Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16352
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trajetórias formativas, literatura e poet(a)ção: por uma sala de aula de Língua Portuguesa perspectivada pela invenção
Título(s) alternativo(s): Formative paths, literature and poetry: for a Portuguese Language classroom envisaged by the invention
Autor: Souza, Fabiana Rodrigues de 
Primeiro orientador: Dias, Rosimeri de Oliveira
Primeiro membro da banca: Bocchetti, André
Segundo membro da banca: Ribetto, Anelice
Terceiro membro da banca: Barros, Sílvia
Resumo: A dissertação tem o objetivo de escrever um texto de formação, forjado na conversa sobre o processo de construção de uma sala de aula de Língua Portuguesa perspectivada pela Escrita-Leitura-Literatura. Analisa trajetórias formativas de uma professora-pesquisadora de Língua Portuguesa, do ensino Fundamental II, da Rede Estadual do Rio de Janeiro, por meio de três eixos de análise e de intervenção: as experiências tecidas com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em parceria com a Universidade Federal Fluminense; com o Coletivo Oficina de Formação Inventiva de Professores da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e com as leituras literárias da professora-pesquisadora. Cartografa tais experiências conversando com trajetórias formativas e com intercessores - Gilles Deleuze, Félix Guattari, Rosimeri Dias, Virgínia Kastrup, Conceição Evaristo, Manoel de Barros entre outros– que fazem ver e falar práticas formativas abertas a invenção de si e do mundo. Enfim, é um trabalho que busca compreender o território da sala de aula de Língua Portuguesa por meio do texto literário, da escrita processual e dos encontros tecidos entre a professora, estagiários e estudantes
Abstract: This essay aims to write a formative text, molded in the conversation about the process of building a Brazilian Portuguese Language classroom based in the Writing- Reading-Literature perspective. It analyses formative tr of a Portuguese Elementary School teacher-researcher from Rio de Janeiro’s Public School System, through three analytical and interventional axis: the experiences found in the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência attached to the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior in a partnership with the Fluminense Federal University; alongside the Coletivo Oficina de Formação Inventiva de Professores da Faculdade de Formação de Professores from the Federal University of Rio de Janeiro in tandem with the teacher-researcher’s literary readings. It charts these experiences by dialoguing with formative paths and interlocutors – Gilles Deleuze, Félix Guattari, Rosimeri Dias, Virgínia Kastrup, Conceição Evaristo, Manoel de Barros and others- that allows us to see and talk about formative practices open to the discovery of oneself and the world. Finally, it is a work that seeks to understand the territory of a Portuguese Language classroom by the literary text, the process writing and the meetings established between teacher, interns and students
Palavras-chave: Research-intervention
Teacher inventive formation
Basic education
Pesquisa-intervenção
Formação inventiva de professores
Educação básica
Professores – Formação –
Leitura –
Escrita –
Literatura –
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: SOUZA, Fabiana Rodrigues de. Trajetórias formativas, literatura e poet(a)ção: por uma sala de aula de Língua Portuguesa perspectivada pela invenção. 2021. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16352
Data de defesa: 19-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fabiana Rodrigues de Souza - 2021 - Completa.pdfDissertação Completa1,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.