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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educar para os Direitos Humanos: Oficinas de História sobre violência policial em São Gonçalo, nos séculos XX e XXI
Título(s) alternativo(s): Educating for Human Rights: History Workshops on Police Violence in São Gonçalo, in the 20th and 21st centuries
Autor: Silva, Anderson Luiz Fernandes da 
Primeiro orientador: Reznik, Luís
Primeiro membro da banca: Fernandes, Rui Aniceto Nascimento
Segundo membro da banca: Magalhães, Marcelo de Souza
Resumo: O presente trabalho buscou analisar o crescente aumento da violência policial na cidade de São Gonçalo - RJ. Mesmo com as garantias constitucionais que instituíram de maneira legal os marcos dos Direitos Humanos no Brasil, a violência policial continua sendo um dos grandes entraves ao pleno exercício da cidadania. Ao reproduzir as velhas práticas do passado, a polícia brasileira tem deixado de cumprir o papel de instituição garantidora da segurança e dos direitos dos cidadãos, tornando-se uma das grandes violadoras dos direitos humanos. Sendo assim, visando compreender melhor as origens e as consequências dessa violência para o cidadão gonçalense, e reconhecendo o papel da escola como lócus privilegiado de construção do conhecimento, elaboramos um caderno de oficinas de História, voltado para educar em direitos humanos, no qual propomos uma reflexão acerca do percurso ideológico e político de criação do aparato policial brasileiro e da necessidade da luta pela garantia dos direitos humanos.
Abstract: The present work sought to analyze the growing increase of police violence in the city of São Gonçalo - RJ. Even with the constitutional guarantees that have legally established the human rights framework in Brazil, police violence continues to be one of the great obstacles to the full exercise of citizenship. By reproducing the old practices of the past, the brazilian police have failed to fulfill the role of institution guaranteeing security and citizens' rights, becoming one of the great violators of Human Rights. Therefore, in order to better understand the origins and consequences of this violence for the citizen of Gonçalense, and recognizing the role of school as a privileged locus for the construction of knowledge, we have prepared a notebook of history workshops, aimed at educating in human rights, where we propose a reflection on the ideological and political path of creation of the Brazilian police apparatus and the need to fight for the guarantee of human rights.
Palavras-chave: History teaching
Police Violence
Public Security
Human Rights
Ensino de História
Violência Policial
Segurança Pública
Direitos humanos –
História – Estudo e ensino –
Violência policial – São Gonçalo (RJ) –
Direitos humanos –
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: Silva, Anderson Luiz Fernandes da. Educar para os Direitos Humanos: Oficinas de História sobre violência policial em São Gonçalo, nos séculos XX e XXI. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16370
Data de defesa: 15-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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