Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16372
Tipo do documento: Dissertação
Título: O protagonismo da mulher no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): El papel de la mujer en el Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra - Río de Janeiro
Autor: Vanna, Suelen Santos 
Primeiro orientador: Oliveira, Denílson Araújo de
Primeiro coorientador: Alentejano, Paulo Roberto Raposo
Primeiro membro da banca: Biteti, Mariane de Oliveira
Segundo membro da banca: Arruzzo, Roberta Carvalho
Resumo: O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foi criado no ano de 1984 e, desde então, vem sendo um importante ator social na luta pela terra no Brasil ao reivindicar uma reforma agrária popular. O Movimento tem se mostrado eficaz em sua atuação ao enfrentar o modelo de agricultura imposto pelo agronegócio e nas conquistas de terras para fins de reforma agrária. Ao longo dos anos, a história do Movimento foi apreendida dentro de uma perspectiva homogeneizada. Essa pesquisa, no entanto, busca lançar um outro olhar ao compreender as contribuições das mulheres na luta pela terra, analisando o protagonismo da mulher no MST no estado do Rio de Janeiro. A interseccionalidade será utilizada como ótica de análise das relações de subordinação e opressão em que as mulheres periféricas foram submetidas no período da colonialidade. Como metodologias serão realizadas entrevistas com lideranças femininas do Movimento para compreender as formas de existência e resistências desenvolvidas pelas mulheres, construindo novas espacialidades na luta pela reforma agrária popular.
Abstract: El Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) se creó en 1984 y desde entonces ha sido un actor social importante en la lucha por la tierra en Brasil y ha pedido una reforma agraria popular. El Movimiento se ha mostrado efectivo en su acción, enfrentando el modelo de agricultura impuesto por los agronegocios y la conquista de tierras con fines de reforma agraria. La historia del Movimiento, generalmente dentro de una perspectiva masculinizada, esta investigación busca compreender las contribuciones de las mujeres en la lucha por la tierra mediante el análisis del papel de las mujeres en el MST en el estado de Rio de Janeiro. La interseccionalidad se utilizará como óptica para analizarlas relaciones de subordinación y opresión en las que fueron sometidas las mujeres periféricas en el período de la colonialidad. Como metodologías se realizarán entrevistas con mujeres líderes del Movimiento para comprender las formas de existencia y resistencia desarrolladas por las mujeres, construyendo nuevas espacialidades em la lucha por la reforma agraria popular.
Palavras-chave: Mujer
Género
MST
Movimientos Sociales
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra –
Movimentos sociais –
Mulheres – Condições sociais –
Mulheres
Gênero
MST
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
Citação: Vanna, Suelen Santos. O protagonismo da mulher no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Rio de Janeiro. 2021. 144 f. Dissertação (Mestrado em Geografia ) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16372
Data de defesa: 11-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Suelen Santos Vanna - 2021 - Completa.pdfDissertação Completa729,35 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.