Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16350
Tipo do documento: Dissertação
Título: Como as Instituições de Ensino Superior do estado do Rio de Janeiro estão preparando os estudantes de contabilidade para a prática do mercado de trabalho: a visão de professores e coordenadores de curso
Título(s) alternativo(s): How Higher Education Institutions in the state of Rio de Janeiro are preparing accounting students for the practice of the labor market: the vision of teachers and course coordinators.
Autor: Viegas, Roberta Lilian Steinbach Orru 
Primeiro orientador: Kurtz, Renata Geórgia Motta
Primeiro membro da banca: Gouveia, Tânia Maria de Oliveira Almeida
Segundo membro da banca: Tractenberg, Leonel Estevão Finkelsteinas
Terceiro membro da banca: Cintra, Yara Consuelo
Quarto membro da banca: Sant'anna, Paulo Roberto de
Resumo: As influências da globalização e inovações tecnológicas cada vez mais se fazem presentes nas imposições requeridas pelo mercado de trabalho em relação à prática contábil, o que influencia diretamente o ensino do futuro profissional da área. Este estudo analisou como os cursos de Ciências Contábeis de nível superior no estado do Rio de Janeiro estão preparando os discentes para a prática do mercado de trabalho sob a visão dos coordenadores e docentes.A presente pesquisa pode ser classificada como qualitativa, de acordo com a perspectiva de investigação do problema, exploratória e descritiva, visto que objetiva o aprimoramento de ideias e novos avanços instintivos. Os procedimentos de coleta de dados foram realizados por análise documental e entrevistas com docentes e coordenadores de três Instituições de Ensino Superior, em campus diversos, que foram as de destaque na classificaçãodo ENADE 2015, CFC2017 e Ranking Universitário da Folha (RUF) de São Paulo.Em relação às IES públicas selecionadas, os resultados apontam para um distanciamento no que se refere ao preparo ao atendimento às demandas de mercado, de forma que os alunos são preparados com rigor para corresponder aos requisitos teóricos de provas e avaliações, não focando, necessariamente, a prática. Para melhor atendera essas demandas, sugerem-se o alinhamento de projetos pedagógicos/currículos com uso de mecanismos e projetos que aproximem a teoria da prática em sala de aula.
Abstract: The influences of globalization and technological innovations are increasingly present in the demands imposed by the labor market in relation to the accounting practice, which directly influences the teaching of the future professional of the area. This study analyzed how higher education accounting courses in the state of Rio de Janeiro are preparing students for the practice of the labor market on the view of coordinators and teachers. The present research can be classified as qualitative, according to the research perspective of the problem, exploratory and descriptive, as it aims to improve ideas and new instinctive advances. Data collection procedures were carried out through documentary analysis and interviews with teachers and coordinators of three Higher Education Institutions, on diverse campus, that were the highlight in the classification of ENADE 2015, CFC 2017 and University Ranking of Folha (RUF) in São Paulo. In relation to public IES selected, the results point to a distancing in terms of preparing to meet market demands, so that students are rigorously prepared to meet the theoretical requirements of tests and assessments, not necessarily focused on market service. To better meet the market demands, it is suggested the alignment of pedagogical projects / curricula with the use of mechanisms and projects that approximate the theory of practice in the classroom.
Palavras-chave: Accounting Teaching
Contabilidade
Orientação profissional
Mercado de trabalho
Estudo e ensino (Ensino superior)
Teoria e prática de mercado em Contabilidade
Accounting Market theory and practice
Accounting
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: VIEGAS, Roberta Lilian Steinbach Orru. Como as Instituições de Ensino Superior do estado do Rio de Janeiro estão preparando os estudantes de contabilidade para a prática do mercado de trabalho: a visão de professores e coordenadores de curso. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16350
Data de defesa: 21-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Roberta Lilian Steinbach Orru Viegas - 2019 - Completa.pdf886,63 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.