspiração desemboca numa determinada concepção da ironia como uma poética particular, uma determinada interpretação da literatura como forma diferenciada de conhecimento; no filósofo húngaro a aspiração se materializa numa concepção específica da utopia como método e objetivo último da análise filosófica. |
Abstract: | The aim of this dissertation is to compare the literary production of the youngThomas Mann and the philosophy of Georg Lukacs. The comparison will proceed on the basis of a idea common to both: in a world in crisis as the modern world, art and philosophy are a way out of the condition of existencial contradiction experienced by modern man. The authors take distinct metodological and theoretical approach to this crisis. Both use the concept of aspiration the desire to leave the condition of contradiction of modernity. But while for Thomas Mann, aspiration leads to a poetics of irony, and to a conception of literature as a particular kind of knowledge, for the hungarian philosopher, the same concept leads to a vision of utopia as method and purpose of philosophy. |
Palavras-chave: | Lukács Thomas Mann Irony Utopia Sociology of Literature Lukács Thomas Mann Ironia Utopia Sociologia da Literatura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Citação: | MATOS, Eduardo de Alencar Abreu. Palhaços e Profetas: aspiração, ironia e utopia nas obras de Thomas Mann e Georg Lukács. 2011. 116 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15530 |
Data de defesa: | 22-Nov-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Sociologia |
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