Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16361
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação matemática crítica e resolução de problemas: um projeto com unidades de medida na merenda escolar
Título(s) alternativo(s): Mathematics education and problem solving: a project with units of measure in school meals
Autor: Castro, Laudicena Mello Ferrari de 
Primeiro orientador: Brião, Gabriela Félix
Primeiro membro da banca: Pinto, Gisela Maria Fonseca
Segundo membro da banca: Barbosa, Gabriela dos Santos
Resumo: A partir dos conceitos e parâmetros da Matemática Crítica, esta dissertação objetivou analisar e discutir o desenvolvimento e os resultados de pesquisa-ação em educação levadas a cabo através de um Projeto denominado “Merenda escolar e as unidades de medida”, realizado com discentes do quinto ano de escolaridade. O cenário trabalhado foi a investigação da política pública merenda escolar através de instrumentos interdisciplinares, mas com foco na construção de ferramentas Matemáticas como reveladoras de ações sociais e políticas. Intentou-se, então, que os discentes promovessem-se protagonistas da construção de seu conhecimento, sobretudo pelo que foi suscitado pelo assunto merenda escolar, através da interação entre eles mesmos e com outros atores do contexto escolar, potencializando assim suas descobertas. Analisou-se também o papel (da) docente de ora conduzir e ora ser conduzido pelo interesse do grupo, de mediar conflitos, facilitar e propor processos dialógicos e decisórios desse coletivo em torno de seus interesses de aprendizagem. Intentando perseguir perspectiva crítica e reflexiva, propôs-se como centro das análises o comportamento do grupo diante de suas escolhas de aprendizagem, os registros das formas de raciocínio matemático para a resolução de problemas e as formas de interação e mobilização de múltiplos saberes que se vão desenvolvendo ao longo do Projeto. Metodologicamente, o estudo se insere numa abordagem qualitativa com vistas a produzir conhecimento descritivo e crítico-reflexivo acerca do tema, do desenvolvimento das interações havidas e da situação de pesquisa. Acredita-se ter sido possível mostrar, por um lado, que a metodologia de Projeto é adequada para a abordagem de conceitos matemáticos, políticos, sociais e ligados ao mundo da produção aplicados a situações cotidianas individuais e político-sociais, e por outro, que foi possível aumentar o conhecimento desta pesquisadora e o conhecimento e o “nível de consciência” do grupo, desdobrando-se ao ponto de ter sido possível transformá-lo neste trabalho e, ainda, produzir, paralelamente, uma cartilha de alimentação saudável para crianças e adolescentes sob o ponto de vista do Direito à alimentação.
Abstract: Based on the concepts and parameters of Critical Mathematics, this dissertation aimed to analyze and discuss the development and results of action research in education carried through a Project called "School Meals and Measurement Units", conducted with fifth year students. The scenario worked was the investigation of public policy on school meals through interdisciplinary instruments, but with a focus on the construction of mathematical tools as social and political actions revealers. It was intended, that the students promote themselves as protagonists of their knowledge construction, above all for what was raised by the school lunch subject, through the interaction among themselves and with other actors in the school context, potentiating their discoveries. It was also analyzed the role (of) the students to sometimes lead and sometimes be led by the interest of the group, to mediate conflicts, to facilitate and to propose a dialogic and decisive making processes of this collective around their learning interest. Intending to pursue a critical and reflexive perspective, the group behavior towards its learning choices, the registers of mathematical reasoning forms solving problems and the interaction and mobilization forms of multiple knowledges that will be developed throughout the Project. Methodologically, the study is inserted in a qualitative approach to product a descriptive and critical-reflexive knowledge about the theme, the development of the interactions that took place and the research situation. It is believed to have been possible to show, on the one hand, that the Project's methodology is adequate for the approach of mathematical, political, social and production-related concepts applied to individual and political-social daily situations and, from the other side, that it was possible to increase this researchers knowledge and the groups "awareness level", unfolding to the point where it was possible to transform it into this work and, also, to produce, at the same time, a healthy food booklet for children and adolescents from the point of view of the Right to Food.
Palavras-chave: Mathematics education
Critical mathematics
Education
Learning by Projects
Research-action
Protagonisms
Educação matemática
Educação matemática crítica
Aprendizagem por projetos
Pesquisa-ação
Protagonismos
Matemática - Estudo e ensino - Crítica
Aprendizagem baseada em problemas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: CASTRO, Laudicena. Educação matemática crítica e resolução de problemas: um projeto com unidades de medida na merenda escolar. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16361
Data de defesa: 17-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Laudicena Mello Ferrari de Castro - 2020 - Completa.pdf1,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.