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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16402
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Espaço e ritmo: estudo das práticas dos artistas de rua como formas de apropriação do espaço público |
Título(s) alternativo(s): | Espace et rythme: étude des pratiques des artistes de rue comme moyens d'appropriation de l'espace public |
Autor: | Moreaux, Michel Phillippe ![]() |
Primeiro orientador: | Novaes, André Reyes |
Primeiro membro da banca: | Andrade, Júlia Santos Cossermelli de |
Segundo membro da banca: | Martins, Flávia Elaine da Silva |
Terceiro membro da banca: | Pitrez, Maria Cláudia Martinelli de Mello |
Quarto membro da banca: | Dozena, Alessandro |
Resumo: | O objetivo principal dessa tese é identificar as práticas dos artistas e coletivos de rua como formas de apropriação do espaço público, através de elementos de ritmanálise. Num primeiro momento, é necessário discernir abordagens vinculadas ao estudo dos ritmos na Geografia, destacando as possibilidades que oferecem para tratar dessas experiências afetivas urbanas. O pontapé inicial para a elaboração do arcabouço teórico desse trabalho é o livro “Elementos de ritmanálise: introdução ao estudo dos ritmos”, de Lefebvre (1992), que permite abordar as interferências das práticas dos artistas e coletivos de rua nos ritmos do cotidiano da cidade do Rio de Janeiro. A ideia de “estórias-até-agora” e a conceituação do espaço relacional por Massey (2008) permite enfatizar os percursos dos artistas de rua para compreender suas performances e suas interações afetivas no espaço urbano. Os aportes de Stavrides (2014, 2016a) possibilitam compreender as habilidades e as modalidades de atuação dos artistas e coletivos de rua e explorar as relações de poder e as possibilidades coletivas de construção e expansão de “espaços comuns emergentes” na cidade em crise. Essa pesquisa é de natureza participativa e observadora, pois o pesquisador está envolvido no campo de pesquisa das artes de rua, no Rio de Janeiro e no Brasil, desde 2011. Além das observações e relatos do diário de campo, foram efetuadas entrevistas qualitativas com cada um dos sete artistas e coletivos de rua, cujos relatos serviram de material empírico para a construção da tese. Foram também realizados cinco mapeamentos de trajetórias de atuação e expostas duas filmagens com a técnica time-lapse, para retratar a dinâmica dos fluxos de lugares onde artistas de rua se apresentam. O caráter multi-escalar do conceito de ritmo guiou a escolha dos encaminhamentos metodológicos, que buscaram apreender as práticas dos artistas e coletivos de rua em três escalas distintas: corpo-artista, corpo-roda e corpo-cidade. A escala do corpo do artista de rua envolveu destacar a particularidade dos fazeres de cada um dos artistas e coletivos de rua no foco da pesquisa. A escala do corpo-roda significou se atentar à dimensão afetiva das interações entre os interventores e os passantes e moradores dos lugares de apresentação. A escala do corpo-cidade levou a analisar em qual medida essas práticas dos artistas de rua têm uma ancoragem no imaginário urbano e descrevem a construção de “espaços comuns emergentes” (Stavrides, 2014), que podem ocasionar trocas e redes afetivas suscetíveis de delinear uma expansão desses fazeres e saberes no espaço urbano. |
Abstract: | L’objectif principal de cette thèse est d’identifier les pratiques des artistes et collectifs de rue en tant que formes d’appropriation de l’espace public, à partir d’éléments de rythmanalyse. Dans un premier temps, il s’agit de discerner des approches liées à l’étude des rythmes en Géographie, soulignant les possibilités qu’elles offrent pour aborder ces expériences urbaines affectives. Le point de départ de l’élaboration théorique de la thése est le livre « Éléments de rythmanalyse: introduction à l´étude des rythmes », de Lefebvre (1992), qui permet de penser les interférences des pratiques des artistes et collectifs de rue dans les rythmes du quotidien de la ville de Rio de Janeiro. L’idée d’ «histoires-jusqu’à- maintenant» et la formulation de l’espace relationnel par Massey (2008) permet de mettre en relief les parcours des artises de rue et comprendre leurs performances et leurs interactions affectives dans l’espace urbain. Les apports de Stavrides (2014, 2016a) facilitent la compréhension des compétences et modalités d’action des artistes et collectifs de rue et l’exploration des relations de pouvoir et les possibilités collectives de construction et d’expansion « d’espaces communs émergents » dans la ville en crise. Cette recherche est de nature participative et observatrice, son auteur étant partie prenante sur le champ de recherche des arts de rua à Rio de Janeiro et au Brésil, depuis 2011. Au-delà des observations et des carnets de bord, des entretiens qualitatifs ont été effectués avec chacun des sept artistes et collectifs de rue, et ce contenu a servi de matériel empirique pour la construction de la thèse. Cinq cartographies de trajectoires d’action ont été réalisés, ainsi que deux films courts en time-lapse, pour pouvoir rendre compte de la dynamique des flux des lieux où ces artistes de rue représentaient. Le concept de rythme permet d’aborder de multiples échelles et cela a guidé le choix des principes méthodologiques, cherchant à aborder les pratiques des artistes et collectifs de rue à trois échelles distinctes: corps-artiste de rue, corps-place, corps-ville. L’échelle corporelle de l’artiste de rue amène à souligner la particularité du faire de chacun des artistes et collectifs de rue abordés dans cette étude. L’échelle corps-place signifie prêter une attention à la dimension affective des interactions entre les intervenants et les passants et habitants des lieux de représentation. L’échelle corps-ville a amené à analyser dans quelle mesure ces pratiques d’artistas de rue ont un ancrage dans l’imaginaire urbain et décrivent la construction d’«espaces communs émergents» (Stavrides, 2014), que peuvent occasionner des échanges et des réseaux susceptibles de décrire une expansion de ces savoirs-faire dans l’espace urbain. |
Palavras-chave: | Ritmo Artistas de rua Afetos Espaço comum Arte e geografia Espaços públicos Artes e sociedade Espace Rythme Artistes de rue Affects Espace commun |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | MOREAUX, Michel Philippe. Espaço e ritmo: estudo das práticas dos artistas de rua como formas de apropriação do espaço público. 2020. 418 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16402 |
Data de defesa: | 13-Mai-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Geografia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Michel Philippe Moreaux - 2021 - Completa.pdf | 7,88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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