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Tipo do documento: Dissertação
Título: Encontros e desencontros na Índia do século XVI (1502-1599): a redescoberta dos cristãos de São Tomé pelos portugueses e a tentativa de latinização do rito siro-malabar até ao Sínodo de Diamper
Título(s) alternativo(s): Encounters and mismatches in India of the sixteenth century (1502-1599): the rediscovery of the Christians of São Tomé by the Portuguese and the attempt to latinization the Syro-Malabar rite until the Synod of Diamper
Autor: Gomes Junior, Odimar 
Primeiro orientador: Tavares, Célia Cristina da Silva
Primeiro coorientador: Cruz, Bruna Dutra de Oliveira Soalheiro
Primeiro membro da banca: Faria, Patricia Souza de
Segundo membro da banca: Calainho, Daniela Buono
Resumo: Com a chegada dos portugueses na região do Malabar, na Índia, deu-se o encontro de duas culturas cristãs distintas: uma ligada à Igreja Católica Romana e a outra sob a autoridade da Igreja Caldaica, considerada nestoriana e com hábitos gentílicos pelos portugueses. De uma relação inicial tolerante passa-se a uma tentativa crescente de latinização e de sujeição dos cristãos de São Tomé à Sé Romana. Esse percurso será analisado a partir dos usos da memória e de como um grupo tenta se impor ao outro pela manipulação da memória e seus apagamentos, não sem antes mostrar o surgimento dessa comunidade de cristãos na Índia tão antiga quanto a de Roma, bem como analisar o documento produzido a partir do Sínodo de Diamper em 1599, tentativa derradeira dos portugueses não só de latinizar a Igreja de São Tomé, mas também de sujeitar a região do Malabar ao Padroado. Na análise da fonte, será utilizada a teoria semiótica em seu percurso gerativo de sentido. Objetiva-se deste modo entender a relação religiosa entre portugueses e indianos no século XVI e como a manipulação da memória e o discurso religioso são utilizados como ferramenta de domínio do outro
Abstract: With the arrival of the Portuguese in the Malabar region of India, two distinct Christian cultures were found: one linked to the Roman Catholic Church and the other under the authority of the Caldaic Church, considered nestorian and with gentile habits by the Portuguese. From a tolerant initial relationship, there is a growing attempt to latinize and subject the Christians of St. Thomas to the Roman See. This path will be analyzed from the uses of memory and how one group tries to impose itself on the other by manipulating memory and its blakcouts, not before showing the emergence of this community of Christians in India as old as that of Rome, as well as analyzing the document produced from the Synod of Diamper in 1599, the ultimate attempt of the Portuguese not only to Latinize the Church of St. Thomas, but also to subject the Malabar region to Padroado. In the source analysis, semiotic theory will be used in its generative process of meaning. The objective is to understand the religious relationship between Portuguese and Indians in the sixteenth century and how the manipulation of memory and religious discourse are used as a tool for mastery of the other
Palavras-chave: Synod of Diamper
Latinization
Memory
Semiotics
Christians of St. Thomas
Sínodo de Diamper
Latinização
Memória
Semiótica
Cristãos de São Tomé
Malabar (Índia) – Religião –
Portugueses – Índia – Malabar –
Sínodos diocesanos – Malabar (Índia) –
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em História Social
Citação: GOMES JUNIOR, Odimar. Encontros e desencontros na Índia do século XVI (1502-1599): a redescoberta dos cristãos de São Tomé pelos portugueses e a tentativa de latinização do rito siro-malabar até ao Sínodo de Diamper. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16349
Data de defesa: 6-Abr-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em História Social

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