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Tipo do documento: Dissertação
Título: O que o IDEB não vê? Desinvisibilizando as produções curriculares no ciclo de alfabetização
Título(s) alternativo(s): What does IDEB not see? Making curriculum productions unavailable in the literacy cycle
Autor: Botelho, Nathália Azevedo 
Primeiro orientador: Garcia, Alexandra
Primeiro membro da banca: Baroni, Patrícia Raquel
Segundo membro da banca: Lino, Lucília Augusta
Terceiro membro da banca: Sepulveda, Denize Aguiar
Resumo: Esta pesquisa tem como problemática os limites que a avaliação em larga escala nos impõe para identificar e pensar o que as escolas produzem cotidianamente como currículo. Partindo deste problema, pretende-se compreender a produção curricular cotidiana dos praticantes de uma escola pública situada no município de Duque de Caxias. Com isso, busca-se, ainda, desinvisibilizar a potência curricular das práticas docentes não considerada nas avaliações padronizadas. A pesquisa acredita na não linearidade que compõe os cotidianos escolares, desta forma buscará também denunciar os limites e o efeito perverso que os resultados de tais avaliações provocam nos cotidianos escolares ao não refletirem o que ali é produzido cotidianamente. A fim de realizar esta pesquisa, serão utilizados como ponto de partida os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB (2017) da referida unidade escolar e município, expondo os efeitos desse índice sobre a escola, dentre eles, a desvalorização do trabalho desenvolvido nesta instituição, que culminaram no interesse pelo estudo proposto. Essa pesquisa mergulha metodologicamente nos estudos com os cotidianos, ao compreender a complexidade inerente aos processos de ensinoaprendizagem (ALVES, 2008). É concretamente operada através de conversas, primordialmente com os estudantes, mediadas pelos encontros na/com a escola. Para melhor contextualizar, parte-se do contexto político, econômico e social na qual a pesquisa ganhará relevo, de modo a inseri-la no panorama em que ela se desenvolve. A pesquisa apresenta como fio condutor a valorização da escola pública brasileira e afirma o compromisso com a justiça cognitiva e social dos protagonistas que a fazem a cada dia, defendendo-os como sujeitos políticospraticantes (OLIVEIRA, 2013)
Abstract: This research has as its problematic the limits that the large-scale evaluation imposes on us to identify and think what schools produce daily as a curriculum. Based on this problem, we intend to understand the daily curriculum production of practitioners (CERTEAU, 1994) from a public school located in the city of Duque de Caxias. With this, we want to make the curricular power of teaching practices visible - not considered in standardized assessments. The research believes in the non-linearity that makes up the school daily life, in this way it will also seek to denounce the limits and the perverse effect that the results of such evaluations cause in the school daily life by not reflecting what is daily produced there. In order to carry out this research, data from the Index of Development of Basic Education- IDEB (2017) of that school and city are used as a starting point, exposing the effects of this index on the school, among them, the devaluation of the work developed in this institution, which culminated in the interest in the proposed study. This research methodologically immerses itself in studies with the everyday life of schools, considering that they understand the complexity inherent to the teaching and learning processes (ALVES, 2008). It is concretely operated through conversations, primarily with students, mediated by meetings at / with the school. To better contextualize, it starts from the political, economic, and social context in which the research will gain prominence, in order to insert it in the panorama in which it is developed. The research presents as a guiding thread the valorization of the Brazilian public school and affirms the commitment to the cognitive and social justice of the protagonists who do it every day, defending them as politicalpractitioners subjects (OLIVEIRA, 2013)
Palavras-chave: IDEB
Curriculum
School life
IDEB
Currículos
Cotidiano escolar
Indicadores educacionais –
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: Botelho, Nathália Azevedo. O que o IDEB não vê? Desinvisibilizando as produções curriculares no ciclo de alfabetização. 2021. 109 f. Dissertação( Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16367
Data de defesa: 15-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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