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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16385
Tipo do documento: Tese
Título: O bordado que se expande e vira Ponto de Cultura de Rio das Flores: questões entre o design e o artesanato e o processo de criação da Florart, no Sul Fluminense
Título(s) alternativo(s): The embroidery that expands and becomes Rio das Flores Ponto de Cultura: issues between the design and the craftsmanship and the process of creating the Florart in the Fluminense South
Autor: Ramos, Maristela Pessoa 
Primeiro orientador: Lessa, Washington Dias
Primeiro coorientador: Anastassakis, Zoy
Primeiro membro da banca: Szaniecki, Barbara Peccei
Segundo membro da banca: Lima, Ricardo Gomes
Terceiro membro da banca: Lima, Maria da Graça Muniz
Quarto membro da banca: Costa, Maria Elisabeth de Andrade
Resumo: Esta tese, de doutoramento em Design, desenvolvida, no PPDESDI-UERJ, busca evidenciar como foram percebidas as ações entre o design e o artesanato, além de recuperar o processo de criação da Florart (Associação de Artesãos Manuel Duarte e Porto das Flores), em Rio das Flores, cidade histórica do Vale do Café, no sul fluminense, entre 2003-2018. A partir dos depoimentos das principais agentes envolvidas neste processo foram combinadas diversas fontes. No fim de 2003, um grupo de mulheres é incentivado pelo padre das paróquias de Manuel Duarte (RJ) e Porto das Flores (MG) a direcionarem os trabalhos manuais de bordado, crochê e tricô para a geração de renda. Ocorre que já, na segunda reunião, são definidos os papéis de coordenação (Cidinha Rechden), de transmissão das técnicas de agulha e linha (D. Hosana e Tia Gene), bem como os horários e as estratégias dos encontros semanais. Assim, em janeiro de 2004, são iniciadas as atividades. E nesse mesmo ano são ofertadas, na região, ações de cunho empreendedor com vistas ao desenvolvimento local, de fomento ao turismo histórico e ao artesanato. Tal fato faz com que o processo embrionário dessa associação conte com diversos apoios e consultorias de design e gestão. Assim, mesmo antes de sua formalização, que acontece em 2005, a associação firma parceria com o SEBRAE RJ (2004-2016). Posteriormente, também angaria o apoio de FURNAS (2006-2008) e da Prefeitura de Rio das Flores (2006-2018). Em 2009, a Florart torna-se um Ponto de Cultura de artesanato, cuja chancela é obtida por meio de edital do MinC-Secretaria estadual de Cultura (2010-2014). Pontua-se que com a diminuição de ações de fomento ao artesanato por parte das políticas públicas, a partir de 2016, a associação participa das ações promovidas pela Rede Asta (2016-2018) e, integra a rede de artesãs criadas por esta entidade não governamental. Para auxiliar a contextualização, buscou-se recuperar a historiografia e a formação socioeconômica de Rio das Flores, cidade do território do Vale do Café, onde o turismo e o artesanato surgem e são incentivados como alternativas econômicas para a região. Além disso, são mencionadas as estratégias, as negociações e as disputas presentes no processo da Florart, bem como de que maneira estas se inserem no referido contexto. Destaca- se, especialmente, como o bordado, técnica com a qual a associação inicia as suas atividades, configura-se como um saber-fazer feminino, a ponto de integrar como disciplina escolar a formação social de várias gerações de mulheres, cujo aprendizado requer a concentração, a atenção e o condicionamento corporal para o domínio e a precisão de gestos. Ademais, destacam- se também algumas questões que atravessam os campos do design e do artesanato, tais como os valores atribuídos a cada campo, como a aproximação entre ambos é percebida no contexto brasileiro, e as contribuições dessa dinâmica nas ações entre o design e o artesanato ocorridos no processo peculiar da Florart.
Abstract: This PhD thesis in Design, developed at PPDESDI-UERJ, seeks to highlight how the actions between design and craft were perceived, as well as recovering the creation process of Florart (Association of Manuel Duarte and Porto das Flores), in Rio das Flores, the historic city of Vale do café, in the south of the state of Rio de Janeiro, between 2003-2018. And from the testimonials of the main agents involved in this process were combined several sources. At the end of 2003, a group of women is encouraged by the parish priest of Manuel Duarte (RJ) and Porto das Flores (MG) to direct the handicraft of embroidery, crochet and knitting for income generation. It happens that already at the second meeting, the roles of coordination (Cidinha Rechden), transmission of needle and thread techniques (D. Hosana and Aunt Gene), as well as the times and strategies of the weekly meetings are defined. Thus, in January 2004, the activities began. And in this same year, entrepreneurial actions are offered in this region with a view to local development, fostering historical tourism and handicrafts. This fact makes the embryonic process of this association count on several support and consultancy of design and management. Thus, even before its formalization, which happens in 2005, it establishes a partnership with SEBRAE RJ (2004-2016). It also has the support of FURNAS (2006-2008) and the Rio das Flores City Hall (2006-2018). In 2009, Florart becomes a Ponto de Cultura, whose seal is obtained through a notice from the MinC-State Department of Culture (2010-2014). It is pointed out that with the reduction of actions to promote handicrafts, by public policies, from 2016, this association participates in actions promoted by Rede Asta (2016-2018) and integrates the network of artisans created by this entity non-governmental. To help contextualization, we sought to recover the historiography and socioeconomic formation of Rio das Flores, a city in the territory of the Vale do Café, for which tourism and handicrafts emerge and are encouraged as economic alternatives for this region. In addition, the strategies, negotiations and disputes in the Florart process are mentioned, as well as how they fit into this context. Especially as embroidery, the technique with which the association begins its activities, it is configured as a feminine know-how, to the point of integrating as a school discipline the social formation of several generations of women, whose learning requires concentration, attention and body conditioning for mastery and precision of gestures. In addition, there are also some issues that cross the fields of design and crafts. Such as the values that are attributed to design and craftsmanship. And, as it is perceived the approximation between the two fields in the Brazilian context, which reverberate and contribute to the actions between design and craftsmanship occurred in the peculiar process of Florart.
Palavras-chave: Design and crafts
Embroidery
Entrepreneurship
Design e artesanato
Bordado
Empreendedorismo
Florart
Ponto de cultura
Rio das Flores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: RAMOS, Maristela Pessoa. O bordado que se expande e vira Ponto de Cultura de Rio das Flores: questões entre o design e o artesanato e o processo de criação da Florart, no Sul Fluminense. 2019. 245 f. Tese (Doutorado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16385
Data de defesa: 26-Nov-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Design

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