Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15916
Tipo do documento: Tese
Título: Educação Superior Pública na Costa Rica: rompendo o limite do debate
Título(s) alternativo(s): Educación Superior Pública en Costa Rica: rompiendo el límite del debate
Autor: Molina, Rita Andrea Meoño 
Primeiro orientador: Iamamoto, Marilda Villela
Primeiro coorientador: Leher, Roberto
Primeiro membro da banca: Frigotto, Gaudêncio
Segundo membro da banca: Neves, Rosa Maria Corrêa das
Terceiro membro da banca: Motta, Vania Cardoso da
Resumo: Esta tese doutoral analisa as reconfigurações que se materializaram na política de ensino superior público na Costa Rica. A partir de uma posição histórico-crítica, parte da premissa de que as sociedades contemporâneas, há várias décadas, experimentam as consequências de uma nova configuração do capitalismo e dos mecanismos que dominam seu desempenho e regulação. Esta nova fase do modo de produção capitalista, nomeada por François Chesnais como "Mundialização do Capital", está impactando todas as esferas da vida, incluindo a educação. Na fase atual da mundialização do capital, o ensino superior passou a ser concebido e tratado como uma mercadoria e está sendo transfigurada para que abandone seu caráter de bem público concedido pela modernidade e se torne num serviço mercantil afim com os novos requerimentos dos processos de acumulação e concentração de capitais. A pesquisa permitiu identificar como macro-tendências da mercantilização do ensino superior na América Latina: o trânsito de sistemas de ensino superior predominantemente públicos, a sistemas de ensino heterogêneos com predominância do setor privado; contra reformas nas políticas e mecanismos tradicionais para o financiamento do ensino superior; redefinições no papel (sempre estratégico) do Estado para promover as "reformas necessárias" para modernizar esse nível de educação; a criação de sistemas nacionais de avaliação e acreditação para a garantia da qualidade; modificações no mundo do trabalho acadêmico que são direcionadas à precarização, intensificação e produtividade; e os processos de transnacionalização que tendem a fortalecer o grande negócio do ensino superior de alcance planetário ante a expectativa de uma crescente demanda mundial por esse nível educacional. A partir desse contexto latinoamericano e privilegiando a análise nas áreas de autonomia, avaliação e financiamento do ensino superior, a pesquisa revela que na Costa Rica esses fenômenos são expressos com múltiplas peculiaridades a partir da década de 1980. De uma predominância do ensino superior público necessário a um modelo de desenvolvimento do bem-estar social, transitou-se a uma diversificação e massificação descontrolada de instituições privadas de ensino superior. De um Estado que promove o ensino superior público, passou-se a um Estado avaliador e promotor encoberto do ensino privado, com intenções de retrair-se em responsabilidades financeiras com o setor público e reorientá-lo em termos de formação e produção de conhecimentos para sintonizá-lo com os requerimentos de um modelo de desenvolvimento sustentado num projeto neoliberal instalado no país desde o final dos anos 70. A Universidade Pública Costarriquenha, crítica, autônoma, com uma articulação do ensino, pesquisa e ação social, resultante da Constituinte de 1949 e de duas importantes Reformas Universitárias (1957 e 1972) é incômoda hoje, portanto é assediada dissimulada ou abertamente através de mecanismos que violam sua autonomia universitária para sujeitá-los a interesses particulares. A tese aponta como desafios a implementação de processos de desmercantilização do ensino superior. Quebrar o limite do debate não será suficiente, mas é um bom avanço.
Abstract: La presente tesis doctoral analiza las reconfiguraciones que se han concretado en la política de educación superior pública en Costa Rica. Desde un posicionamiento histórico-crítico, parte de la premisa de que las sociedades contemporáneas, desde hace varias décadas, experimentan las consecuencias de una nueva configuración del capitalismo y de los mecanismos que comandan su desempeño y regulación. Esta nueva fase del modo de producción capitalista, denominada por Francois Chesnais como "Mundialización del Capital", está impactando todas las esferas de la vida, incluida la educación. En la actual fase de mundialización del capital, la educación superior pasó a ser ideada y tratada como mercancía y está siendo transfigurada para que abandone su carácter de bien público otorgado por la modernidad , y se convierta en un servicio mercantil afín con los nuevos requerimientos de los procesos de acumulación y concentración de capitales. La investigación permitió identificar como macro-tendencias de mercantilización de la educación superior en América Latina: el tránsito de sistemas de educación superior predominantemente públicos, a sistemas educativos heterogéneos con predominio del sector privado; contra reformas en las políticas y mecanismos tradicionales para el financiamiento de la educación superior; redefiniciones en el papel (siempre estratégico) del Estado para impulsar las "reformas necesarias" para modernizar este nivel de educación; la creación de sistemas nacionales de evaluación y acreditación para el aseguramiento de la calidad; modificaciones en el mundo del trabajo académico que se direccionan hacia la precarización, intensificación y el productivismo; y procesos de transnacionalización tendientes al afianzamiento del gran negocio de la educación superior de alcance planetario ante la expectativa de una creciente demanda mundial por este nivel educativo. Partiendo de este contexto latinoamericano y privilegiando el análisis en los ámbitos de autonomía, evaluación y financiamiento de la educación superior, la investigación revela que en Costa Rica estos fenómenos se expresan con múltiples particularidades a partir de la década de los años de 1980. De una predominancia de la educación superior pública necesaria a un modelo de desarrollo de bienestar social, se transitó a una diversificación y masificación descontrolada de instituciones de educación superior privadas. De un Estado propulsor de la educación superior pública, se pasó a un estado evaluador y promotor encubierto de la educación privada, con intenciones de retraerse en responsabilidades financieras con el sector público y reorientarlo - en cuanto a formación y producción de conocimientos - para sintonizarlo con los requerimientos de un modelo de desarrollo sustentado en un proyecto neoliberal instalando en el país desde finales de los años 70. La Universidad Pública Costarricense, crítica, autónoma, con una articulación de la docencia, la investigación y la acción social, resultante de la Constituyente de 1949 y de dos importantes Reformas Universitarias (1957 y 1972) es hoy inconveniente, por ello se le acosa solapada o abiertamente mediante mecanismos que violentan su autonomía universitaria para someterla a intereses particulares. La tesis apunta como desafíos la implementación de procesos de desmercantilización de la educación superior. Romper el límite del debate no será suficiente, pero es um buen avance.
Palavras-chave: Política de Educación Superior
Mercantilización de la educación
Educación Superior en Costa Rica
Política de Ensino Superior
Mercantilização da educação
Ensino Superior na Costa Rica
Ensino Superior Costa Rica
Política e educação Costa Rica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: MOLINA, Rita Andrea Meoño. Educação Superior Pública na Costa Rica: rompendo o limite do debate. 2012. 435 f. Tese (Doutorado em Política Social e Trabalho) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15916
Data de defesa: 11-Jan-2012
Aparece nas coleções:Doutorado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese - Rita Andrea Meono Molina.pdf9,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.