Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16374
Tipo do documento: Tese
Título: Tensões e conciliações: a escrita da história local e o Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias (1971-2008)
Título(s) alternativo(s): Tensions and reconciliations: the writing of local history and the Historical Institute of the Municipality of Duque de Caxias (1971-2008)
Autor: Laurentino, Eliana Santos da Silva 
Primeiro orientador: Fernandes, Rui Aniceto Nascimento
Primeiro membro da banca: Barros, José Costa d’Assunção
Segundo membro da banca: Ribeiro, Felipe
Terceiro membro da banca: Reznik, Luís
Quarto membro da banca: Guimarães, Lucia Maria Paschoal
Resumo: O presente trabalho analisa como a escrita da história local se configurou por meio do atual Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias, entre os anos de 1971 e 2008. O período corresponde à autorização de criação do espaço, em 1971, como resposta aos impactos do enquadramento da cidade como Área de Segurança Nacional e aos desdobramentos dos investimentos de práticas patrimoniais no contexto do processo de fusão entre o Estado da Guanabara e o Estado do Rio de Janeiro para a construção de uma identidade fluminense. Órgãos como a Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Guanabara, criado em 1963 e substituído pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), em 1975, incentivaram trabalhos com foco na memória e estimularam a criação de institutos, como o próprio Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias. Com a abertura política, a instituição se reinventou e, por meio da criação de uma Associação de Amigos (ASAMIH), em 2001, promoveu um encontro geracional entre os membros em defesa do acervo e da manutenção do espaço que resultou, em 2008, em sua transformação em ponto de cultura por meio de um projeto estadual. O objetivo geral do trabalho foi analisar as dimensões de poder da produção do conhecimento a partir da criação do Instituto Histórico, considerando os interesses políticos dos intelectuais nas obras, o impacto no desenvolvimento de pesquisas na região e a divulgação das produções. Procurou-se, ainda, caracterizar as obras e as publicações dos historiadores vinculados à ASAMIH, como a revista Pilares da História, inseridas na cultura histórica existente e o sentido do lugar para os autores. O debate sobre o papel da escrita da História Local e Regional destacou como os usos do passado sobre a cidade fizeram parte do processo de construção desse território e se tornaram um elemento legitimador para a consolidação de ações e projetos na cidade e para o investimento para a implementação de um campo de estudos sobre a Baixada Fluminense nas instituições de ensino.
Abstract: The present work analyzes how the writing of local history was configured through the current Historical Institute of the Duque de Caxias City Council, between 1971 and 2008. The period corresponds to authorization to the creation of the space, in 1971, in response to the impacts of the framing the city as a National Security Area and the unfolding of investments in heritage practices in the context of the merger process between the state of Guanabara and the state of Rio de Janeiro to build a Rio de Janeiro identity. Bodies such as the Historical and Artistic Heritage Division of the State of Guanabara created in 1963, replaced by the State Institute of Cultural Heritage (INEPAC), in 1975, encouraged works focused on memory and stimulated the creation of institutes, such as the Historical Institute of the Chamber of Duque de Caxias. With the political opening, the institution reinvented itself and through the creation of an Association of Friends (ASAMIH), in 2001, it promoted a generational meeting between members in defense of the collection and the maintenance of space, and in 2008 the association became a point of culture through a state project. The general objective of the work was to analyze the power dimensions of knowledge production from the creation of the Historical Institute, considering the political interests of intellectuals in the works, the impact on the development of research in the region and the dissemination of productions. An attempt was also made to characterize the works and publications of historians linked to ASAMIH, such as revista Pilares da História, considering the existing historical culture and the sense of place for the authors. The debate on the role of writing Local and Regional History highlighted how the uses of the past on the city were part of the process of building this territory and became a legitimizing element for the consolidation of actions and projects in the city and in the investment for the implementation of a field of studies on the Baixada Fluminense in educational institutions.
Palavras-chave: Historical Institute
Historiography
Duque de Caxias (RJ) – História local
Instituto Histórico
Baixada Fluminense (RJ)
Instituto Histórico
Historiografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em História Social
Citação: Laurentino, Eliana Santos da Silva. Tensões e conciliações: a escrita da história local e o Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias (1971-2008). 2021. 248 f. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16374
Data de defesa: 9-Abr-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em História Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Eliana Santos da Silva Laurentino - 2021 - Completa.pdfTese completa6,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.