Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16399
Tipo do documento: Dissertação
Título: A invenção de Ipanema: práticas sociais e discurso jornalístico na criação de um imaginário urbano
Título(s) alternativo(s): Ipanema’s invention: social practices and journalistic discourse in the creation of an urban imaginary
Autor: Pinho, Bianca Lyrio Matheus Aguiar 
Primeiro orientador: Novaes, André Reyes
Primeiro membro da banca: Andrade, Júlia Santos Cossermelli de
Segundo membro da banca: Silva, Adriana Carvalho
Terceiro membro da banca: Panitz, Lucas Manassi
Resumo: Esse trabalho analisa a construção do imaginário de Ipanema a partir de suas práticas sociais e do discurso presente nos jornais durante as décadas de 60, 70 e 80 do século XX. Elencamos cinco elementos, os quais acreditamos terem sido essenciais para a edificação das representações desse bairro que apresenta imensa carga simbólica. São eles: o semanário O Pasquim, alguns territórios específicos do bairro, como certos bares e trechos da praia, o movimento bossa-novista e o universo da moda. Compreendemos que esses espaços e tais práticas sociais alavancaram o nome de Ipanema como um lugar que vai muito além dos seus limites físicos, tendo em vista a força de sua marca. Essa área passa a ser abarcada muitas vezes como sinônimo de uma representação específica da cidade do Rio de Janeiro, ou seja, a que associa a metrópole a alegria, boemia, despojamento, dias ensolarados de praia, dentre muitas outras adjetivações que veremos ao longo da pesquisa. Além disso, entendemos ainda que não foram apenas as pessoas e os acontecimentos ocorridos nesse bairro que contribuíram para sua fama, mas um poderoso discurso da mídia impressa foi se cristalizando na memória dos cariocas e demais cidadãos enquanto a história da cidade ia se desenrolando durante o período em questão, corroborando assim para o prestígio do local. Portanto, analisamos algumas obras que contam a trajetória de Ipanema e fizemos diversas pesquisas em dois jornais, principalmente: o próprio O Pasquim e o Jornal do Brasil, com o objetivo de apreender como as práticas sociais e os discursos midiáticos interagem na criação de geografias imaginativas com grande impacto no imaginário urbano.
Abstract: This work analyzes the construction of Ipanema's imaginary from its social practices and the discourse present in newspapers during the 60s, 70s and 80s of the 20th century. We list five elements, which we believe were essential for the construction of the representations of this neighborhood that has an immense symbolic charge. They are: the weekly O Pasquim, some specific territories in the neighborhood, such as certain bars and stretches of the beach, the bossa-novista movement and the fashion universe. We understand that these spaces and such social practices have leveraged the name of Ipanema as a place that goes far beyond its physical limits, in view of the strength of its brand. This area is often included as a synonym for a specific representation of the city of Rio de Janeiro, that is, the one that associates the metropolis with joy, bohemia, relaxation, sunny days on the beach, among many other adjectives that we will see along the search. In addition, we understand that it was not only the people and events that took place in this neighborhood that contributed to its fame, but a powerful discourse in the printed media was crystallizing in the memory of Cariocas and other citizens as the city's history unfolded during the period in question, thus corroborating the prestige of the place. Therefore, we analyzed some works that tell the trajectory of Ipanema and did several researches in two newspapers, mainly: O Pasquim itself and Jornal do Brasil, with the objective of understanding how social practices and media discourses interact in the creation of imaginative geographies with great impact on the urban imagination.
Palavras-chave: Imaginário
Rio de Janeiro
Discurso jornalístico
Práticas sociais
Geografia humana – Ipanema (Rio de Janeiro, RJ)
Percepção geográfica – Ipanema (Rio de Janeiro, RJ)
Ipanema (Rio de Janeiro, RJ) – Cobertura jornalística
Ipanema (Rio de Janeiro, RJ) – Aspectos sociais
Imaginary
Journalistic discourse
Social practices
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Geologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: PINHO, Bianca Lyrio Matheus Aguiar. A invenção de Ipanema: práticas sociais e discurso jornalístico na criação de um imaginário urbano. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16399
Data de defesa: 13-Abr-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Bianca Lyrio Matheus Aguiar Pinho - 2020 - Completa.pdf5,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.