Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15551
Tipo do documento: Dissertação
Título: A vida do artista e a crise da modernidade: uma leitura de Morte em Veneza, de Thomas Mann
Título(s) alternativo(s): The life of the artist and crisis of modernity: a study on Thomas Mann s Death in Venice
Autor: Lemos, Glauber Vinícius 
Primeiro orientador: Araujo, Ricardo Augusto Benzaquen de
Primeiro membro da banca: Jasmin, Marcelo Gantus
Segundo membro da banca: Câmara, Vinicius Bogéa
Resumo: Este trabalho busca compreender os problemas enfrentados pelo artista burguês para o cultivo de sua alma sem diante do problema da crise da modernidade. Entre os séculos XIX e XX a autonomização do mundo e a fragmentação da cultura em duas esferas distintas objetiva e subjetiva tornaram a vida cotidiana uma perspectiva problemática para aqueles que desejavam atingir um nível elevado de suas almas. Nesse sentido, a obra Morte em Veneza (1912) de Thomas Mann conta a história de um artista Gustav Aschenbach que rejeita o mundo e seus sentimentos no intuito de explorar um ideal estético clássico e impossível de se articular com a realidade. A história narra a trajetória desse artista do momento em que decide deixar a Alemanha, seu país natal, rumo à Veneza, no intuito de recuperar-se da exaustão que o exercício do trabalho vocacionado lhe impõe. Mostraremos que Veneza assume, sob tal perspectiva, um papel de grande relevância, pois se relaciona de maneira direta ao ideal de vida do artista. E será em Veneza que Aschenbach encontrará na figura de um garoto a manifestação real de seus anseios idealísticos do belo. Tal encontro produzirá, no artista, um descontrole e uma anarquia de sentimentos que o levará diretamente ao abismo.
Abstract: This paper seeks to understand the problems of the cultivation of the soul faced by the bourgeois artist in the crises of modernity. Between the nineteenth and twentieth centuries the autonomization of the world and the dissolution of the culture in two different spheres subjective and objective convert the everyday life a difficult perspective for those who desired an elevation of their souls. In this sense Thomas Mann s Death in Venice tells us a story of an artist Gustav Aschenbach who rejects the world and his own feelings with the intention of exploring an aesthetic ideal which is impossible to be articulated with the reality. The story is a chronicle of the journey of this artist since he decides to leave Germany, his native country, heading to Venice in order to recover from the exhaustion that the performance of hi vocational work imposes. We are going to show that Venice takes, in this sense, a major role in the story, since it relates so directly to the ideal of the artist's life. There, in Venice, Aschenbach will find in the figure of a boy the real expression of his idealistic yearnings of beauty. Such encounter will produce in the artist s soul an uncontrolled situation, a real anarchy of feelings, which will take him directly to the abyss.
Palavras-chave: Death in Venice
Venice
Gustav Aschenbach
Artist
Crisis of Modernity
Morte em Veneza
Veneza
Gustav Aschenbach
Artista
Crise da Modernidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: LEMOS, Glauber Vinícius. A vida do artista e a crise da modernidade: uma leitura de Morte em Veneza, de Thomas Mann. 2012. 89 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15551
Data de defesa: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao Glauber Lemos.pdf258,44 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.