Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16352
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Trajetórias formativas, literatura e poet(a)ção: por uma sala de aula de Língua Portuguesa perspectivada pela invenção |
Título(s) alternativo(s): | Formative paths, literature and poetry: for a Portuguese Language classroom envisaged by the invention |
Autor: | Souza, Fabiana Rodrigues de ![]() |
Primeiro orientador: | Dias, Rosimeri de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Bocchetti, André |
Segundo membro da banca: | Ribetto, Anelice |
Terceiro membro da banca: | Barros, Sílvia |
Resumo: | A dissertação tem o objetivo de escrever um texto de formação, forjado na conversa sobre o processo de construção de uma sala de aula de Língua Portuguesa perspectivada pela Escrita-Leitura-Literatura. Analisa trajetórias formativas de uma professora-pesquisadora de Língua Portuguesa, do ensino Fundamental II, da Rede Estadual do Rio de Janeiro, por meio de três eixos de análise e de intervenção: as experiências tecidas com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em parceria com a Universidade Federal Fluminense; com o Coletivo Oficina de Formação Inventiva de Professores da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e com as leituras literárias da professora-pesquisadora. Cartografa tais experiências conversando com trajetórias formativas e com intercessores - Gilles Deleuze, Félix Guattari, Rosimeri Dias, Virgínia Kastrup, Conceição Evaristo, Manoel de Barros entre outros– que fazem ver e falar práticas formativas abertas a invenção de si e do mundo. Enfim, é um trabalho que busca compreender o território da sala de aula de Língua Portuguesa por meio do texto literário, da escrita processual e dos encontros tecidos entre a professora, estagiários e estudantes |
Abstract: | This essay aims to write a formative text, molded in the conversation about the process of building a Brazilian Portuguese Language classroom based in the Writing- Reading-Literature perspective. It analyses formative tr of a Portuguese Elementary School teacher-researcher from Rio de Janeiro’s Public School System, through three analytical and interventional axis: the experiences found in the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência attached to the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior in a partnership with the Fluminense Federal University; alongside the Coletivo Oficina de Formação Inventiva de Professores da Faculdade de Formação de Professores from the Federal University of Rio de Janeiro in tandem with the teacher-researcher’s literary readings. It charts these experiences by dialoguing with formative paths and interlocutors – Gilles Deleuze, Félix Guattari, Rosimeri Dias, Virgínia Kastrup, Conceição Evaristo, Manoel de Barros and others- that allows us to see and talk about formative practices open to the discovery of oneself and the world. Finally, it is a work that seeks to understand the territory of a Portuguese Language classroom by the literary text, the process writing and the meetings established between teacher, interns and students |
Palavras-chave: | Research-intervention Teacher inventive formation Basic education Pesquisa-intervenção Formação inventiva de professores Educação básica Professores – Formação – Leitura – Escrita – Literatura – |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | SOUZA, Fabiana Rodrigues de. Trajetórias formativas, literatura e poet(a)ção: por uma sala de aula de Língua Portuguesa perspectivada pela invenção. 2021. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16352 |
Data de defesa: | 19-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Fabiana Rodrigues de Souza - 2021 - Completa.pdf | Dissertação Completa | 1,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.